Apesar de acumular quatro participações no Rally dos Sertões, a edição de 2015 ficou marcada por grandes novidades para o piloto Gunter Hinkelmann. Em sua estreia ao lado do navegador Vinicius Castro, a dupla da Equipe Expert 4×4 enfrentou muitos desafios a bordo do modelo Próton, e ao longo das sete etapas disputadas entre os dias 2 e 8 de agosto fechou o certame na 4ª colocação da categoria Pro Brasil, e 14ª no geral entre os carros.
Em sua 23ª edição, a prova que reuniu os melhores pilotos e navegadores do país, teve largada de Goiânia, e surpreendeu os participantes logo no início das disputas, conforme explica Gunter. “Tivemos o Prólogo realizado em um autódromo, disputado todo ele em asfalto. Uma novidade e desafio para todos nós. Outra grande diferencial é que pela primeira vez o rali terminou no Sul do país com a chegada em Foz do Iguaçu”, conta o piloto.
Com um percurso de cerca de 2.917 quilômetros no total, e 1.487 de trechos cronometrados, o Rally dos Sertões testou a habilidade das equipes ao extremo. “Tivemos grande parte dos trechos em altíssima velocidade, com muitos saltos e trechos de trial. Mas, também temos que destacar as belíssimas paisagens por onde passamos”, analisa Gunter que também faz questão de elogiar as cidades que os receberam muito bem, com ótima infraestrutura, tanto para mecânica como para hospedagem. Houve acesso das equipes de apoio, facilitando toda a logística da caravana.
A prova
Após um ano de preparação do veículo Próton, desenvolvido pela Abadia Competições, Gunter e Vinícius largaram confiantes para um bom resultado. Apesar do quarto lugar alcançado na categoria Pro Brasil, a classificação final poderia ter sido ainda melhor, não fosse um incidente logo no início da disputa.
“Infelizmente quebramos o diferencial traseiro no primeiro dia, e sofremos uma dura penalização, que nos tirou da disputa com os ponteiros. Evoluímos no decorrer da prova, sanamos alguns detalhes no desenvolvimento do veículo com relação a transmissão que apresentou fragilidade. Por fim, marcamos um 5º melhor tempo no geral entre os carros nos dois últimos dias de prova, sendo também o primeiro carro nacional a completar”.
O entrosamento com o Vinicius na navegação também foi importante para o crescimento da equipe ao longo das etapas. “Foi a primeira vez que corremos juntos e a parceria evoluiu muito bem. O Bahiano, Vinicius, não cometeu nenhum erro, o que foi primordial para a escalada nos resultados”, explica.
Mesmo não tendo a chance de desfrutar como gostaria as belas paisagens que o roteiro do Rally dos Sertões oferece, Gunter não deixa de levar na bagagem alguns boas recordações. “É praticamente impossível aproveitar o visual durante a prova, porém, fizemos isso durante os deslocamentos. Vale destacar também o grande número de espectadores durante as etapas, o que abrilhantou ainda mais este Sertões, pois trouxe o público para dentro do rali”, completa.
Próximos capítulos
Após o balanço positivo do Rally dos Sertões, a equipe mira agora as próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. “Vamos encarar as próximas etapas de 2015 como uma evolução da parceria entre piloto e navegador, bem como o aprimoramento do carro para a disputa do título em 2016”, finaliza o piloto.
Gunter e Vinicius voltam a acelerar na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country prevista para o dia 4 de outubro, no Rally Rota SC.
Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos |+55 (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br









