Sertões 2011: Apesar de manter os pés no chão, Cotton e Eduardo Costa prometem brigar pelo título

Dupla da ProMacchina/Cotton Motorsport tem como principal objetivo completar o rali, mas sem deixar a competitividade de lado

São Paulo, 03 de agosto de 2011 – A dupla Marcus Cotton e Eduardo Costa, da ProMacchina/Cotton Motorsport, vive a expectativa final antes da largada oficial do Rally Internacional dos Sertões, que acontece no próximo dia 09, de Goiânia (GO), com destino a Fortaleza (CE). Ao todo serão 10 dias de disputa, onde serão percorridos cerca de 4.026 quilômetros. Contando com equipamento de ponta, e toda experiência da ProMacchina Motorsport, Cotton e Eduardo têm como principal objetivo concluir as 10 etapas do rali, mas prometem brigar pelo título da categoria Pró Etanol, a bordo da Protom.

Após uma tentativa frustrada em 2001, quando completou apenas duas especiais do rali, Cotton retorna ao Rally dos Sertões melhor preparado, e apesar de enaltecer a qualidade dos adversários, acredita que ao lado de Eduardo Costa tem condições de chegar à Fortaleza entre o seleto grupo dos 15 melhores na categoria carros. “Depois de 10 anos fora do rali, minha expectativa principal é terminar a prova. Lógico que terminar bem classificado será melhor ainda, mas estou com os pés no chão, e sei que preciso acumular experiência, ritmo e redescobrir meus limites, para então brigar por títulos. O grid está muito forte, e será intensa a briga pelas primeiras posições na geral. Teremos uma estratégia mais conservadora, mas vamos lutar para estar neste seleto grupo, afinal estamos falando de mais de 60 inscritos”, analisou o piloto.

Conhecendo todas as dificuldades que envolvem a disputa do Rally dos Sertões, onde muitas equipes acabam ficando pelo caminho e chegam a abandonar a competição antes da linha de chegada, Eduardo diz que será preciso cuidado redobrado para chegar ao final. “Basicamente nossa expectativa é chegar com o equipamento inteiro todos os dias, sem quebras. O Sertões é um rali de ‘sobrevivência’, onde você precisa andar forte, mas cuidar muito bem do carro para poder chegar todos os dias, e qualquer descuido pode te tirar facilmente da prova”, declarou.

Os competidores inscritos nos Sertões terão pela frente um roteiro bem diversificado, com bastante variedade de pisos, muitos obstáculos, especiais longas e duras, e Cotton ressalta que será preciso encontrar o equilíbrio entre ser rápido e poupar o equipamento. Já Eduardo acredita que será um verdadeiro teste para as equipes de apoio.

Faltando uma semana para a largada da primeira etapa do rali, a equipe realiza os últimos acertos, e conta os dias para o início da disputa. “Esta última semana antes da competição é quando a TPR – tensão pré-rali – está no auge. A ansiedade aumenta, e temos que manter um check-list muito bem organizado e seguir o planejamento para não deixar nada pra trás”, analisou Eduardo.

Na temporada, a ProMacchina/Cotton Motorsport participou apenas duas provas, onde viveu momentos distintos. “Em Barretos, tivemos problemas e nem largamos, já em Botucatu, na disputa do Sertões Series, vencemos a prova na categoria Pró-Etanol, e ficamos em quinto na geral, devido a uma penal de um minuto que sofremos. Estamos chegando para os Sertões otimistas, gostaríamos de ter testado mais alguns equipamentos no carro, como a versão 2 do motor que desenvolvemos, e novos amortecedores, mas infelizmente ficamos no limite do nosso orçamento, e de tempo, seria muito arriscado também mudar o motor, sem que houvesse pelo menos uma prova antes do rali”, contou Cotton.

Eduardo completa dizendo que por se tratar de um período de desenvolvimento do carro e equipe, o balanço é positivo até o momento. “Tivemos algumas quebras, e se tivéssemos mais tempo, e recursos poderíamos ter tido uma preparação mais rápida, mas creio que estamos em um nível muito bom, e agora é só uma questão de sintonia fina para a prova”, disse.

DE OLHO NA DISPUTA DO SERTÕES SERIES

Para Cotton e Eduardo também estará em jogo pontos importantes para o calendário do Sertões Series, prova também organizada pela Dunas, responsável pelo Rally dos Sertões. Até o momento, a dupla lidera a categoria Pró Etanol, sendo que as quatro primeiras etapas do rali pontuam também para o Series. “Nossa idéia é andar rápido no primeiro dia, e comparar o nosso desempenho com o do Reinaldo Varela (vice-colocado na categoria), e só então decidirmos o que fazer nos próximos dias. Mas, sabemos que a missão será muito difícil, pois considero nosso adversário muito experiente, e rápido, e conta com uma equipe muito forte”, explicou o piloto.

Desde a última etapa em que estiveram em ação, o Protom da dupla passou por algumas modificações. “De Botucatu para os Sertões mudamos os freios radicalmente, efetuamos novos ajustes nos amortecedores e molas, e utilizaremos rodas mais leves e resistentes. Também fizemos alguns ajustes finos no mapa de injeção, buscando economia de combustível sem perder desempenho”, completou Cotton .

A Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport conta com Patrocínio de Amvox Eletrodomésticos, Rede Camargo Combustíveis e Revista FullPower, e Apoio da ASA Advogados e Associados.

Roteiro Rally dos Sertões 2011

1ª etapa – 10/08
Goiânia (GO) a Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 143 km
Trecho especial: 83 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 236 km

2ª etapa – 11/08
Pirenópolis (GO) a Porangatu (GO)
Deslocamento inicial: 37 km
Trecho especial: 290 km
Deslocamento final: 257 km
Total do dia: 584 km

3ª etapa – 12/08
Porangatu (GO) a Gurupi (TO)
Deslocamento inicial: 66 km
Trecho especial: 285 km
Deslocamento final: 104 km
Total do dia: 455 km

4ª etapa – 13/08
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 16 km
Trecho especial: 140 km
Deslocamento final: 50 km
Total do dia: 206 km

5ª etapa – 14/08
Porto Nacional (TO) a Lizarda (TO)
Deslocamento inicial: 140 km
Trecho especial: 330 km
Deslocamento final: 1 km
Total do dia: 471 km

6ª etapa – 15/08
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km

7ª etapa – 16/08
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 306 km
Deslocamento final: 6 km
Total do dia: 322 km

8ª etapa – 17/08
Barra do Corda (MA) a Teresina (PI)
Deslocamento inicial: 9 km
Trecho especial: 210 km
Deslocamento final: 321 km
Total do dia: 540 km

9ª etapa – 18/08
Teresina (PI) a Sobral (CE)
Deslocamento inicial: 71 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 181 km
Total do dia: 505 km

10ª etapa – 19/08
Sobral (CE) a Fortaleza (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km

Premiação 19º Rally Sertões – 20/08
Fortaleza (CE)

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana Santos
(11) 5016-6113 / 9972-6966 / Id 98958*1
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados