PRATA 1 - CAMPEOES

Quarta edição da Cascavel de Prata deve reunir mais de 40 carros no grid

Regulamento de 2024 combina carros da Gold Turismo Light, da Turismo 1.4 e da Race Cup para corrida de 10 de novembro no Autódromo Zilmar Beux

A programação da 38ª Cascavel de Ouro, em novembro, será composta por uma série de eventos-suporte no Autódromo Internacional Zilmar Beux. A relação traz em destaque a quarta edição da Cascavel de Prata, que consistirá, tal qual a corrida principal, em uma disputa de três horas. As duplas participantes vão concorrer à premiação mínima de R$ 25 mil pilotando carros de três categorias distintas, de potencial técnico equivalente.

A terceira edição da Cascavel de Prata, há dois anos, teve na pista apenas a Gold Turismo Light. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

Maioria dos participantes vão inscrever carros da classe Light da Gold Turismo, todos da segunda geração do VW Gol, com motorização 1.6 em configuração mais restrita que a das demais classes da categoria. Também estão contemplados no regulamento técnico da prova os carros da Turismo 1.4, série nacional que utiliza carrocerias atuais e antigas, e ainda os GM Celta e Prisma 1.4 da Race Cup, categoria que integra o Campeonato Paulista de Automobilismo.

A Race Cup, do Campeonato Paulista, será uma das três categorias na pista na 4ª Cascavel de Prata. Crédito: Davi de Souza Gomes

Além da disputa geral, independente da categoria de cada carro, a 4ª Cascavel de Prata vai premiar no pódio os cinco primeiros colocados de cada uma das classes. O terceiro lote de inscrições, encerrado na última quarta-feira (31), revelou 21 carros já assegurados no grid – são 12 da Gold Turismo, quatro da Turismo 1.4 e outros cinco da Race Cup. “Pelo contato que temos mantido com as equipes dá para esperar que esse grid vá chegar à casa dos 40 carros”, estipula o promotor do evento, Edson Massaro, também presidente do Automóvel Clube de Cascavel. “O formato da corrida amplia bastante a gama de possibilidades para os pilotos”.

A inclusão da Race Cup no regulamento da Cascavel de Prata abriu para várias duplas a oportunidade de tomar parte do grid a um custo de competição bastante baixo se comparado ao das demais classes. A categoria tem seu grid integrando as etapas do Campeonato Paulista de Automobilismo, com grid formado pelos GM Celta e Prisma. Os carros são preparados por uma única equipe e fornecidos aos interessados sob o conceito “sit & drive”.

A CASCAVEL DE PRATA

A Cascavel de Prata foi lançada em 2020 para os carros da então Classe 2 da Turismo Nacional – os mesmos que hoje integram o campeonato da Gold Turismo. “Tínhamos a perspectiva de grid cheio nas duas provas, a Ouro e a Prata. Lançamos o formato, mas veio a pandemia do Covid-19 e as coisas acabaram dificultadas”, lembra Edson Massaro. “Ainda assim, mantivemos o compromisso assumido com as equipes, com dois grids de 25 carros, cada”.

O goiano Pablo Alves e o paranaense Rafael Colombari conquistaram a vitória com o Ford Fiesta da Ferrari Motorsport. Em 2021, com as duas provas comportando etapas da Gold Classic, o campeão da Cascavel de Prata foi o paulista Alexandre Peppe, da Divisão 2, com o VW Passat da HT Guerra. Em 2022, com a Gold Turismo formando os dois grids, os paranaenses Stive Tokarski e Juca Lisboa levaram o VW Gol da SR Competições à vitória.

4ª CASCAVEL DE PRATA – PILOTOS INSCRITOS

(Participantes da corrida de 10 de novembro)

0 – Davi Vianna/Igor Taques (PR/SC), VW Gol/Steelmol Racing, Gold Turismo Light

3 – Felipe Martarello (SC), GM New Onix/2FG Pro Racing, Turismo 1.4

16 – Pierre Simão/Matheus de Borba (SP), VW Gol/Regicar Preparações, Gold Turismo Light

21 – Rodrigo Fontes/Luiz Penha (SP), GM Celta/Team Race Cup, Race Cup

22 – Luiz Pereira Júnior/Ezequiel Dall’Asta (SC), VW Gol/Duraline Racing, Gold Turismo Light

23 – Walter Savaglia/Renata Camargo (SP), GM Celta/Team Race Cup, Race Cup

25 – Marcelo Perillo/Rafael Perillo (GO), GM Onix/Petrópolis Motorsport, Turismo 1.4

27 – Alesandro Weiss/Alcione Weiss (PR), VW Gol/Thiri Racing, Gold Turismo Light

30 – Juninho Ehrat/Daniel Bender (SC), VW Gol/MP Competições, Gold Turismo Light

32 – Naor Petry/Gefferson de Lima (SC/PR), VW Gol/RB Motorsport, Gold Turismo Light

35 – Artur Bailo (PR), VW Gol/Thiri Racing, Gold Turismo Light

42 – Rogério Cruzeiro/Rodrigo Namoá (GO/TO), GM New Onix/Classe A Motorsport, Turismo 1.4

64 – Edson Massaro/Lorenzo Massaro (PR), GM Celta/Team Race Cup, Race Cup

66 – Marcelo Torrão/Luc Monteiro (SP/PR), GM Celta/Team Race Cup, Race Cup

72 – Davi dal Pizzol/Renato Brancher (SC), VW Gol/Regicar Preparações, Gold Turismo Light

83 – Felipe Kelm/César Arandas (SP), GM Celta/Team Race Cup, Race Cup

88 – Rodrigo Sartori/Rafael Possenti (SC), VW Gol/Roger Preparações, Gold Turismo Light

147 – Léo Martins/Thiago Lopes (RJ/SP), GM New Onix/Scuderia Fast Racing, Turismo 1.4

222 – Edu de Paula/Léo Kowalski (SC), VW Gol/Duraline Racing, Gold Turismo Light

333 – Rafael de Paula/Stive Tokarski (SC/PR), VW Gol/Duraline Racing, Gold Turismo Light

412 – Vinícius Martendal/Jorge Marquez (SC), VW Gol/Regicar Preparações, Gold Turismo Light

Mais informações – Instagram:

Cascavel de Ouro (@cascaveldeouro) 

Legenda 1:

Juca Lisboa e Steve Tokarski venceram a Cascavel de Prata de 2022 pela SR Competições. Crédito: Daniel Gomes/SiGCom

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados