Gaúchos levam a primeira etapa do Paulista Off-Road, na Master

Marcos e Marcelo Bortoluz completam o percurso navegado, somando 118 pontos para o ranking do torneio. Próximo desafio será em Franca, de 19 a 21 de abril

Taubaté, 23 de fevereiro de 2008 – Os irmãos gaúchos Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul, com o carro 5, venceram hoje a primeira etapa do Campeonato Paulista Off-Road 2008, na Categoria Master. Piloto e navegador concluíram com poucas faltas o trajeto de aproximadamente 80 quilômetros navegados, do total de 160, somando apenas 118 pontos para o ranking da competição. A dupla André Fornari/Orestes Bacchetti Junior, de Jundiaí, ficou em segundo com 172 pontos e os paulistanos Alfredo e Camilo Turcatto, com 184 pontos, em terceiro.

Na Graduados, o pódio foi composto pela duplas Welson Rocha/Roberto Pozzani, de Campinas, em primeiro, com 171 pontos; Fábio e Andréa Vernizi, de São Paulo, em segundo (188) e Rodrigo e Renato Meinberg, de Santana do Parnaíba, em terceiro (203).

“Foi uma prova boa, com médias de velocidade justas e que exigia habilidade tanto por parte dos pilotos quanto para os navegadores. A idéia é continuarmos na disputa durante o campeonato”, revela o navegador vencedor, Marcelo Bortoluz. Seu companheiro concorda. “Os postos de controle foram bem marcados e aproveitados, o trajeto teve muitos pontos escorregadios e percurso puxado”, afirma Marcos.

Para os campeões da Graduados, a prova pedia mais do que perícia por parte dos participantes. “Era preciso ter atenção o tempo inteiro, pois a pista estava lisa e extremamente técnica. A prova foi maravilhosa”, atesta o piloto Welson Rocha.

Embora o tempo tenha ficado firme durante todo o período da competição, com temperatura na casa dos 30º.C, a chuva que caiu na região de Taubaté deixou parte das pistas lisas e criou dificuldades para a maioria dos pilotos logo no início da prova. Trechos com erosão, brejos e toras de árvores foram outros obstáculos encontrados pelas equipes no caminho. Seis duplas, somando todas as categorias, não conseguiram completar o percurso navegável, que passou por fazendas de reflorestamento e propriedades particulares de Taubaté e São Luis do Paraitinga.

Os deslocamentos iniciais e finais – em média de 38 quilômetros – foram feitos em estradas vicinais pavimentadas e na rodovia Oswaldo Cruz. Conforme o regulamento, equipes das categorias Master e Graduados puderam qualquer tipo de instrumento de navegação, inclusive integrado. Já para os carros de Turismo, apenas o odômetro eletrônico acoplado ao veículo, calculadoras programáveis e GPS foram permitidos.

Participação – Os vencedores gaúchos na Master não eram os únicos competidores de fora de São Paulo. Equipes de seis estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás) participaram da prova. Dos inscritos, 49 carros largaram da frente do Taubaté Shopping. O destaque nesta primeira etapa do Campeonato Paulista ficou por conta da categoria Master, que aumentou o número de competidores para 15 duplas – nas últimas provas de 2007 eram apenas três.

“Foi uma prova mais leve do que o padrão do campeonato, em primeiro lugar por causa das chuvas e, em segundo, por causa do alto número de participantes que correram pela primeira vez. Mas os competidores podem esperar uma próxima prova com maior grau de dificuldade, pois serão três dias de competição”, afirma Clayton Prado, diretor do evento. O próximo desafio dos pilotos será em Franca, entre 19 e 21 de abril, junto com o Brasileiro da modalidade.

A competição é supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). O calendário deste ano prevê ainda outras seis etapas (Franca – válida pelo Brasileiro –, Salto, Sorocaba, Guarulhos, Guararema, São Luís do Paraitinga).

O Campeonato Paulista Off-Road tem apoio da Petroboll, Revista 4×4 & Cia, Webventure, Totem e Prefeitura Municipal de Taubaté.

Resultados da primeira etapa:

Categoria Máster
1º Marcos Fernando Bortoluz / Marcelo Nestor Bortoluz, 118 pontos
2º Andre Fornari / Orestes Bacchetti Junior, 172
3º Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto, 184
4º Marcos Levy / Luiz Durval B Paiva, 210

Categoria Graduados
1º Welson Rocha Vieira / Roberto Pozzani, 171 pontos
2º Fabio Vernizi / Andrea Venizi, 188
3º Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto, 203
4º Roberto Alcarpe / Eliana Soares, 210

Categoria Turismo
1º Amelia Mineiro / Adriano Furtado, 609 pontos
2º Silnei Franceschi / Agda Arsuffi, 666
3º Carlos Andre Branco Guimaraes / Celso Gonçalves Jr, 687
4º Wilson Rodrigues Jr / Eduardo Pereira Costa, 699

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana – (11) 5016-6113/9972-6966
Josi Castro (MTB 26155) – (13) 8155-5759
sig@sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados