EGS é um espaço cultural dinâmico em Peruíbe

Espaço Cultural Gracinda Santana, leva o nome de sua fundadora e, este ano, completará cinco anos

O Espaço Cultural Gracinda Santana, o EGS, foi inaugurado em setembro de 2012 e é um espaço cultural multidisciplinar voltado para a difusão e produção artística, proporcionando à sociedade experiências significativas e transformadoras. Além disso, o espaço conta com estrutura completa para eventos, seu design moderno cria uma infinita gama de possibilidades na decoração e montagem de eventos sociais, corporativos e culturais.

Um pouco da história

Ter um local direcionado para reuniões e atividades culturais sempre foi o desejo da Sra. Gracinda Santana, uma imigrante portuguesa que chegou ao Brasil, especificamente na cidade de Santos, com sua irmã e mais três jovens irmãos para iniciar uma nova vida em 1960.

Em meio a muitos problemas que passou na vida, e em meio às várias tentativas de resolvê-los, mudou-se da cidade de Santos para a cidade de Peruíbe em 1969 onde se estabeleceu com sua família e acabou encontrando através de amigos, a organização religiosa budista “Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI, que possui uma filosofia de vida para criação de valor baseada na paz, na cultura e na educação, que lhe chamou muito a atenção por ter uma visão de vida que fazia sentido para ela. Essa organização religiosa mudou totalmente sua vida, e tinha como principal característica tradicional, realizar reuniões de palestra mensais para membros e para convidados que desejassem conhecer a organização na casa dos próprios membros, e com o passar do tempo, surgiu no coração da Sra. Gracinda o desejo de ter e proporcionar aos amigos e membros um local adequado que pudesse oferecer para essas atividades, pois, a localidade não oferecia uma sede própria para realizar as mesmas.

Paralelo a isso, Gracinda também possuía outro sonho em seu coração, por ser de origem portuguesa desejava criar um grupo folclórico que ajudasse a criar valores para a sociedade através da arte da dança. Assim nascia o “Grupo Folclórico Renascença de Dança Portuguesa”.

O tempo foi passando e apesar do apoio de muitas pessoas e até do poder público local que sempre emprestava algum lugar para os ensaios do grupo folclórico e para realizar atividades de maior porte da BSGI, era inevitável ficar vez ou outra sem um local adequado, ou ter que mudar de um lugar para outro criando muitas dificuldades para dar continuidade e frequência às atividades e ensaios.

Com isso, Gracinda Santana, juntamente com seu filho Franque, tomaram a iniciativa de construir o “Espaço Cultural”, uma sede própria particular, com recursos próprios, sem qualquer ajuda externa.

Pouco tempo após adquirir os terrenos, as obras iniciaram em meados de 2007, foi parcialmente concluída em 2009, de 2009 a 2012 o local foi utilizado exclusivamente para as atividades da BSGI e para os ensaios do Grupo Folclórico de Dança Portuguesa, e finalmente em setembro de 2012 foi oficialmente inaugurado recebendo o nome de “Espaço Cultural Gracinda Santana – EGS” como uma homenagem que seu filho Franque fez a sua mãe Gracinda como gratidão e homenagem.

Em janeiro de 2013 Gracinda Santana veio a falecer, assim, seu filho Franque sozinho deu prosseguimento às atividades e a conservação do Espaço Cultural.

Em março de 2013 foi inaugurada a Sede Regional Oficial da BSGI na cidade de Peruíbe, assim, com o tempo mais livre, o Espaço Cultural Gracinda pôde abrir uma nova frente de atividades colocando esta sede particular a serviço das atividades culturais do público em geral que sempre foi também o sonho da Sra. Gracinda, que o local fosse aberto a sociedade em geral.

Público atendido e principais atividades do EGS

Hoje, o “Espaço Cultural Gracinda Santana – EGS” continua sendo um local de apoio as atividades da BSGI, e também continua sendo o local que conserva e protege o acervo e serve como local dos ensaios do “Grupo Folclórico Renascença de Dança Portuguesa”, e agora, ampliando ainda mais suas atividades culturais, comporta também ensaios de outros grupos como o “Coral Cantos do Mar de Peruíbe” da Cantora e Professora de Música “Nanne Reis” entre outros. Todas as atividades culturais realizadas no espaço são gratuitas, não sendo cobrada nenhuma taxa ou mensalidades para a realização das mesmas. Os grupos externos que utilizam nosso espaço podem cobrar mensalidades, mas os valores não são repassados para o espaço cultural que sede toda a estrutura gratuitamente para a realização das atividades. Recebe apenas eventualmente alguma doação espontânea de quem utiliza o local.

Dificuldades que enfrenta

O Espaço Cultural Gracinda Santana – EGS necessita de manutenção e conservação constante, principalmente por possuir uma enorme área de jardim, além claro, dos equipamentos e do acervo que possui, assim, é natural que necessite de recursos constantes para manter tudo em funcionamento e o acervo preservado de forma adequada.

Atualmente o local é mantido apenas pelo fundador, o Arquiteto Franque Santana, e também através de valores das locações para festas e eventos particulares que abriu para conseguir recursos e poder ter sustentabilidade. Não possui ajuda de nenhum órgão público e nem patrocínio de nenhuma espécie.

Atualmente está em meio a uma “Campanha de Arrecadação de Fundos através do Site de Crowdfunding, a KICKANTE”, cuja finalidade específica e pontual é pagar uma divida junto aos bancos credores e impostos devidos, e para reparos de itens da sede.

Eventos especiais precisam de um lugar especial. Com seu ambiente charmoso, o EGS – Espaço Cultural Gracinda Santana, localizado na Avenida Dr. Ernesto Dias de Castro,438, no bairro Nova Peruíbe, em Peruíbe (SP), pode ser o cenário ideal para sua festa de casamento, comemoração de noivado, vernissage, aniversário e muito mais.

Entre em contato pelo tel. (13) 99718-5347 ou pelo www.facebook.com/ecgracindasantana e consulte a disponibilidade.

Informações para Imprensa:
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos |+ 55 (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br

.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados