Porto Nacional (TO), 13 de agosto de 2011 – Neste domingo, dia em que será comemorado o Dia dos Pais será especial para a Equipe Autoliner, que tem pela primeira vez pai e filho na disputa do segundo maior rali do mundo. Bicampeão do Rally dos Sertões (2005/2006), o experiente piloto Amable Martinez-Conde Barrasa vive pela primeira vez a experiência de ter seu filho, Rafael de Souza Martinez-Conde na competição. O pai comanda o caminhão Ford Cargo 1722e (caminhões pesados), e o filho é o responsável pela pilotagem do Ford F4000 (caminhões leves). Amanhã a 19ª edição do rali chega a sua metade, com a disputa da 5ª etapa, entre Porto Nacional e Lizarda, no Tocantins.
Rafael, 24 anos, cresceu vendo seu pai conquistar as principais competições do off-road nacional, e acabou se apaixonando pelo rali, sendo um caminho natural seguir os passos de Barrasa. Na temporada, o jovem piloto já venceu provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, onde lidera a classificação dos caminhões leves, e espera comemorar o Dia dos Pais com um bom resultado na 5ª etapa do rali.
4ª ETAPA
Neste sábado as equipes inscritas no certame disputaram a 4ª etapa do rali, partindo de Gurupi, com destino a Porto Nacional. Em uma especial mais curta em relação aos dias anteriores, foram percorridos cerca 206 quilômetros, sendo 142 km de trechos cronometrados. Rafael segue mostrando que tem o DNA campeão de seu pai no sangue, e ao lado de José Papacena, e Leandro Mota, conquistou a 2ª posição da categoria caminhões leves (para veículos com peso mínimo de 3.500 kg), com o tempo de 02h10m48s.
“Hoje tivemos uma prova rápida, e viemos poupando o equipamento, pensando na próxima etapa que será de maratona, e chegamos com o caminhão inteiro. Demos uma atolada, mas isso não comprometeu nosso resultado. No geral foi uma maravilha, não tivemos nenhuma surpresa e mantivemos a regularidade”, analisou Rafael.
O navegador Papacena elogiou a especial. “A navegação foi tranquila, uma prova rápida e muito gostosa de andar. Pegamos um trecho, que avisei ao estreante Rafael, que é apenas um pedacinho do Jalapão, serviu apenas para ele ter uma noção do que iremos enfrentar amanhã. Mas foi tudo tranqüilo, graças a Deus, amanhã o bicho vai pegar, e vamos ver como nos sairemos”, completou.
AMABLE BARRASA ENFRENTA DIFICULDADES
Competindo pela primeira vez a bordo do peso-pesado, Ford Cargo 1722e (categoria caminhões pesados peso mínimo de 4.800kg), Amable Barrasa, que tem como navegador Evandro Bautz, e co-piloto Raphael Bettoni, corre contra o tempo para começar pra valer a disputa, já que nas últimas etapas sofreu com um problema no motor do caminhão. “Nas últimas etapas sofremos com problemas mecânicos no motor, tivemos um pistão furado que acabou derretendo. Aconteceu duas vezes, fizemos a manutenção, mas o problema voltou a acontecer. Hoje nosso objetivo foi de largar, para não ser desclassificado, mas acabamos forfetando a etapa, e voltamos para Gurupi, onde levamos o caminhão para realizar uma retífica, e poder voltar de vez para a disputa a partir deste domingo”, contou Barrasa.
Após a especial mais curta deste sábado, amanhã a disputa promete exigir muito dos competidores, já que além do percurso de 485 quilômetros entre Porto Nacional e Lizarda, no Tocantins, será também o início da etapa maratona, ou seja, entre a 5º e a 6ª etapa, não será permitido que os mecânicos realizem ajustes nos veículos, sendo também a especial mais longa até aqui, com 340 quilômetros de trechos cronometrados, a ordem do dia para a Equipe Autoliner será de poupar o equipamento, pois a segunda-feira promete mais um dia muito cansativo, com uma especial de 217 quilômetros para a categoria caminhões.
O Rally dos Sertões 2011 é composto por um roteiro de 4.041 quilômetros, sendo 2.321 quilômetros de especiais – 57,4 do trajeto total. Teve sua primeira etapa largando na última quarta-feira (10) de Goiânia (GO) e, após passar por Tocantins, Maranhão e Piauí, chegará a Caucaia, no Ceará, no dia 19 de agosto, após 10 etapas disputadas.
Acompanhe a competição por meio das mídias oficiais do Rally dos Sertões em: Webventure (www.webventure.com.br), Blog da Equipe Autoliner (http://www.webventure.com.br/sertoes2010/blog/home/33) Rede Globo e Sportv, Rádio Interativa In (94,7 FM), Revista 4X4, www.sigcomunicacao.com.br e pelo portal www.sertoes.com, como também vídeos exclusivos pelo canal do Youtube www.youtube.com/ford.
Na home do site www.equipeautoliner.com.br em destaque estão links de acesso para deixar mensagens e acompanhar onde estarão os caminhões Ford F4000 4×4 do trio Rafael Martinez-Conde /José Papacena/Leandro Mota e do Ford Cargo 1722e do trio Amable Martinez-Conde Barrasa/Evandro Bautz/Raphael Bettoni Mohamed. Os veículos estão sendo rastreado pelo equipamento Pamajhon Sat, o acesso é pelo portal www.pamajhon.com.br, login: Amableme e senha: Amable.
A equipe paulista conta com o patrocínio de Autoliner, Cie Autometal, Ford, Eaton, BioAuto, BorgWarner, Durametal, Platodiesel, Tortuga Câmaras de Ar e apoio de Rastreadores Pamahjon, VJ Parafusos, Zaca Express Transportes, New Lac Ind. de Tintas e Vernizes, VJ Lub, Droga Maris e Farma100.
Resultado 4ª etapa – 13/08/2011 – Categoria Caminhões:
Leves – T4-1
1º405Edu piano / Solon Mendes / Davi Fonseca, 01h54m09s
2º406Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto, 02h10m48s
Pesados – T4-2:
1º403André Azevedo /Sidinei Broering /Ronaldo Pinto, 02h02m53s
2º401Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Chwaigert, 02h04m07s
3º402Amable Martinez-Conde Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed, NC
Acumulado – Caminhões – após Quarta Etapa:
Leves – T4-1:
1º405Edu piano / Solon Mendes / Davi Fonseca, 09:43:02
2º406Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto, 10:45:43
Pesados – T4-2:
1º401Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Chwaigert, 09:38:30
2º403André Azevedo /Sidinei Broering /Ronaldo Pinto, 09:56:34
3º402Amable Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed, 13:00:00
Roteiro Rally dos Sertões 2011
5ª etapa – 14/08
Porto Nacional (TO) a Lizarda (TO)
Deslocamento inicial: 144 km
Trecho especial: 340 km
Deslocamento final: 1 km
Total do dia: 485 km
6ª etapa – 15/08
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km (217 km para Caminhões)
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km
7ª etapa – 16/08
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 55 km
Total do dia: 318 km
8ª etapa – 17/08
Barra do Corda (MA) a Teresina (PI)
Deslocamento inicial: 8 km
Trecho especial: 160 km
Deslocamento final: 371 km
Total do dia: 539 km
9ª etapa – 18/08
Teresina (PI) a Sobral (CE)
Deslocamento inicial: 71 km
Trecho especial: 252 km ( 142 km para Caminhões)
Deslocamento final: 182 km
Total do dia: 506 km
10ª etapa – 19/08
Sobral (CE) a Caucaia (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km
Chegada a partir das 13h30 – Praia do Cumbuco
Premiação 19º Rally Sertões – 20/08
Fortaleza (CE) – Praia do Cumbuco
Hotel Vila Galé – a partir das 18h00
Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana Santos/ Luciana Gomes/Isabela Ferreira/Luciano Santos
(11) 5016-6113 / 9972-6966 / Id 98958*1
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br