Helena Deyama pioneira entre as mulheres no off-road

Quando começou no esporte há 15 anos, ela não imaginava que se tornaria um dos maiores nomes do rali nacional

Goiânia, GO, 22 de junho de 2009 – Tudo começou com um Engesa, no ano de 1995. Naquela época, Helena Deyama buscava apenas um pouco de diversão e novos amigos. Porém, o jipinho adquirido do amigo Elcio da OGZ (na época era 4WD Truck) funcionou também como incentivo para Helena, e a levou para um mundo de desafios e competição. “Tive sorte ao comprar o jipe certo da pessoa certa, porque entrei para uma turma experiente que fazia trilhas na Serra da Cantareira, e aprendi tudo sobre o off-road”, relembra.

E foi naquele mesmo ano, há 15 anos que Helena incentivada pelos novos amigos teve seu primeiro contato com o mundo off-road, através de sua participação no Raid da Primavera, promovido pelo Jeep Clube do Brasil. “Fui para o Raid com o meu ‘Engesinha’, um Totem emprestado, e um navegador experiente, o Crush, e vencemos a prova. Isso causou muita surpresa no meio, pelo fato de eu ser mulher, e completamente desconhecida no meio”, conta a piloto que mal sabia que aquele era o início de uma história vitoriosa, que inclui a vitória do Rally Terra Brasil em 2004, o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2005, e o Vice do Paulista em 2007.

Apesar de não ter sido influenciada por ninguém em especial, Helena acredita que sua trajetória no esporte seguiu um caminho natural. “Sempre gostei de andar de bicicleta, de moto, sempre na terra, em contato com a natureza, vencer desafios e conseguir chegar a lugares inexplorados. Até que surgiu o desejo de comprar um jipe, e realizei um sonho indo muito além do que imaginava!”.

SUPERANDO DIFICULDADES

Após todos esses anos, Helena coleciona histórias das mais diversas situações, como quando ficou pendurada com o jipe prestes a despencar de um barranco, ou quando capotou ribanceira abaixo com uma L200, ou ainda da vez que teve o carro quebrado no meio do nada, sendo socorrida por moradores locais, são apenas algumas das lembranças, e ela só lamenta não ter feito anotações, que certamente dariam um livro. “Existiram situações de proeza, como conseguir vencer com um jipe obstáculos que ninguém havia conseguido, como a travessia de grandes rios ou subidas muito íngemes. Entre outras situações, onde havia risco e sorte, e que com certeza tiveram a mão de Deus”, disse.

Após o início, e as primeiras conquistas com o Engesa, Helena sentiu a necessidade natural de adquirir um veículo 4×4 de competição, próprio para rallys. “O jipe era mais um hobby para me divertir, mas em 1999 adquiri um Troller e participei do meu primeiro Rally dos Sertões, e foi quando ingressei na categoria Cross Country também. Em 2001 comprei minha primeira Mitsubishi L200 R e a evolução continuou, sendo que em 2003 recebi o convite do Paulo Lemos para iniciar no rali de velocidade. Aprendi muito com o mestre e isso me ajudou a ter uma visão mais profissional do esporte”.

No ano de 2005, Helena fechou a parceria de patrocínio com a Goodyear, e além do Cross Country participou do Brasileiro de Velocidade com um Peugeot N2, e hoje participa das principais competições off-road nacionais a bordo de um Mitsubishi L200 RS.

PIONEIRA ENTRE AS MULHERES

Em um mundo onde os homens são maioria, seja pilotando os carros, ou mesmo nas equipes, com os mecânicos, Helena é uma exceção, mas isso é algo que vem mudando ao longo dos anos, e nada que se compare a quando ela começou. “Posso não ter sido a primeira a fazer trilhas ou correr um rali, mas certamente sou a primeira a continuar na ativa regularmente, obter títulos e vitórias e conquistar o respeito num meio com predominância masculina”, conta.

Apesar da evolução, Helena acredita que ainda há espaço para que a ala feminina aumente entre os competidores. “Percebo que o número de mulheres aumentou muito entre as navegadoras, chefes e integrantes das equipes em diversas funções. Hoje temos grandes nomes femininos na categoria, mas mulheres pilotos com participação ativa e efetiva ainda são raras”.

Mesmo tendo iniciado no esporte por diversão, o caminho até se tornar uma profissional foi natural. “Tenho uma visão muito progressista, no sentido que o caminho que percorri até hoje me parece natural, mas precisei passar por muitas dificuldades e provações para conseguir o que queria”, comentou.

Nem títulos, nem troféus, para Helena a maior conquista nesses anos foi outra. “É o fato de representar com orgulho e dignidade a força das mulheres na história do rali”, disse. E se engana quem pensa que pelo fato de ser mulher, ela não encara os desafios de frente. “Em nenhuma competição você pensa em ser cuidadoso. É diferente de quando está dirigindo na rua, ou levando sua família no carro. O que é diferente é o jeito, as mulheres sempre fazem as coisas de um jeito diferente dos homens”, completa.

Sobre o futuro, a representante feminina nos ralis espera consolidar a carreira no automobilismo, de maneira cada vez mais profissional, envolvendo não somente sua função de piloto, mas toda uma equipe, com navegador, assessores, patrocinadores, completando uma estrutura unida e eficiente.

10 ANOS DE SERTÕES

Maior competição off-road das Américas, o Rally dos Sertões é o grande objetivo de quem compete profissionalmente na terra. Em sua 10ª participação na prova, Helena pode se considerar experiente. Ainda assim, a cada ano é um novo desafio, um novo obstáculo a ser superado. “A expectativa é muito grande, me traz muita alegria minha 10ª participação nos Sertões . Passa um filme na minha cabeça quando lembro da minha primeira participação, quando não tinha nenhuma experiência e tudo era novidade. Nesse filme existem momentos de grande felicidade, de ansiedade, realização, liberdade, superação, e amor. É um mar de lições de vida e emoções que afloram quando penso na minha história no Rally dos Sertões. Que venha 2009!”, finaliza.

A equipe Luart Rally conta com patrocínio da Goodyear e apoio das Rodas Scorro, Academia 4Fit, Guinchos Hipull, Mormaii, OGZ Off Road Adventure, Fusão Impressão Digital e FourWhell Acessórios.

Roteiro – Rally dos Sertões 2009

23/06 – Super Prime em Goiânia

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
Total do dia: 327km / Total da especial: 256km

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
Total do dia: 469km / Total da especial: 334km

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minaçu (GO)
Total do dia: 636km / Total da especial: 393km

27/06 – 4ª etapa – Minaçu (GO) – Palmas (TO)
Total do dia: 762km / Total da especial: 487km

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Total do dia: 538km / Total da especial: 300km

29/06 – 6ª etapa – Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
Total do dia: 558km / Total da especial: 364km

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
Total do dia: 543km / Total da especial: 235km

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (CE)
Total do dia: 421km / Total da especial: 213km

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
Total do dia: 439km / Total da especial: 184km

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
Total do dia: 350km / Total da especial: 114km

Detalhes da Equipe

Nome da equipe: Luart Rally
Modalidade: Carros
Categoria: Production T2
Marca: Mitsubishi
Modelo: Pajero TR4
Pneu: Goodyear

Patrocinador(es): Goodyear e apoio das Rodas Scorro, Academia 4Fit, Guinchos Hipull, Mormaii, OGZ Off Road Adventure, Fusão Impressão Digital e FourWhell Acessórios.

Piloto: Helena Deyama
Nacionalidade: Brasil
Local: São Paulo / SP

Navegador: Joseane Koerich
Nacionalidade: Brasil
Local: Florianópolis / SC

HISTÓRICO

HELENA DEYAMA
Solteira
Data de Nascimento: 19/05

Piloto de Rali, Designer Gráfica formada em Artes Plásticas, diretora da Luart Studio Arte e Criação, empresa de Design Gráfico e Publicidade.
Em 99, estreou em ralis cross country, e em 2003 começa a competir também em ralis de velocidade.

Principais Conquistas:
– Vice -Campeã do RN 1500 – Edição 2008 – Categoria Super Production
– Participou de 9 edições do Rally Internacional dos Sertões, completando 8
delas entre os 10 primeiros na categoria.
– Vice -Campeã do Paulista de C. Country 2007 – Cat SuperProduction
– Vice -Campeã do Rally do Sol 2007 – Cat. Super Production
– Campeã do Paulista de Velocidade 2006 / Etapa Piracaia – Categoria A6
– Campeã no Camp. Bras. de Rally Cross Country 2005 – Cat. Super Production
– Campeã da Copa Baja 2005 – Cat. Super Production
– Vice-Campeã no Baja das Montanhas 2005 – Cat. Super Production
– Vice-Campeã no Rally Mercosul 2005
– Tetra Campeã no Raid do Batom (2005 / 2003 / 2001 / 1997)
– Campeã na IV Etapa do Paulista de Velocidade 2004 – Geral
– Campeã no Rally Terra Brasil 2004 – Vitória – ES – Cat. Protótipos
– Vice Campeã na II Etapa Paulista de CC 2004 – Cat.Super Production
– Vice Campeã no Campeon. Brasil. de Rally Cross Country 2001 – Cat.TTD
– Campeã da Copa Baja e Copa Dunas 2000 – Cat. Marathon

JOSEANE KOERICH
Casada – dois filhos
Data de nascimento: 14/01
Em 2009 estreia como navegadora ao lado da piloto Helena Deyama.

Principais conquistas:
– Campeã do Rally dos Sertões – 2003 (Production)
– Vice Campeã do Rally dos Sertões – 2004 (Production)
– Campeã Brasileira Off Road – 2004 (Production)
– Vice Campeã Copa Baja – 2005
– Campeã Rally dos Sertões – 2006 (Super Production)
– Vice Campeã PLP (Rally Mundial Por Las Pampas) – 2006
– Campeã Camp. Paulista de Offroad – 2006
– 3° Lugar Campeonato Bras. de Rally de Velocidade – 2007

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana/ Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados