Rally dos Sertões: Das Tribos/Perim Truck Racing espera “beliscar” troféu

Equipe da categoria caminhões segue para Goiânia na próxima sexta-feira (19)

São Paulo, 19 de junho de 2009 – Quando a Equipe Das Tribos/Perim Truck Racing largar para a 17ª edição do Rally dos Sertões, no próximo dia 24 de junho, terá completado quatro semanas desde o início da preparação do caminhão Volkswagen modelo VW 15-180. Um tempo recorde, considerando que praticamente todas as peças do caminhão foram trocadas. Apesar disso, o trio formado por Carlos Eduardo, o JJ, (piloto), Fábio Mainardi (navegador) e Pedro Machado (co-piloto), espera brigar pelas primeiras posições, e quem sabe “beliscar” um troféu ao final do rali.

A história do Rally dos Sertões começou na vida de Eduardo, em 2000, quando iniciou a preparação de dois carros para participar do rali, porém, o projeto acabou não tendo continuidade, e o sonho foi deixado de lado. Foi então no ano de 2005, quando Eduardo menos esperava que o rali voltasse a fazer parte de sua vida. Através de um projeto da Volkswagen, a princípio ele apenas cederia o pátio de sua empresa, a Perim, para o desenvolvimento de dois caminhões modelo VW 15-180, em seguida, a montadora contratou também os mecânicos da oficina, depois os equipamentos, e no final, os caminhões foram inteiramente desenvolvidos pelos funcionários de Eduardo.

O projeto inteiro levou apenas 45 dias para ser desenvolvido. Não foi aproveitado praticamente nada do caminhão original, todas as peças foram substituídas para que o bruto aguentasse a “pauleira” que é o Rally dos Sertões. Conhecendo muito bem todos os detalhes da modificação do caminhão, ao final do desenvolvimento Eduardo recebeu o convite para dirigir um dos modelos da Volkswagen durante a competição, tendo como companheiro de boléia os mecânicos que participaram do desenvolvimento.

“Os caminhões eram idênticos, e apesar de não ter tido tempo para treinar antes do rali, os veículos só foram para terra no dia da largada, ainda assim, os dois chegaram ao final, um na sexta colocação, e outro em nono. O nosso volkswagem era muito forte, a gente procurava andar sempre com cautela, devagar e sempre, chegávamos ao final. Em todos os dias de competição, ele não apresentou quase nenhum defeito”, relembrou Eduardo.

Foi então, quatro anos após a primeira experiência, que a adrenalina no sangue começou a falar mais alto, e a vontade de voltar aos Sertões foi tomando forma. Eduardo então, juntamente com seus mecânicos decidiu levar essa vontade a frente, para isso, resolveram preparar os mesmos caminhões que os acompanharam da primeira vez, justamente por conhecer todos os detalhes que fazem parte dos brutos. “Resolvemos juntos participar mais uma vez do rali. Eles (os mecânicos) sempre me pressionavam perguntando quando iríamos de novo. Não estamos aqui para buscar o lucro, todos fazem o trabalho, porque gostam”, disse.

Foram apenas quatro semanas para preparar os dois caminhões, sendo que o segundo servirá de apoio, apesar de ser idêntico ao de competição. O navegador Fábio Mainardi, recebeu o convite restando apenas duas semanas da largada para os Sertões, apesar disso, ele encara o desafio com seriedade. “Mesmo sabendo que os nossos adversários são mais experientes, nós vamos para ganhar, você não pode entrar em uma competição sem esse pensamento”, declarou o navegador, que já pensa alto. “Fiz uma aposta com a equipe, dependendo do resultado final, o nosso próximo desafio será o Dakar”, brincou Mainardi.

LABORATÓRIO DE TESTES

Para Eduardo, o rali servirá também como um laboratório de testes para vários equipamentos que foram colocados no caminhão. “Não sobrou nenhum parafuso do caminhão original. Além disso, não tivemos tempo para testar nada. Um dos itens a ser testado é o freio ABS, que ao contrário do cinto de segurança, ou do air-bag, funcionará ativamente na segurança, evitando um possível acidente, e foi totalmente desenvolvido pelo Pedro Machado, mecânico que participou da primeira montagem do caminhão em 2005, e que estará a bordo do caminhão durante o rali”, contou.
Se Eduardo sai em desvantagem em relação à experiência dos adversários, por outro lado, por ter participado ativamente de todo o projeto do caminhão, conhece os mínimos detalhes de seu funcionamento. “Conheço o equipamento como um todo, domino tudo que se refere à construção, e desenvolvimento do veículo”, disse.

CARBONO NEUTRO

Para esta edição, Eduardo levará ao rali o projeto desenvolvido pela MaxAmbiental, onde através do plantio de árvores é feita a neutralização da emissão de CO2 durante sua participação no rali, sendo uma parceria com a Das Tribos Rally Team, equipe de esportes a motor pioneira neste tipo de ação sócio-ambiental.

Ao todo, a edição 2009 do Rally dos Sertões terá dez etapas, totalizando 5.056 quilômetros de extensão, destes 51% de especial, e o restante em deslocamentos.

As equipes partem de Goiânia (GO), no dia 24, e após atravessar sete estados brasileiros, chegam à Natal (RN), em 03 de julho.

A equipe DASTRIBOS Rally Team – PERIM Truck Racing tem patrocínio Perim Auto Peças, Pirelli, Maringá Soldas, Consigaz, ZL Brasil, Urania, Girho´s, Yupee, Radiex- Produtos Automotivos, Kaiser – Diferencial, Bepo Acessórios, Pró-logos, Anrap – Associação Nacional de Remanufaturados de Autopeças, Fras-le, Alcoa, Sachs, Suspentech, Corneta Ferramentas, RGR Conexões, IBC Pneumática, Suspensys, Jost Brasil, Baterias Cral, Knorr-Bremse, Jost, Gaff e Master-freios.

Roteiro – Rally dos Sertões 2009

23/06 – Super Prime em Goiânia

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
Total do dia: 327km / Total da especial: 256km

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
Total do dia: 469km / Total da especial: 334km

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minaçu (GO)
Total do dia: 636km / Total da especial: 393km

27/06 – 4ª etapa – Minaçu (GO) – Palmas (TO)
Total do dia: 762km / Total da especial: 487km

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Total do dia: 538km / Total da especial: 300km

29/06 – 6ª etapa – Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
Total do dia: 558km / Total da especial: 364km

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
Total do dia: 543km / Total da especial: 235km

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (CE)
Total do dia: 421km / Total da especial: 213km

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
Total do dia: 439km / Total da especial: 184km

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
Total do dia: 350km / Total da especial: 114km

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados