Materiais de construção terão redução de impostos até o fim de 2011
O governo decidiu prorrogar mais uma vez a desoneração fiscal dos materiais de construção. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para uma cesta de 45 produtos, venceria em dezembro, mas valerá durante todo o ano de 2011. Estão ainda em estudo a ampliação do benefício a mais produtos e mudanças no PIS e Cofins do setor. Segundo a Abramat, entidade que reúne os fabricantes do setor, essas medidas aumentariam o PIB em 1,2% em três anos, gerando um milhão de empregos. Apesar da redução do IPI desde abril, o governo recolheu 2,5% mais impostos na construção civil, ou R$ 45,9 bilhões.
Fonte: Mercado & Consumo – 01/12/2010
Supermercados registram alta de 3,85% nas vendas em outubro
Em comparação com o mesmo período de 2009, o décimo mês do ano trouxe crescimento real de 3,85% para os super e hipermercados. Já em relação ao mês anterior, a alta é de 7,02%. Os dados são da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). No acumulado de dez meses, o aumento em comparação com igual intervalo de 2009 é de 4,66%. Esse resultado se mostra estável nos últimos três meses.
A expectativa para as vendas de final de ano, no entanto, são positivas em razão de fatores macroeconômicos, como aumento da massa salarial e redução do desemprego. Evolução dos preços O Abrasmercado, análise da cesta de 35 produtos de consumo – realizada pela GFK -, mostrou aumento de preço de 3,59% em relação aos valores praticados em setembro deste ano. Feijão e tomate lideraram o aumento nos preços, com variações de 23,88% e 17,96%, respectivamente. Em compensação, cebola e água sanitária registraram as maiores quedas (-6,47% e -1.38%). Quando a base de comparação é outubro do ano passado, verifica-se variação positiva de 9,60%.
Fonte: Supermercado Moderno – 30/11/2010
Crédito chega a 47% do PIB
O volume de crédito na economia subiu 1,9% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, chegando a R$ 1,645 trilhão. Nos últimos 12 meses, a oferta de crédito teve crescimento de 20,3%, movida por uma forte demanda dos financiamentos à habitação, crédito direcionado e sazonalidade de final de ano. O volume representa 47,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e deverá superar a previsão do Banco Central para o total do ano, de 48%.
Fonte: Mercado & Consumo – 01/12/2010
População brasileira cresce 12,3% na década
Números do Censo 2010, do IBGE, mostram que o Brasil tem 190,7 milhões de habitantes, 12,3% mais que no ano 2000. Os moradores das cidades representam 84,32% da população e o campo, 15,65%. O país tem hoje 3,9 milhões mais mulheres do que homens. O Estado de São Paulo reúne nove dos dez municípios com maior proporção de homens, mas o que fez a diferença nessas cidades foi a instalação de presídios nos últimos dez anos. Na média, o Brasil tem 3,3 moradores por domicílio, ante 3,75 em 2000, refletindo o aumento das famílias com menos pessoas e da população single.
Fonte: Mercado & Consumo – 01/12/2010
Americana Sara Lee compra paranaense Café Damasco
A americana Sara Lee anunciou a compra da paranaense Café Damasco por R$ 100 milhões, dando um passo para consolidar sua liderança no mercado brasileiro. A companhia ficou em primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) de 2009, seguida de perto pela 3 Corações, joint venture (associação) do grupo nordestino Santa Clara com a suíça Strauss-Elite. As duas companhias têm, cada uma, cerca de 20% do setor de café no País.
O valor pago pela Café Damasco, que tem sede em Curitiba e é líder no mercado paranaense, equivale a um ano de faturamento, segundo comunicado divulgado pelo grupo americano. De acordo com a Sara Lee, o negócio deverá ser concluído ainda hoje e será enviado para aprovação dos órgãos de defesa da concorrência. Fontes da indústria de café dizem que a Damasco poderia ser considerada uma empresa de grande porte do mercado nacional – no ranking de 2009 da Abic, aparecia em sétimo lugar.
Além da sede e da fábrica em Curitiba, a empresa tem uma planta industrial em Salvador, que a Sara Lee pretende usar para melhorar a distribuição de seus produtos no Nordeste. O grupo americano, que fatura US$ 11 bilhões em todo o mundo, chegou ao País em 1998, com a aquisição da Café do Ponto, então a segunda maior companhia do mercado brasileiro. Hoje, detém várias marcas importantes no setor de café, como Pilão, Caboclo, Moka e Seleto – todas de maior expressão no Rio e em São Paulo, maiores mercados consumidores do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: O Estado de S. Paulo – 30/11/2010









