São Paulo, 25 de outubro de 2011 – Em Ribeirão Preto, neste sábado (22/10), no interior de São Paulo, foi concluída a última das sete etapas do Mitsubishi Cup e foram definidos os campeões da temporada 2011. Durante as três provas do dia, os competidores estiveram em concentração absoluta para garantir o melhor resultado da rodada, e não foi diferente com a mais nova dupla do certame. A piloto Helena Soares e a navegadora Doris van Hees deram show de pilotagem e navegação na categoria L200 RS, chegando ao final com sensação de dever cumprido.
Para Helena Soares a última etapa do Mitsubishi Cup, foi um presente com especiais bem rápidas e técnicas. “Foram muitas retas com leves curvas deliciosas para acelerar e alguns ganchos incríveis no final delas. As inúmeras curvas de nível e um piso misto, que hora era mais duro com um grip relativamente bom, outras vezes, apresentou cascalho um pouco mais liso. Havia ainda, areia em trechos mais pesados, que formavam facões, onde calçava muito e com risco de atolar. Essas mudanças de piso numa mesma especial me mostrou uma técnica diferente que não havia comprovado, já que muda completamente o ponto de frenagem para entrar nas curvas”, contou a piloto.
E, segundo Helena, a prova continha muitas curvas de 90 graus, encontradas tipicamente em canaviais. “Esta foi uma das etapas que mais gostei por ter reunido todas essas dificuldades e ainda ser dinâmica para navegação e para a pilotagem. Em uma das retas conseguimos desenvolver 147 km/ph. A prova exigiu bastante navegação, muito prazerosa para a pilotagem e equilibrada para os dois integrantes do cockpit”, ressaltou.
A NOVA DUPLA FEMININA
Para a navegadora Doris van Hees a estreia na Mitsubishi Cup foi memorável. “Para mim foi uma experiência e tanto. Navegar para uma mulher e no carro L200 RS foi inédito e emocionante, no começo deu um pouco de medo, mas senti a Helena segura e como ela afirmava que estava no controle, então foi fácil relaxar e fazer a minha parte. No Cup pude rever velhos amigos e fazer novas amizades”, contou Doris.
“Navegar para a Helena foi ótimo, ela é calma e exigente, isso é bom, a cada prova vejo que ainda tenho muito que aprender. Nunca tinha visto de perto uma execução de um Punta Taco – ato para ganhar tempo no contorno de curvas – feito com perfeição, ela fez com categoria, tem potencial”, completou a navegadora.
A companheira de Doris van Hees na sétima etapa da Mitsubishi Cup garantiu que as expectativas foram superadas. “Por se tratar de uma prova de velocidade com uma pitada de cross-country, onde as referências são bem curtas e muitas referências para a navegação. Muitas curvas, freadas e derrapagens dificultam ao navegador manter a medição da prova, obrigando-o a corrigir o odômetro todo tempo, achei que ela iria demorar um pouco mais a se adaptar. Mas, a Doris é bastante dinâmica, não deixa a peteca cair diante das dificuldades e se saiu muito bem”, enfatizou a piloto Helena Soares.
Continuou. “Ela foi bem dedicada e concentrada. Procurei deixá-la bem confortável para atuar como esta acostumada, depois durante o percurso fomos ajustando o entrosamento. Não pensamos em resultados, queríamos só andar bem dentro dos nossos limites, com segurança sem colocar a prova e nossa integridade física em risco, e nos divertir”.
A surpresa para a dupla feminina veio com o resultado da etapa. “Ficamos muito satisfeitas, foi realmente uma surpresa, pois sabemos que poderia ter sido até melhor. Aprendi que não se atribui o erro a uma pessoa só dentro do carro, a responsabilidade é da dupla, e perdemos alguns segundos com pequenas falhas. Para mim também foi uma preocupação em andar bem, em não errar e colocar tudo a perder, pois na Cup é tudo ou nada, centésimos de segundo decidem a prova”, disse Helena.
AGRADECIMENTOS
“Quero agradecer a Equipe Codipar, por ter me cedido a Doris, a ela por ter aceitado o convite. Foi muito bom estar ao lado do ‘casal rali’, Willem e Doris. Com certeza foi uma experiência única para mim como piloto, acredito que evolui um pouco mais. Quero parabenizar a Mitsubishi pela realização de mais uma excelente etapa, aos vencedores das provas e do campeonato que deram verdadeiro show de competência. E, também, a equipe 4X4 Experts, responsável pela preparação do meu carro e apoio mecânico. Muito obrigada!”, finalizou Helena Soares.
Resultado da categoria L200RS – Mitsubishi Cup – Ribeirão Preto, 22/10/2011:
1)Peterson Silva de Oliveira / Gilson Rocha
2)João Carlos Narciso da Silva Cardoso/ Sidinei Broering
3)Ângelo Rinaldo Guazzelli / Ewerton Khoury de Silva
4)Celio Di Pace /Arthur Vitorino Di Pace
5)Régis Braga Maia/ Rogério Almeida
6)Rodrigo Rezende Leis / Flávio Bisi
7)Gustavo Rodrigues Xavier / Neurivan Calado Barbosa
8)André Franco de Miranda / Caio Tamer Maccagnan
9)Helena Regina Soares / Doris van Hees
10)Eduardo Moré / Wladimir Grunenberg Alves Reis
11)Cleber Rodrigues Rosa / Eduardo Regis Guimarães Rebouças
12)Bartolomeu de Carvalho Nunes / Fábio Rogério Pedroso
13)Rodrigo Khezam / Giuseppe Jansen Mirone
14)Edu Piano / Sólon Mendes da Fonseca Junior
15)Armando Bispo / João Victor Alves Ribeiro
Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana Santos
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966 (Vivo) / 8194-0775 (TIM)
www.sigcomunicacao.com.br









