Oralfit ultrapassa a marca dos 500 implantes

Há dois anos, Piracicaba e região contam com um dos mais seguros Centros de Implantodontia do país

São Paulo, 19 de outubro de 2007 – Os métodos utilizados pela Oralfit têm chamado a atenção no meio odontológico. Pesquisadores de uma conceituada universidade do país e uma fábrica de implantes manifestaram um grande interesse pelos dados obtidos pelo Dr. Ricardo Jacob nesses dois anos de atuação. Enquanto o índice de insucesso preconizado pela literatura científica durante os primeiros quatro meses após a instalação dos implantes varia entre 3% e 5%, seu índice foi considerado estatisticamente zero.

São cerca de 300 implantes instalados cirurgicamente pelo Dr. Ricardo Jacob durante o período desde a fundação da clínica em 2005 em seus pacientes particulares, dos quais apenas um implante não osseointegrou. “Nesse caso, especificamente, o implante foi realizado numa área de risco e a paciente foi avisada que isso poderia acontecer”, afirma Jacob.

Na Oralfit também funciona uma escola de atualização e aperfeiçoamento para cirurgiões dentistas que é coordenada pelo Dr. Jacob. Nesses dois anos, durante os cursos, os alunos realizaram cerca de 220 implantes, dos quais nove não osseointegraram nos primeiros quatro meses. Mesmo tendo um índice de sucesso menor que o dos pacientes particulares, os procedimentos realizados pelos alunos permeou os 5% prescritos pela literatura, mostrando que a implantodontia, quando realizada de maneira correta e bem planejada, é um procedimento seguro.

O fato de a Oralfit trabalhar, nesses dois anos, com apenas um sistema implantodôntico despertou o interesse direto do dono da empresa fornecedora dos implantes, o qual deseja transformar esses dados em pesquisa, uma vez que existe uma padronização. A maioria dos profissionais trabalha, geralmente, com dois ou três sistemas de implantes diferentes, o que tornaria a pesquisa inviável.

Ricardo Jacob afirma que desenvolveu uma técnica utilizada durante o trans-operatório nas cirurgias de implantes, a qual não divulga, mas assegura que o sucesso não depende dessa técnica exclusivamente, mas sim da união de três fatores: da técnica cirúrgica, biossegurança e um correto protocolo medicamentoso. “Procuro seguir uma metodologia cirúrgica dentro dos padrões hospitalares de biossegurança. Acredito que por utilizar implantes da mesma fábrica, de mesma origem, tudo leva a uma padronização, o que deixa uma pesquisa mais concreta. São implantes nacionais que estão entre as melhores tecnologias mundiais”, destacou.

Para a coleta de dados, após o aval de um comitê de ética, o Dr. Ricardo Jacob colocará à disposição dos pesquisadores e da empresa todas as fichas e anotações de seus pacientes particulares, onde cada um será chamado para uma avaliação e confirmação de sua estatística. Ao se confirmarem esses dados, talvez tenhamos em Piracicaba um fato inédito na implantodontia mundial. “Fiquei surpreso e ao mesmo tempo imensamente feliz. Fiz um comentário com amigos na mesa de um restaurante, mas não imaginava que tais dados despertariam tanto interesse.”

O trabalho de Ricardo Garcia Mureb Jacob e sua equipe de profissionais da Oralfit visam uma melhor qualidade de vida da população. “É um projeto de vida onde busco contribuir diretamente com o progresso da odontologia na minha cidade”, enfatiza o cirurgião. O objetivo sempre é de assegurar e garantir o total atendimento e satisfação de seus pacientes.

A clínica fica na Rua Floriano Carraro, 167, no bairro Nova Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.oralfit.com.br ou pelo telefone (19) 3423-1627.

Silvana Grezzana
(19) 8148-7559

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados