Dakar 2009: Reinaldo Varela volta à competição após sete anos

O piloto paulista terá como companheiro Marcos Macedo, campeões do Rally dos Sertões 2008. O evento acontece de 03 a 17 de janeiro com largada em Buenos Aires, na Argentina

São Paulo, SP, 14 de novembro de 2008 – Os campeões do Rally Internacional dos Sertões 2008, na categoria Super Production, Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Rally Brasil), se preparam para o maior evento off-road do mundo, o Dakar 2009. Serão 17 brasileiros representando o país. A largada está programada para o dia 03 de janeiro em Buenos Aires e após percorrer mais de 9.500 quilômetros, sendo 5.650 km de especiais, terá chegada no dia 17 de janeiro, também na capital Argentina.

O Dakar será disputado pela primeira vez na América do Sul. A mudança de continente ocorreu devido às ameaças terroristas feitas à organização da prova, que colocavam em risco a integridade dos participantes, por conta disso, houve o cancelamento da 30ª edição do rali. A solução encontrada pelos organizadores do evento foi atravessar o oceano e trazer a competição para terras latinas, onde o terreno encontrado, é muito semelhante à região onde era disputado o Dakar.

A dupla, Reinaldo Varela e Marcos Macedo, que acumula diversos títulos nacionais e internacionais, parte para um desafio ainda maior, e irá competir lado a lado com as maiores feras do mundo off-road. Além dos brasileiros, a competição irá atrair pilotos e navegadores de 49 nacionalidades, totalizando 530 inscritos, divididos nas quatro categorias em disputa: carros, motos, caminhões e quadriciclos.

O Rally Dakar irá abrir a temporada de competições em 2009 para Varela e Macedo, a maratona inclui passagens pelas planícies da Patagônia, pelo deserto do Atacama e pelos Andes, que irão contribuir para testar a qualidade e resistência dos inscritos no Dakar 2009. “Estou ansioso para voltar a competir no Dakar, nesta edição em especial por ser em nosso continente”, destaca o piloto Reinaldo.

Para Marcos Macedo, participar do Dakar é o desejo de pilotos e navegadores. “Certamente o Dakar é o maior sonho de qualquer competidor de cross country, eu estou prestes a realizar esse sonho, que além de largar é completar a prova. Certamente é uma competição com outra dimensão, e extensão e meu maior desejo é conseguir completá-la”, afirmou o navegador.

Estes são os brasileiros inscritos no Dakar 2009: CARROS – Reinaldo Varela e Marcos Macedo – Mitsubishi – Rally Brasil; Jean Azevedo e Youssef Haddad – Mitsubishi – Petrobras Lubrax; Paulo Pichini e André Muniz – Mitsubishi – OffTech Rally Team; Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo – Mitsubishi – MMC Brasil. MOTOS – Carlos Ambrósio – KTM – Brasil Moto Tour; Fabrizio Bianchini – KTM – Infinity Rally Team; Antonio Escobar – KTM – Petrobras Lubrax; Rodolpho Mattheis – Yamaha – Petrobras Lubrax; José Helio – Honda – Honra Brasil; João Tagino – KTM. CAMINHÕES – André Azevedo e Maykel Justo – Tatra – Petrobras Lubrax. QUADRICICLOS – Carlo Collet.

Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Rally Brasil) têm o patrocínio de Mitsubishi, Pirelli, Divino Fogão, além de apoio da Itamotors, Borgwarner e Artfix.

PROGRAMAÇÃO DAKAR 2009

A prova, que acontecerá entre 03 e 17 de janeiro de 2009 na América do Sul. Confira abaixo os detalhes de cada dia:

Etapa 1 (sábado, 03 de janeiro) – Buenos Aires/Santa Rosa
Deslocamento: 196km;
Especial: 371km;
Deslocamento: 166km;
Total do dia: 733km.

Etapa 2 (domingo, 4 de janeiro) – Santa Rosa/Puerto Madryn
Especial: 237km;
Deslocamento: 600 km
Total do dia: 837 km

Etapa 3 (segunda-feira, 5 de janeiro) – Puerto Madryn/Jacobacci
Deslocamento: 70 km
Especial: 616 km
Deslocamento: 8 km
Total do dia: 694 km

Etapa 4 (terça-feira, 6 de janeiro) – Jacobacci / Neuquen
Deslocamento: 4 km
Especial: 459 km
Deslocamento: 25 km
Total do dia: 488 km

Etapa 5 (quarta-feira, 7 de janeiro) – Neuquen / San Rafael
Deslocamento: 173 km
Especial: 506 km
Deslocamento: 84 km
Total do dia: 763 km

Etapa 6 (quinta-feira, 8 de janeiro) – San Rafael / Mendoza
Deslocamento: 76 km
Especial: 395 km
Deslocamento: 154 km
Total do dia: 625 km

Etapa 7 (sexta-feira, 9 de janeiro) – Mendoza (ARG) / Valparaiso (CHL)
Deslocamento: 80 km
Especial: 419 km
Deslocamento: 317 km
Total: 816 km

Etapa 8 (domingo, 11 de janeiro) – Valparaiso / La Serena
Deslocamento: 245 km
Especial: 294 km
Deslocamento: 113 km
Total do dia: 652 km

Etapa 9 (segunda-feira, 12 de janeiro) – La Serena / Copiapo
Deslocamento: 88 km
Especial: 449 km
Total do dia: 537 km

Etapa 10 (quinta-feira, 13 de janeiro) – Copiapo / Copiapo
Deslocamento: 20 km
Especial: 666 km
Total: 686 km

Etapa 11 (quarta-feira, 14 de janeiro) – Copiapo / Fiambala
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total do dia: 680 km

Etapa 12 (quinta-feira, 15 de janeiro)- Fiambala / La Rioja
Deslocamento: 4 km
Especial: 253 km
Deslocamento: 261 km
Total do dia: 518 km

Etapa 13 (sexta-feira, 16 de janeiro) – La Rioja / Cordoba
Deslocamento: 161 km
Especial: 545 km
Deslocamento: 47 km
Total do dia: 753 km

Etapa 14 (sábado, 17 de janeiro) – Cordoba / Buenos Aires
Deslocamento: 224 km
Especial: 227 km
Deslocamento: 341 km
Total do dia: 792 km

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados