São Paulo, SP, 14 de dezembro de 2012 – Os carros da Gran Turismo/Mercedes Benz Grand Challenge entrarão na pista do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, neste sábado (15/12) para mais um dia de disputas que prevê uma final emocionante. A Rsports Racing procura desenvolver com os quatro pilotos da equipe o melhor acerto para as duas corridas da oitava etapa que fecha o calendário 2012.
Fernando Amorim Jr (Fiolux/Campinas-SP) não gosta de provas com pista molhada. “Para mim acredito que corrida com chuva é uma loteria, está arriscado a rodar a qualquer momento, é muito instável e improvável saber quem pode vencer a prova, tudo pode acontecer. Apesar de eu preferir pista seca, ando bem com condição de corrida no molhado, fiz os treinos com um bom tempo os dois primeiros em quarto e o terceiro em quinto, sendo que tinha carro para andar mais rápido, dei poucas voltas no final, por que paramos para melhorar o setup. No classificatório quero melhorar e assegurar uma boa posição” enfatizou o piloto do carro 88.
Alexandre Papazissis, do bólido 36, revezou o cockpit do Mercedes-Benz C250 Turbo durante as três sessões de treinos com seu companheiro de equipe Beto Santos. “É a primeira vez que andei na chuva nesse carro, por isso não consegui avaliar com precisão a condição do carro e se permanecer a previsão teremos que enfrentar essa dificuldade”, explicou o piloto paulista da Napa Parts, RTA Indústria de Peças Automotivas, NGK, Stock AIG Under Cars Parts, KS, Reach Radiadores.
O piloto mais novo da categoria de turismo brasileira e estreante da segunda temporada da Mercedes-Benz Grand Challenge está confiante para voltar ao pódio. “Hoje foi a primeira vez que andei na chuva com o Mercedes, os veículos que utilizei no Paulista de Marcas são muito diferentes do que eu estava acostumado e que tinha experiência nessa pista. Eles não tem muito equilíbrio com piso dessa maneira (molhada) e são bastante complicados de guiar. Já esse carro não, é difícil de pilotar pelo fato de não ter controle de tração traseira. Mas, é mais equilibrado, traz maiores possibilidades no traçado, bem bacana”, disse Edson Coelho Jr.
Continua. “Somente no último treino que conseguimos um setup mais ideal para a condição da pista e eu consegui um traçado mais rápido, o combinado ficou muito bom. Se as previsões forem realmente manifestar, acredito que já termos um carro perfeito para o classificatório e para a corrida”, contou o piloto do carro 99, que defende as cores da EMC Sistemas e Neide Buffet.
Com oito etapas programadas no calendário da Gran Turismo/Mercedes-Benz Grand Challenge os competidores tiveram uma novidade, uma etapa com clima diferente das demais. “Para os pilotos da equipe é a primeira vez que estão andando com esse carro com pista molhada. Então, acabamos os treinos satisfeitos, os três carros da Rsports entre os dez primeiros, e na última saída, tivemos o Edinho com a segunda colocação e o Amorim Jr. em quinto. O pessoal do carro 36, os dois pilotos numa chuva mais extrema, não tinham a experiência que precisava. Para mim foi muito bom e produtivo e conseguimos traduzir isso em resultado o que é o mais importante. Para amanhã a condição de clima parece ser a mesma e estou esperançoso que consigamos nos manter entre os cinco primeiros”, destacou o chefe de equipe da Rsports Racing, Leandro Romera.
Segundo Beto Santos, o carro 36 terá um acerto totalmente voltado para prova com tempo chuvoso. “Como todo o time também foi o meu primeiro contato com esse carro na chuva, a temporada inteira foi com pista seca. No segundo treino peguei a pista bem molhada, dei poucas voltas, pista arisca, é um carro difícil de controlar, manhoso e tem que ter muita delicadeza. Apesar de ter tração automática e ela te joga em situações de momento que você tem que resolver como fazer da melhor maneira, fiz um bom tempo, mas acredito que poderia ter rendido bem mais. Já na minha segunda entrada estava chovendo muito forte e realmente não havia como andar, não valia a pena arriscar nada, por isso em conjunto com a equipe resolvemos finalizar o treino”, ressaltou o piloto paulista.
A programação prossegue neste sábado, dia 15, a partir das 08h40 com os o treino classificatório e a disputa da 1ª corrida às 11h15. No domingo (16), a 2ª prova terá sua largada às 12h01 com transmissão ao vivo pela Rede TV! e www.portalgt.com.br.
A equipe RSports Racing conta com patrocínio da Napa Parts, RTA Indústria de Peças Automotivas, www.gainerautopecas.com.br, NGK, Stock AIG Under Cars Parts, KS, Reach Radiadores, SB&S Corretora, Fiolux, EMC Sistemas, Neide Buffet e apoio da Nestlé Nescafé Dolce Gusto.
1º Treino Livre – Mercedes Benz GC
1º) 60 – Cesare Marrucci (MB, SP), 1:57.334, média de 132,51 Km/h
2º) 11 – Neto De Nigris (MB, SP), 1:57.463
3º) 35 – Rubens Tilkian (MB, SP), 1:57.662
4º) 88 – José F.Amorim Jr. (MB, SP), 1:57.943
5º) 47 – Marcos Paioli (MB, SP), 1:58.011
6º) 31 – J.Campos/M.Campos (MB, RS), 1:58.545
7º) 99 – Edson Junior (MB, RS), 1:59.250
8º) 98 – Fernando Junior (MB, RS), 1:59.343
9º) 12 – Leo De Nigris (MB, SP), 2:00.027
10º) 36 – Humberto Santos (MB, SP), 2:00.238
11º) 21 – Peter Gottschalk (MB, SP), 2:00.245
12º) 73 – M.Jesus/S.Martines (MB, SP), 2:00.312
13º) 22 – L.Zapelini/R.Zapelini (MB, SP), 2:04.883
14º) 25 – Renato Camargo (MB, SP), 2:06.906
15º) 6 – Carlos Fonseca (MB, SP), 2:07.311
16º) 7 – Beto Rossi (MB, SP), 2:25.586
17º) 55 – Robero Santos (MB, SP), 2:26.766
18º) 77 – Arnaldo Diniz (MB, SP), 40:08.277
Melhor Volta: Cesare Marrucci, 1:57.334 (132,51 km/h)
2º Treino Livre – Mercedes Benz GC
1º) 31 – J.Campos/M.Campos (MB, RS), 2:09.184, média de 120,35 Km/h
2º) 35 – Rubens Tilkian (MB, SP), 2:09.222
3º) 60 – Cesare Marrucci (MB, SP), 2:09.496
4º) 88 – José F.Amorim Jr. (MB, SP), 2:09.713
5º) 99 – Edson Junior (MB, RS), 2:10.738
6º) 73 – M.Jesus/S.Martines (MB, SP), 2:11.039
7º) 47 – Marcos Paioli (MB, SP), 2:11.364
8º) 6 – Carlos Fonseca (MB, SP), 2:12.115
9º) 11 – Neto De Nigris (MB, SP), 2:12.176
10º) 36 – H.Santos/A.Papazissis (MB, SP), 2:12.795
11º) 7 – Beto Rossi (MB, SP), 2:13.014
12º) 25 – Renato Camargo (MB, SP), 2:13.316
13º) 21 – Peter Gottschalk (MB, SP), 2:13.852
14º) 12 – Leo De Nigris (MB, SP), 2:14.677
15º) 22 – Rafael Zapelini (MB, SP), 2:15.038
16º) 98 – Fernando Junior (MB, RS), 2:18.073
17º) 77 – Arnaldo Diniz (MB, SP), 2:56.123
18º) 55 – Robero Santos (MB, SP), 5:59.861
Melhor Volta: J.Campos/M.Campos, 2:09.184 (120,35 km/h)
3º Treino Livre – Mercedes Benz GC
1º) 35 – Rubens Tilkian (MB, SP), 2:13.234, média de 116,69 Km/h
2º) 99 – Edson Junior (MB, RS), 2:13.488
3º) 11 – Neto De Nigris (MB, SP), 2:13.504
4º) 47 – Marcos Paioli (MB, SP), 2:13.547
5º) 88 – José F.Amorim Jr. (MB, SP), 2:13.809
6º) 25 – Renato Camargo (MB, SP), 2:13.970
7º) 12 – Leo De Nigris (MB, SP), 2:14.299
8º) 6 – Carlos Fonseca (MB, SP), 2:14.480
9º) 31 – J.Campos/M.Campos (MB, RS), 2:14.839
10º) 77 – Arnaldo Diniz (MB, SP), 2:14.910
11º) 21 – Peter Gottschalk (MB, SP), 2:16.289
12º) 60 – Cesare Marrucci (MB, SP), 2:16.468
13º) 73 – M.Jesus/S.Martines (MB, SP), 2:17.035
14º) 7 – Beto Rossi (MB, SP), 2:17.998
15º) 22 – Rafael Zapelini (MB, SP), 2:18.779
16º) 36 – H.Santos/A.Papazissis (MB, SP), 2:18.936
17º) 98 – Fernando Junior (MB, RS), 2:20.605
18º) 55 – Robero Santos (MB, SP), 2:33.293
Melhor Volta: Rubens Tilkian, 2:13.234 (116,69 km/h)
Fonte: CRONOMAP Timing
Classificação do Campeonato: Mercedes-Benz Grand Challenge, após 14 corridas
1º) Márcio Campos/João Campos, 224 pontos;
2º) Neto de Nigris, 186;
3º) Fernando Júnior, 182;
4º) Cesare Marrucci, 147;
5º) Rubens Tilkian, 129;
6º) Arnaldo Diniz Filho, 74;
6º) Leo de Nigris, 89;
8º) Michelle de Jesus, 86;
9º) José Fernando Amorim Júnior, 85;
10º) Edson Júnior, 82;
11º) Sérgio Martinez, 78;
12º) Beto Santos, 66;
13º) Renato Camargo, 61;
14º) Beto Rossi, 49;
15º) Peter GottschalkJunior, 45;
16º) Carlos Kray, 44;
16º) Peter Michel Gottschalk, 44;
18º) Alexandre Papazissis, 42;
19º) Sérgio Chamon, 40;
20º) Rafael Zapelini/Luis Carlos Zapelini, 36;
21º) Marcos Paioli, 29;
22º) Roberto Santos, 22;
23º) Rodrigo Miguel, 17;
24º) Betão Fonseca, 15;
25º) Roberto Maggi, 6;
26º) Jorge Temake/Paulo Yamamoto, 2
Confira a programação:
Sábado, 15/12
08h40 – 08h55: Classificação – Mercedes-Benz Grand Challenge
09h05 – 09h35: Classificação Corrida 1 – Campeonato Brasileiro de GT (GT4/P)
09h40 – 10h10: Classificação Corrida 1 – Campeonato Brasileiro de GT (GT3)
10h20 – 10h50: Classificação Corrida 2 – Campeonato Brasileiro de GT (GT4/P)
10h55 – 11h25: Classificação Corrida 2 – Campeonato Brasileiro de GT (GT3)
11h35 – 12h10: Classificação 1 – Elf SuperBike
12h43 – 13h13: Corrida 1 – Mercedes-Benz Grand Challenge
13h25 – 14h00: Classificação 2 – Elf SuperBike
14H33 – 15h23: Corrida 1 – Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
15h38 – 16h13: Classificação 3 – Elf SuperBike
16h23 – 16h33: Super Pole – Elf SuperBike
Domingo, 16/12
09h10 – 09h25: Warm-up – Elf SuperBike
09h35 – 09h50: Warm-up – Mercedes-Benz Grand Challenge
10h00 – 11h20: Visitação aos Boxes
12h01 – 12h31: Corrida 2 – Mercedes-Benz Grand Challenge
13h02 – 13h52: Corrida 2 – Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
14h31 – 15h01: Corrida – Elf SuperBike
15h10 – Premiação dos Campeonatos
Mais informações:
Site: www.rsportsracing.com.br
Facebook: RSports Racing
Twitter: @RsportsRacing
Assessoria de Imprensa Equipe RSports Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
(11) 5016-6113 /9+9972-6966 (TIM)
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br









