Aumentam as expectativas para o Rally Rota Brasil

O evento, que começa nesta sexta-feira em Franca (SP), por volta de 50 participantes. Largada acontece na manhã de Sábado, na Morada do Verde

Franca, SP, 18 de abril de 2008 – A capital do calçado no Brasil será também, neste feriado prolongado de Tiradentes, o ponto de encontro dos trilheiros e picapeiros de vários pontos de São Paulo e Estados vizinhos. Terá disputa, em Franca, o Rally Rota Brasil, que é válido como segunda, terceira e quarta etapas da temporada 2008 do Campeonato Paulista de Rally Off Road – mais conhecido como Paulista Off Road – e como primeira etapa do Brasileiro de Regularidade. Cerca de 50 competidores de vários estados brasileiros confirmaram participação e alguns deles guardam grande expectativa para a largada, que acontece neste sábado de manhã, na Morada do Verde. As equipes disputam por pontos nas categorias Máster, Graduados e Turismo.

“Estamos ansiosos, pois com certeza será uma grande festa e prova bem competitiva. O Paulista sempre teve a fama se ser uma competição de especiais bem elaboradas”, aposta Welson Vieira, piloto da categoria Graduados, com 10 anos de pistas off-road, que terá nas trilhas a companhia do navegador Roberto Pozzoni.

Outro competidor da Graduados, Duda Machado de Paula, compartilha da mesma opinião. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, já que tudo indica que teremos lama. Para o piloto, isso é ótimo, porque dá mais adrenalina, mas complica para o navegador, que tem de ter atenção redobrada”, comenta, apontando a previsão de pancada de chuvas para o período da competição.

Brasília também se faz presente na festa do interior. A equipe Buriti, também da Graduados, já aquece as turbinas e pretende fazer bonito na primeira etapa do Brasileiro. “Desde 2004 eu e meu filho participamos de ralis, onde este ano já fomos campeões do Cerapió e em 2007 campeões na categoria graduados do rali em Distrito Federal”, declarou o piloto Nadimir Kayser, que corre com a navegação do filho. E, completou. “Espero que a etapa permaneça com alto grau de competitividade, pois só tem fera”.

Outra equipe que está contando as horas para a largada é a mineira SP Sports, formada por Cristiano Pezinho e Renato Martins, vice-campeã na categoria Super Máster em 2007, no Paulista Off-Road. A dupla espera obter um bom resultado em Franca. “Tivemos algumas provas, como Mitsubishi Cup, Carioca Off Road e Copa Mineira, que serviram como aquecimento para o brasileiro de Franca”, declarou Pezinho.

O percurso

O trajeto dos deslocamentos e especiais deve passar por Franca, Patrocínio Paulista, Delfinópolis, Restinga, entre outras localidades da região. Para o primeiro dia de provas, o trecho cronometrado terá 210 quilômetros, atravessando canaviais e fazendas de reflorestamento, com piso duro, seco e alguns pontos de lama. Prova técnica com bastantes balaios e médias justas, principalmente para os Másteres.

No segundo dia, todo o percurso de 120 quilômetros será em canavial, com piso duro e lama. Da mesma forma que os 110 quilômetros do terceiro dia de provas, porém com balaios e algumas pegadinhas no meio do caminho. Ao contrário do que a princípio estava previsto, a competição não passará pela Serra da Canastra. Os deslocamentos serão realizados na sua maior parte em trecho asfáltico.

O Rally Rota Brasil está sendo encarado por alguns competidores como preparação para o 16º Rally Internacional dos Sertões, já que esta será a última oportunidade de verificar o comportamento do carro em competição, antes da largada que acontece em junho em Goiânia. Parte dos trechos do percurso cronometrado, segundo alguns pilotos, tem características bem parecidas ao do Jalapão (sertão goiano), e é batizada por eles como “Jalapinha”.

Sobre o Rally de Regularidade

Regularidade é a modalidade na qual os competidores correm controlando a velocidade e o relógio. Vence a equipe que tomar menos pontos de penalidades, ou seja, chegar o mais próximo possível do tempo e velocidades pré-estabelecidos pela direção de prova, nos postos de controles (PCs), espalhados pelo trajeto.

Por ser uma prova que exige muita perícia, o Rally de Regularidade requer capacidade de cálculo, raciocínio e atenção no carro e nos equipamentos que serão levados durante o percurso, como checar o óleo, o GPS, o cronômetro digital, odômetro, combustível, prancheta, caneta, papel, calculadora, rádio, ferramentas, entre outros. O bom entrosamento entre piloto e navegador também é quesito fundamental para manter a concentração e conquistar bons resultados.

O Rally Rota Brasil, que faz parte do calendário do Paulista Off-Road e Brasieliro de Regularidade, é supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e tem apoio da Petroboll, Rally Radiocom, Concessionária Kazan Mitsubishi, Alvescar Pneus, Portal Web-Pickup, Jeep Clube Franca, FEAC, Revista 4×4 & Cia, Webventure, Totem e Prefeitura Municipal de Franca.

Cronograma do Rally Rota Brasil:

18/04/08 – Sexta feira
19h00 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova.
21h30 – Briefing obrigatório e entrega de planilhas.
Obs.: Será oferecido um coquetel para os competidores a partir das 20h00.
Local: Shelton Inn Hotel (Rua Alfredo Tosi, 1088-B – Núcleo Agrícola Alfa – Franca)

19/04/08 – Sábado
08h01 – Largada Técnica
14h00 – Início da chegada
Local: Kazan Motors – Concessionária Mitsubishi (Centro Comercial Morada do Verde, 2.420 – Franca)
19h30 – Divulgação dos resultados
20h00 – Briefing obrigatório e entrega de planilhas
Local: Shelton Inn Hotel (Rua Alfredo Tosi, 1088-B – Núcleo Agrícola Alfa – Franca)

20/04/08 – Domingo
07h01 – Largada Técnica
16h00 – Inicio da chegada
Local: Kazan Motors – Concessionária Mitsubishi (Centro Comercial Morada do Verde, 2.420 – Franca)
19h30 – Divulgação dos resultados
20h00 – Briefing obrigatório e entrega de planilhas
Local: Shelton Inn Hotel (Rua Alfredo Tosi, 1088-B – Núcleo Agrícola Alfa – Franca)

21/04/08 – Segunda-feira
08h01 – Largada Técnica
Local: Kazan Motors – Concessionária Mitsubishi (Centro Comercial Morada do Verde, 2.420 – Franca)
14h00 – Inicio da chegada e almoço de confraternização.
16h30 – Divulgação dos resultados.
17h00 – Entrega da premiação
Local: Shelton Inn Hotel (Rua Alfredo Tosi, 1088-B – Núcleo Agrícola Alfa – Franca)

Classificação do Paulista Off Road após 1ª etapa:

Categoria Máster
1º Marcos Fernando Bortoluz / Marcelo Nestor Bortoluz, 118 pontos
2º André Fornari / Orestes Bacchetti Junior, 172
3º Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto, 184
4º Marcos Levy / Luiz Durval B Paiva, 210

Categoria Graduados
1º Welson Rocha Vieira / Roberto Pozzani, 171 pontos
2º Fabio Vernizi / Andréa Venizi, 188
3º Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto, 203
4º Roberto Alcarpe / Eliana Soares, 210

Categoria Turismo
1º Amélia Mineiro / Adriano Furtado, 609 pontos
2º Silnei Franceschi / Agda Arsuffi, 666
3º Carlos André Branco Guimarães / Celso Gonçalves Jr., 687
4º Wilson Rodrigues Jr. / Eduardo Pereira Costa, 699

Informações a Imprensa:
Sig Comunicação – sig@sigcomunicacao.com.br
Texto: Silvana Grezzana / Mariana Sales / Josi Castro
Contato (11) 5016-6113 / 9972-6966/ 8200-7384

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados