384878_951591_52_marcelomachadodemelo_004735_18091

SERTÕES 2020 se reinventa e bate recorde de inscritos

Com a criação da categoria Light, grid aumenta em relação a 2019 e larga com 233 veículos e 403 competidores. Mais de 30% do grid são estreantes.

A 28ª edição do maior rally das Américas vai largar com um grid de respeito. São 63 Motos/Quadriciclos; 40 Carros, 55 UTVs; 20 Regularidade e 55 Light, a nova categoria de 2020 e 56 equipes. No total são 403 inscritos vindos de 21 Estados e o DF, representantes de 206 cidades brasileiras. A prova acontece de 30/10 a 07/11, com largada inédita do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu a 180km de SP, e chegada também inédita em Barreirinhas (MA), após quase 5 mil km de percurso, cruzando cinco estados e o DF.

Para manter a realização da prova, a organização criou um rígido protocolo de segurança para garantir um ambiente controlado e interação zero com o público local. As ‘Vilas Sertões’ serão em formato “bolha”, montadas em locais isolados, com acesso restrito apenas aos credenciados (que serão 100% testados com exame PCR).  Toda a caravana, estimada em 1.500 pessoas entre competidores, equipes, staff ficarão concentrados dentro da bolha, em acampamentos e motor homes. Haverá Internet, banheiros e alimentação a fim de evitar circulação fora da área isolada. É a primeira vez em 27 anos que o Sertões será realizado em novembro, tradicionalmente acontece em Agosto.

ALGUNS NÚMEROS SOBRE OS INSCRITOS NO SERTÕES 2020

Estados e Cidades Representados 

5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

21 Estados e o Distrito Federal, 205 cidades brasileiras

São Paulo – 140 Representantes de 37 cidades; Distrito Federal – 53 Representantes de 9 cidades e Minas Gerais – 40 Representantes de 16 cidades são os estados com maior representação.

Dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal, ficaram de fora apenas Acre, Rondônia, Paraíba, Amapá e Sergipe.

3 países: França, Guiana Francesa e Uruguai.

PILOTOS QUE DISPUTARAM MAIS EDIÇÕES DO SERTÕES

Jean Azevedo (Moto) – completa 25 edições este ano

Edu Piano (UTV) – completa 25 edições

José Helio (Carro), completa 25 edições

38 MULHERES

14 no Cross Country; 3 no Regularidade e 21 na Light

OS MAIS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES

Piloto mais jovem do grid do CC = Thiago de Saboia Torres (18 anos – DN 08/01/2002), UTV Estreante – Equipe Torres Racing

Piloto com maior idade do grid do CC = Pioto Zeca Sawaya – 19/08/1953 – UTV – Cotton Race, disputou mais de 20 Sertões.

PILOTOS VINDOS DE PISTA

Leandro Rad – Moto (vem do motovelocidade)

Luciano Anacleto -mais conhecido como Fantasma – Moto – (vem do motovelocidade)

Nelsinho Piquet – UTV – vem da Stock Car

Rubinho Barrichello – Carro – vem da Stock Car

Felipe Fraga – Carro – vem da Stock Car

CONVIDADOS VIPS

DJ Alok

Chef Olivier Anquier

Apresentador Alvaro Garnero

PROTOCOLO DE SEGURANÇA – SERTÕES 2020

 1-Atestado de Saúde – Caravana Sertões (Competidores, Equipes, Staff, Imprensa …) deverá apresentar teste PCR ou IGG de Covid entre 26 e 29/10 para obter a credencial.

 2- Identificação Obrigatória – Uso da credencial visível e permanente garante o isolamento da prova dentro da bolha. Uso de máscaras também é obrigatório em tempo integral.

3- Isolamento Social – Vila Sertões em formato “bolha lacrada” com acesso exclusivo para credenciados (sem público). Pernoite somente dentro da “bolha” (acampamento/motor homes). Haverá alimentação, banheiros e serviço de motoboy (caso seja necessário qualquer tipo de compra externa) a fim de evitar circulação fora da área isolada. Prólogo em área privada, sem público.  

4- Sem filas ou aglomerações – Apresentação de documentos e “assinatura dos termos” serão 100% online. Não haverá fila para entrega de documentos nos dias que antecedem a prova.

5- Menos gente – Tamanho das equipes limitado de acordo com número de competidores (vide tabela “coeficiente equipes”).

6- Controle diário – Temperatura dos competidores será medida diariamente. Em caso de registro acima de 37,5 graus será realizado teste Covid na carreta médica. Testes aleatórios por amostragem serão feitos pela equipe médica durante a prova.

 7- Briefings Virtuais – Os briefings diários serão remotos.

 8- Controle dos movimentos – Todos os veículos de apoio serão monitorados com rotas pré-determinadas. Abastecimento somente em postos de gasolina credenciados que seguirão os protocolos de segurança.

 9- Sem ajuda externa – Os competidores não terão direito à ajuda externa durante a prova. Qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punição.

 10- Impacto Zero – O Sertões tem estrutura médica completa independente nas “bolhas” além de mapeamento dos hospitais particulares no roteiro. Em caso de acidente não será ocupado leitos de hospitais públicos.

Sobre o Sertões

Um ano diferente pede um Sertões diferente. Em 2020, o maior rally das Américas se transforma no “Rally da Solidariedade”. A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: através da instalação de Unidades de Teleatendimento (UTAs), um projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil;  2. Legado econômico: a ação coordenada pelo SEBRAE e pelo UniãoBR fará a aquisição de cestas básicas de pequenos comerciantes locais e as distribuirá nas regiões percorridas pelo Sertões aos que estão sem trabalho e renda. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial. A caravana ficará isolada em bolhas, acampamentos fechados, ao longo do percurso.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Baixe o APP do Sertões – disponível nas versões Android e IOS.

Comunicação – Sertões

Meg Cotrim: + 55 11 99182 8180

Alexandre Salvador: + 55 11 99625 1054

Silvana Grezzana: +55  99972 6966

Rodrigo Gini: + 55 31 99616 4179

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados