Paulista Off-road terá grid repleto de campeões

A abertura da temporada em Pindamonhangaba no próximo final de semana promete ser de disputas acirradas

São Paulo, 18 de março de 2009 – A primeira das seis etapas programadas da temporada 2009 do Campeonato Paulista Off-road, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 na cidade de Pindamonhangaba, tem confirmada presença de grande nomes que marcaram história em diversas competições. Entre eles campeões e vice-campeões do Paulista Off-road (categorias Super Máster, Graduados e Turismo), como também os vencedores da Copa Troller e Mitsubishi Motorsport.

Confirmaram presença, os campeões da Graduados, Ernesto Kabashima e Fabianne Chuster, e casal vice-campeão Silvio e Sandra Sofia Grotkowski. Na categoria Turismo, Marcos Vinícius Kffuri e Rodrigo Rocha Czech. Na Super Máster, Marcelo Carquejo e Roberlena Moraes, que venceram o Brasileiro de Rally Cross Country (T2) em 2008 e no último final de semana o III Rally de Barretos, 1ª. etapa do Brasileiro Cross Country, na categoria Production-T2. Contará também com os campeões da Copa Troller, Roque Veviurka / Alberto Minski Jr e os vice-campeões, Marcos e Marcelo Bortoluz.

Este é o sexto ano do Paulista de Off-Road, competição supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). Apesar do caráter estadual do torneio, equipes de outros estados, despertaram o interesse na disputa e se deslocam de suas bases. É o caso da dupla gaúcha, Marcos e Marcelo Bortoluz de Caxias do Sul, equipe MB2 Rally Team, campeã em 2008 do Mitsubishi Motorsport Sudeste e do Rally 500 Milhas, além do vice-campeonato da Copa Troller.

Juntos em provas de regularidade desde 2003, piloto e navegador decidiram competir os torneios do Sudeste no ano passado e neste ano (Mitsubishi Motorsport, Copa Troller, Rally 500 Milhas, TransCatarina e Campeonato Paulista Off Road). “Em 2008 o ano foi muito satisfatório em termos de conquistas para a equipe, traçamos um objetivo no início da temporada e podemos dizer que 90% da meta alcançada. Esperamos que 2009 os resultados sejam parecidos, recheado de vitórias e títulos”, afirma o navegador Marcelo.

Os campeões da Copa Troller 2008, Roque Veviurka / Alberto Minski Jr, na Graduados querem começar bem a temporada com a Prova do Paulista. “Estamos um pouco “enferrujados” e a prova é um excelente treino. O objetivo em 2008 foi alcançado, nosso segundo ano da ‘Troller’ e o maior desejo era o título. Ficamos muito felizes e vamos trabalhar pra obtermos uma boa colocação agora em 2009. Vamos fazer entre 16 a 18 provas, a Troller com certeza, o mesmo estamos estudando e também queremos viabilizar no Paulista Off Road”, disse o piloto Roque Veviurka.

A expectativa da dupla Marcelo Carqueijo/Roberlena Moraes, para mais um ano de competições, é grande. ”Estamos parado, sem treinar desde a última prova que foi em outubro e a nossa primeira prova este ano foi fim de semana passado no cross country, que a navegação e pilotagem é bem diferente, que pode até nos atrapalhar um pouco no início da prova. Quero muito andar bem esse ano e tentar fazer todas as etapas, a prova é muito boa”, contou Roberlena.

A conquista de um título foi de grande importância para Marcelo e Roberlena, pretendem fazer o Paulista Off Road (regularidade), Copa troller, brasileiro de regularidade, Brasileiro e Paulista Cross Country, Copa Rally SP e Rally dos Sertões. “Vencer um campeonato é muita alegria, prazer, satisfação, pois a prova do paulista, não é uma prova fácil, muito menos na categoria Super Master, uma prova que exige muito da dupla e do carro. Aonde você tem que estar afinado, concentrado e com o carro em ordem. Prova rápida e com muito balaio. Então nos dá prazer vencer. Pretendemos defender o título do Brasileiro de Cross Country e já começamos bem o ano, liderando e melhorar nos outros campeonatos. Agora é acelerar, de olho na tulipa e poeira neles”, finalizou a navegadora.

Os trabalhos têm início já na sexta feira, 20, à noite, com o Briefing obrigatório e as vistorias técnicas, que se estendem no sábado pouco antes da largada. Os carros partem para o circuito às 10 horas da manhã. A prova terá 122 quilômetros de percurso e deve passar por estradas vicinais e propriedades particulares de Pindamonhangaba, sendo 79 quilômetros navegados, e 43 quilômetros em deslocamento. A estimativa é de que a prova tenha um total de 4 horas de duração, preparado em parte dentro da Fazenda Baronesa, deverá apresentar piso bastante liso, por conta da chuva característica desta época.

As provas navegadas ocorrem totalmente em piso de terra batida; já os deslocamentos ocorrem, parcialmente, em piso de asfalto. Às equipes das categorias Super Máster e Graduados foi liberado o uso de qualquer tipo de instrumento de navegação, inclusive integrado. Já para os carros de turismo, apenas o odômetro eletrônico acoplado ao veículo, calculadoras programáveis e GPS estão permitidos. A nova categoria, a Turismo Light, destinada àqueles com pouca experiência, ou que querem apenas se divertir. É uma categoria que não pontua, e qualquer pessoa pode participar, será um passeio cronometrado, não precisa se filiar a CBA e inscrições são pela metade do preço.

Para deixar a apuração dos resultados mais precisa, este ano o Paulista irá adotar o sistema de apuração via satélite, Rastro da Totem, o que segundo Prado vai deixar a prova mais competitiva. “Vai ganhar quem realmente andar no tempo, pois estaremos medindo a regularidade dos competidores com uma grande quantidade de PCs”, declarou o organizador Clayton Prado.

O calendário prevê a realização de seis etapas no total. Depois de Pindamonhangaba (21/03), a competição segue para São Carlos, nos dias 18 e 19 de abril, em rodada dupla, em maio chega a Salto, no dia 30 para mais uma etapa, e após pausa de dois meses volta em 08 de agosto, na cidade de São Luiz do Paraitinga, e por fim, a última etapa acontece em 07 de novembro, em cidade ainda à definir.

As inscrições podem ser feitas através do site www.paulistaoffroad.com, por telefone no número (12) 9209-3637, ou por e-mail paulistaoffroad@paulistaoffroad.com.

O Campeonato Paulista Off Road tem o Apoio da AutoPinda Chevrolet, Revista 4×4 & Cia, Webventure, Web pick-up, Rally RadioCom, Totem, e Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.

Programação:

20/03/09 – Sexta feira
19h00 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova.
21h30 – Briefing obrigatório (sem confirmação de presença).

Local:
Concessionária Autopinda Chevrolet
Av.: Nossa Senhora do Bom Sucesso, 4.801 – Pindamonhangaba – SP

21/03/09 – Sábado
07h30 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova.
09h01 – Largada Técnica

Local
Concessionária Autopinda Chevrolet
Av.: Nossa Senhora do Bom Sucesso, 4.801 – Pindamonhangaba – SP

13h30 – Inicio da chegada e almoço
17h30 – Divulgação dos resultados
18h00 – Premiação e encerramento

Obs.: O almoço não está incluso na inscrição.

Local
Colonial Plaza Hotel Pinda
Av. Nossa Sra. do Bom Sucesso, 4.201 – Pindamonhangaba – SP
Obs.: O almoço e festa de premiação serão na área da piscina do Hotel.

Informações a Imprensa:
Sig Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados