Renato Rattes está em Brasília e participa dos treinos para a 2ª Etapa da Copa Vicar

Estreando na categoria que dá acesso a Copa Nextel Stock Car, Renato Rattes chega mais confiante para correr o circuito Nelson Piquet neste domingo (04/05).

A temporada de estréia do paulista Renato Rattes na Copa Vicar reserva muitas novidades e grandes desafios. Após um acidente que o tirou da disputa na corrida de abertura, Rattes se prepara para enfrentar o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF) neste domingo (04/05).

Esquecer o que aconteceu na etapa de Interlagos, trabalhar bem para fazer uma boa performance e pontuar no circuito Nelson Piquet, são metas do piloto Renato Rattes da equipe Hot Car, que está em Brasília e deu início as atividades para a 2ª etapa da Copa Vicar. “Estou bem confiante no meu trabalho e da equipe, estamos fazendo todos os ajustes necessários para o acerto do carro”, afirma o piloto Rattes.

Com a nova mudança no regulamento, a Copa Vicar que este ano substitui a Stock Car Light, promete proporcionar um belo espetáculo aos aficionados por automobilismo ao longo das oito etapas restantes do calendário. Mais disputada a divisão de acesso da Stock Car, além de se tornar multimarcas (Chevrolet Astra Sedan, Mitsubishi Lancer e Peugeot 307) ainda está reforçada por pilotos de renome nacional e pontuar bem e se classificar é o principal objetivo dos 40 pilotos que disputam duas vagas na principal categoria da Stock Car – Copa Nextel para a temporada de 2009. Vale lembrar que os dois piores resultados serão descartados no final da temporada.

A Copa Vicar em 2008 totaliza R$ 1.782.582,00 em prêmios divididos da seguinte forma: R$ 9 mil para o melhor colocado de cada etapa; R$ 6 mil para o segundo colocado de cada etapa; R$ 3,5 mil para o terceiro colocado de cada etapa.

Renato Rattes conta com o patrocínio de Valvoline, 3M, Viemar, Vox Filters, Spaal Juntas, Garma, SYL pastilhas de freio, Termicom, Radiex, AJE, Fortec, Natrielli, Molas Fabrini, Donna Produtos Personalizados e portal Web Pick-up.

Conheça mais sobre as máquinas da Stock Car – Copa Vicar:

Motor
A sigla V8 designa os cilindros (oito) e a forma como eles estão dispostos (V) no motor. Tem potência de 350 cavalos a 5.700 rpm. O cabeçote é de alumínio.

Pneus
Pneu radial (slik) da marca Goodyear com 25.5, 10.5 e 18 polegadas. Desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.

Suspensão
Independente nas quatro rodas. Barras estabilizadoras reguláveis. Amortecedores e molas podem ser de qualquer fabricante e modelo.

Rodas
De liga leve, fabricadas no Brasil pela marca Binno. Medidas de 10,5 x 18 polegadas.

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico por meio de bomba elétrica.

Freios
A disco, da Fremax, com sistema independente para cada uma das quatro rodas. As pastilhas são da Ecopads.

Câmbio
São permitidos um tipo: nacional manual de cinco marchas, mais a ré. Sistema “H”, de mesmo fabricante para todos.

Tanque de combustível
Constituído por uma caixa de alumínio revestida de uma camada de borracha. Capacidade de 85 litros. O combustível utilizado é a gasolina Pódium da Petrobras.

Peso mínimo

Cerca de 1.250 kg, incluindo o piloto com o macacão, luvas, sapatilhas, capacete e os fluídos.

Diferencial
Diferencial adaptado, a peça foi desenvolvida para carros de corrida, sendo mais resistente às quebras.

Chassi
Tubular, feito em cromo-molibdênio, chapas de aço e fibra de carbono e revestimento antichama.

Resultado do 1° Treino Livre – Copa Vicar (sexta-feira,02/05):

1º) Beto Giorgi (ML, SP), 1:02.502, média de 168.12 Km/h
2º) Renato Russo (P3, SP), 1:02.548
3º) Paulo Salustiano (P3, SP), 1:02.606
4º) Gustavo Sondermann (P3, SP), 1:02.616
5º) Diego Freitas (ML, BA), 1:02.688
6º) Fábio Carreira (ML, SP), 1:02.743
7º) Felipe Lapenna (P3, SP), 1:02.806
8º) Daniel Landi (P3, SP), 1:02.863
9º) Rafael Daniel (P3, SP), 1:02.918
10º) Luiz Carreira Jr (CA, SP), 1:03.015
11º) Alexandre Cunha (P3, RJ), 1:03.042
12º) Cláudio Capparelli (P3, RJ), 1:03.067
13º) Alan Hellmeister (CA, SP), 1:03.096
14º) Rubens Fontes (ML, GO), 1:03.109
15º) Eduardo Leite (CA, SP), 1:03.180
16º) Juliano Silveira (ML, SP), 1:03.336
17º) Tiago Gonçalves (ML, SP), 1:03.341
18º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1:03.364
19º) Serafin Junior (ML, RJ), 1:03.468
20º) Galid Osman (CA, SP), 1:03.471
21º) Hybernon Cysne (ML, CE), 1:03.555
22º) Murilo Macedo (P3, SP), 1:03.587
23º) André Nicastro (CA, SP), 1:03.631
24º) Eduardo Garcia (ML, DF), 1:03.638
25º) Lucas Molo (P3, RJ), 1:03.719
26º) Diogo Pachenki (ML, PR), 1:03.723
27º) Afonso Bastos (P3, SC), 1:03.784
28º) Cassio H de Mello (P3, SP), 1:03.888
29º) Cristiano Federico (P3, SP), 1:03.910
30º) Cadú Pasetti (CA, SP), 1:03.920
31º) Eduardo Berlanda (P3, SP), 1:04.003
32º) Jason Oliveira (P3, SP), 1:04.098
33º) Rodrigo Navarro (CA, SP), 1:04.444
34º) Renato Rattes (CA, SP), 1:04.471
35º) Flávio Sampaio (ML, SP), 1:04.591
36º) Anderson Faria (CA, SP), 1:04.635
37º) Filipe Nogueira (ML, SP), 1:04.744
38º) Cláudio Pianowski (CA, SC), 1:06.386
39º) Ronaldo Freitas (ML, CE), 1:06.559
40º) René Bauer (CA, SP), 1:06.750

Resultado do 2° Treino Livre – Copa Vicar:

1º) Daniel Landi (P3, SP), 1:02.214, média de 168.90 Km/h
2º) Paulo Salustiano (P3, SP), 1:02.216
3º) Fabio Carreira (ML, SP), 1:02.310
4º) Renato Russo (P3, SP), 1:02.332
5º) Rafael Daniel (P3, SP), 1:02.406
6º) Diogo Pachenki (ML, PR), 1:02.421
7º) Felipe Lapenna (P3, SP), 1:02.545
8º) Rubens Fontes (ML, GO), 1:02.622
9º) Beto Giorgi (ML, SP), 1:02.728
10º) Serafin Junior (ML, RJ), 1:02.796
11º) Gustavo Sondermann (P3, SP), 1:02.823
12º) Eduardo Leite (CA, SP), 1:02.897
13º) Afonso Bastos (P3, SC), 1:02.984
14º) Cassio H de Mello (P3, SP), 1:03.081
15º) Alexandre Cunha (P3, RJ), 1:03.118
16º) Eduardo Berlanda (P3, SP), 1:03.177
17º) Alan Hellmeister (CA, SP), 1:03.218
18º) Luiz Carreira Jr (CA, SP), 1:03.236
19º) Juliano Silveira (ML, SP), 1:03.263
20º) Diego Freitas (ML, BA), 1:03.333
21º) André Nicastro (CA, SP), 1:03.411
22º) Thiago Gonçalves (ML, SP), 1:03.425
23º) Murilo Macedo (P3, SP), 1:03.434
24º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1:03.488
25º) Rene Bauer (CA, SP), 1:03.570
26º) Galid Osman (CA, SP), 1:03.642
27º) Eduardo Garcia (ML, DF), 1:03.647
28º) Lucas Molo (P3, RJ), 1:03.749
29º) Hybernon Cysne (ML, CE), 1:03.782
30º) Cristiano Federico (P3, SP), 1:04.027
31º) Rodrigo Navarro (CA, SP), 1:04.095
32º) Filipe Nogueira (ML, SP), 1:04.471
33º) Renato Rattes (CA, SP), 1:04.574
34º) Cadú Pasetti (CA, SP), 1:05.043
35º) Anderson Faria (CA, SP), 1:05.048
36º) Flavio Sampaio (ML, SP), 1:05.169
37º) Ronaldo Freitas (ML, CE), 1:06.134
38º) Claudio Capparelli (P3, RJ), 1:20.392

Melhor Volta: Daniel Landi, 1:02.214

Segue programação da Copa Vicar – Etapa de Brasília

Sexta-feira – 02/05/08
09h15 – 10h00 1º Treino Livre Copa Vicar Stock Car (2º Grupo)
10h05 – 10h50 1º Treino Livre Copa Vicar Stock Car (1º Grupo)
14h20 – 15h20 2º Treino Livre (max. 22 voltas) Copa Vicar Stock Car

Sábado – 03/05/08
10h00 – 11h00 Treino Classificatório (Max. 16 voltas) Copa Vicar Stock Car

Domingo – 04/05/08
12h45 – Largada Copa Vicar
13h25 – Chegada Copa Vicar
13h28 – Pódio Copa Vicar.

NOVO CALENDÁRIO – COPA VICAR 2008:

1ª Etapa 13/04 – São Paulo – SP
2ª Etapa 04/05 – Brasília – DF
3ª Etapa 18/05 – Curitiba – PR
4ª Etapa 21/06 – Santa Cruz do Sul – RS
5ª Etapa 02/08 – São Paulo – SP
6ª Etapa 31/08 – Rio de Janeiro – RJ
7ª Etapa 21/09 – Curitiba – PR
8ª Etapa 09/11 – Brasília – DF
9ª Etapa 07/12 – São Paulo – SP

Assessoria de Imprensa:
SiG Comunicação
Texto Silvana Grezzana / Mariana Sales
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados