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Abertas as inscrições para 38ª Cascavel de Ouro e 4ª Cascavel de Prata

Corridas de 9 e 10 de novembro no Autódromo Zilmar Beux terão no grid carros da Gold Turismo, Race Cup, Turismo 1.4 e Copa Joy Chevrolet

Estão abertas as inscrições para a Cascavel de Ouro de 2024. A corrida de maior tradição do automobilismo brasileiro chega à sua 38ª edição com o grid formado pelos carros que compõem o campeonato da Gold Turismo. Com duração de três horas, a prova tem sua realização confirmada para 10 de novembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, e fará parte do cronograma de atividades comemorativas ao 73º aniversário da cidade de Cascavel.

A Gold Turismo voltará à pista para dar base à 38ª Cascavel de Ouro. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

A programação do evento de novembro incluirá, ainda, a quarta edição da Cascavel de Prata, também com inscrições abertas. Igualmente com três horas, a disputa terá os pilotos em ação com carros de diversas categorias. Além dos vários campeonatos regionais e do Brasileiro da categoria Turismo 1.4 e também da Gold Turismo Light, o regulamento contempla ainda a Race Cup e a Copa Joy Chevrolet, séries que integram o Campeonato Paulista de Automobilismo.

Edson Massaro, presidente do ACC e promotor da Cascavel de Ouro. Crédito: Vanderley Soares/SiGCom

No grid da Cascavel de Ouro estarão os carros da Gold Turismo, modelos da categoria Marcas com motorização 1.6, pneus radiais e as carrocerias que compuseram os principais campeonatos do país dos anos 90 até a década passada. VW Gol e Polo, Fiat Palio, GM Corsa, Celta e Classic, Ford Fiesta e Ka, Citröen C3, Peugeot 206 e 207 e Renault Clio são os carros que levarão à pista pilotos de todas as regiões do país, além da perspectiva de participações estrangeiras.

Fabrício Lançoni foi o campeão da Cascavel de Ouro na edição de 2022. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

O piloto Edson Massaro, presidente do Automóvel Clube de Cascavel, manifesta a perspectiva de recorde de inscrições. “Na edição de 2018 nós tivemos 70 carros inscritos, nosso recorde, e tenho motivos para apostar que neste ano esse número será ainda maior na Cascavel de Ouro”, diz. “E com o formato novo da Cascavel de Prata, que inclui várias categorias de potencial de pista equivalente, fico bastante otimista quanto a termos os dois grids do evento lotados”.

A Race Cup paulista terá categoria própria no grid da corrida longa. Crédito: Rafa Catelan/SiGCom

Massaro aponta a premiação em dinheiro como um dos atrativos do evento. “Para a Cascavel de Ouro nós temos uma premiação mínima assegurada de R$ 40 mil para distribuir entre os primeiros colocados. Esse valor pode aumentar, acredito que vá aumentar, em acordos com patrocinadores do evento e a partir da adesão dos pilotos”, ele explica. “A Cascavel de Prata, que tem uma taxa de inscrição menor, sai com uma premiação mínima de R$ 25 mil”.

A classe Light da Gold Turismo volta a integrar a Cascavel de Prata. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

A projeção de Massaro justifica a inclusão da “repescagem” no regulamento. “O grid é limitado a 55 carros. Por conta disso, os 45 mais rápidos no treino classificatório já terão a vaga garantida. Os demais vão participar de uma corrida de 40 minutos na véspera, e os dez primeiros colocados nesta corrida vão ocupar as dez últimas vagas no grid da 38ª Cascavel de Ouro e da 4ª Cascavel de Prata”, ele antecipa. “É um formato que já praticamos em outras edições e deu certo”.

Ao contrário do que ocorreu em 2022, a Cascavel de Ouro deste ano não contará pontos pelo campeonato da Gold Turismo. “Naquele ano o troféu foi colocado em jogo em uma etapa regular, então tivemos que dividir a disputa em quatro corridas para seguirmos nosso regulamento”, lembra o narrador Luc Monteiro, organizador do campeonato. “Para este ano está retomado o formato da corrida de três horas, que os pilotos tanto pediram”.

O jornalista e narrador Luc Monteiro, organizador da Gold Turismo. Crédito: Rodrigo Ruiz/SiGCom

A parceria com o Automóvel Clube de Cascavel para a Gold Turismo voltar a dar base à Cascavel de Ouro foi determinante na elaboração do calendário das etapas do campeonato. “Nosso campeonato tem quatro etapas, num total de 16 corridas. A última, na pista de Tarumã, vai acontecer quase dois meses antes da Cascavel de Ouro. Com isso pilotos e equipes terão o tempo adequado para a devida preparação dos carros”, observa Monteiro.

A 38ª Cascavel de Ouro seguirá o regulamento técnico da Gold Turismo e também a divisão em categorias. “O pódio geral da corrida vai contemplar os dez primeiros colocados, independente da categoria de cada um”, explica Massaro. “Além disso, as quatro classes da Gold Turismo terão seu pódio específico, cada um com os cinco primeiros colocados”, acrescenta. Os pilotos serão divididos entre as categorias Pro, Super, Master e Light.

O formato será o mesmo na 4ª Cascavel de Prata: pódio geral contemplando os dez primeiros colocados e cada uma das classes estipuladas – Race Cup, Turismo 1.4, Copa Joy e Gold Turismo Light – premiando os cinco primeiros. Consulta ao regulamento e efetivação das inscrições para as duas provas podem ser requisitadas pelo endereço de e-mail cascaveldeouro2024@gmail.com ou pelo telefone (45) 9 9134-5760, também disponível para mensagens via WhatsApp.

Mais informações: 

Instagram – Cascavel de Ouro (@cascaveldeouro)  | Gold Turismo (@goldturismobrasil) | 
Gold Racing (@goldracing2024)

Legenda 1 (Capa): A 38ª Cascavel de Ouro está confirmada para o dia 10 de novembro. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

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