Rally dos Sertões: Mais experientes Carqueijo e Roberlena buscam o título na Production

Com participações anteriores separados, juntos será o segundo ano da dupla na competição

São Paulo, 17 de junho de 2009 – Após a segunda colocação na categoria Production Light, em 2008, Marcelo Carqueijo (piloto) e Roberlena Moraes (navegadora) esperam usar a experiência adquirida para superar a marca, na 17ª edição do Rally dos Sertões. A prova terá início no dia 23, com a realização do Super Prime, em Goiânia. No dia seguinte, as equipes partem para a primeira, de um total de dez etapas, que irão atravessar sete estados brasileiros, para chegar em Natal, no dia 03 de julho, após percorrer um total de 5.056 quilômetros, sendo 51% de especial, e o restante em deslocamentos.

Para Roberlena, esta será a oportunidade de colocar em prática toda a experiência. “Ano passado ficamos com um gostinho meio ruim na boca, conseguimos chegar no final com uma boa colocação, 2º na Light. Mas sabíamos tínhamos potencial para chegar melhor. Nossa expectativa para esse ano é a mesma garra e vontade que tivemos em 2008, com mais experiência e razão do que coração”, enfatizou.

Apesar de considerar o alto nível dos adversários, a dupla está otimista por uma boa colocação na categoria Production T2. “Estamos indo brigar por uma boa posição. Sabemos lidar com todas as emoções que o rali nos faz passar, e com isso tentar o lugar mais alto do pódio. Sabemos que tem muita gente boa, com mais quilometragem de Sertões, mas vamos dar trabalho. Acredito em toda nossa equipe, e isso é muito importante”, afirmou a navegadora.

A preparação do carro começou ainda em 2008, durante os Sertões. Nesta temporada, a equipe somou participações nas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em etapas do Campeonato Paulista Off-road e Copa Troller. “Fizemos alguns ajustes e algumas mudanças positivas, que nos deram mais segurança e confiança”, disse Roberlena, que afirmou que a única alteração foi na suspensão traseira, que hoje se encontra mais confiável.

O sucesso no rali pode depender muito dos pneus do veículo. Por isso, a equipe Fusão Brasil, este foi um item que recebeu atenção especial. “Estamos testando pneus, a velocidade que cada modelo da Goodyear chega, o giro, torque. Além disso, também testamos a suspensão traseira, os saltos e curvas”, lembrou.

Se juntos, está é a segunda vez da dupla no rali, separados tiveram outras participações. “Esta é a terceira do Marcelo, ele fez sua estreia em 1999, com outro navegador, e no ano passado comigo. É a minha 4ª participação, sendo que em 2003 fui campeã na categoria imprensa, juntamente com a repórter Mariana Becker, do Esporte Espetacular”, afirmou Roberlena que corre ao lado de Carqueijo desde 1996.

Para aguentar a maratona de provas dos Sertões, piloto e navegador não chegam a lugar nenhum sozinhos. Para isso, é necessária uma estrutura com equipe de apoio. Nesta edição, a Fusão Brasil Rally Team irá contar com um motorhome, uma L200 de apoio, que será conduzida pelo experiente navegador e organizador do Campeonato Paulista Off-road, Clayton Prado. Na direção do motorhome estará Denílson, navegador de regularidade. A equipe contará ainda com três mecânicos. “Todos são de total confiança, que acreditam na gente. E nós confiamos demais, sem eles não chegaríamos ao fim nos Sertões do ano passado”, relembrou Roberlena.

Segundo informações divulgadas pela organização do rali, os navegadores serão muito exigidos durante as etapas. Para Roberlena, a participação em campeonatos de regularidade serviu para deixar sua técnica ainda mais apurada. “Além do Paulista, na categoria Super Máster, participamos também da Copa Troller, na categoria Graduados. Os organizadores são os melhores de regularidade, Clayton Prado e Deco Muniz. Então não tem escola melhor para se treinar, passar nervoso, e xingar”, brincou.

Para não errar, Roberlena acredita que é fundamenta manter a calma e concentração, para não perder as referências. Além disso, é importante deixar o odômetro o mais próximo do real, para não perder o roteiro. “O lema é acreditar no que está dizendo, e mandar o piloto ir sem medo. A planilha é algo que tem que ter todas as anotações que eu acho necessária para minha navegação, muito ‘colorida’. Sou uma navegadora de regularidade, então me preocupa com os metros do odômetro”, finaliza Roberlena.

Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes contam com o apoio de: Goodyear, Americanet, Droga Rani, e Wollner.

Roteiro – Rally dos Sertões 2009

23/06 – Super Prime em Goiânia

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
Total do dia: 327km / Total da especial: 256km

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
Total do dia: 469km / Total da especial: 334km

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minaçu (GO)
Total do dia: 636km / Total da especial: 393km

27/06 – 4ª etapa – Minaçu (GO) – Palmas (TO)
Total do dia: 762km / Total da especial: 487km

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Total do dia: 538km / Total da especial: 300km

29/06 – 6ª etapa – Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
Total do dia: 558km / Total da especial: 364km

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
Total do dia: 543km / Total da especial: 235km

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (CE)
Total do dia: 421km / Total da especial: 213km

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
Total do dia: 439km / Total da especial: 184km

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
Total do dia: 350km / Total da especial: 114km

Assessoria de Imprensa:
SiG Comunicação
Silvana Grezzana / Luciana Gomes
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados