Apesar das dificuldades, RN 1500 serviu como teste para Carqueijo/Roberlena

A chuva foi o maior obstáculo dos competidores que estiveram no Rio Grande do Norte participando da 12ª edição do rali

São Paulo, 05 de maio de 2009 – Todo o trabalho de meses da organização do RN 1500, e das 117 equipes que confirmaram presença no maior rali cross country do norte/nordeste do país, foi colocado a prova, depois da enorme quantidade de chuva que caiu no estado. Da programação inicial de quatro dias de disputa, apenas dois foram realizados, ainda assim, com trechos cancelados. Foram muitas as dificuldades para o piloto Marcelo Carqueijo, e a navegadora Roberlena Moraes, apesar da estreia na competição não ter acontecido da maneira esperada, a dupla encara de forma positiva a experiência, que serviu como teste para o Rally dos Sertões, em junho.

Logo no primeiro dia do rali, os competidores tiveram uma pequena prova do que viria pela frente. Partindo de Natal, as equipes seguiriam até Currais Novos, porém a chuva já havia feito estragos, e muitos trechos ficaram instransponíveis. Por isso, dos pouco mais de 100 quilômetros previstos, apenas 38 foram navegados. E se a situação já estava complicada para a dupla, após um problema com os pneus ficou ainda mais difícil.

“Preparamos nosso carro com a configuração que iremos para o Rally dos Sertões, por isso, ele estava com um pouco mais de carga, o que acabou sobrecarregando os pneus. Para piorar, a primeira especial tinha muitas pedras, e tivemos dois pneus furados. Como a prova era muito curta, não compensava a troca, e isso prejudicou no nosso tempo final”, contou Carqueijo.

Para não comprometer a segurança dos competidores, a segunda etapa do RN 1500, que iria de Currais Novos até Assú precisou ser cancelada. Não bastasse a péssima condição das trilhas que ficaram completamente alagadas, uma ponte que ruiu impossibilitou de vez a realização da especial. Desta forma, todas as equipes seguiram direto para o município de Assú, de onde largariam na manhã de sábado (02).

Com o cancelamento de um trecho da primeira etapa, e a não realização da segunda, deixou todos com sede de competição. Por isso, no terceiro e penúltimo dia de rali a vontade era de acelerar muito, mas novamente todos foram surpreendidos pela chuva e atoleiros. “A especial era de 148 quilômetros, mas a nossa categoria (carros) travou, por conta de carros que ficaram atolados no caminho, impossibilitando a passagem de outros veículos. Com isso, tivemos apenas 23 quilômetros apurados de prova, e não deu para recuperar o tempo perdido, nem diminuir o tempo total”, lamentou o piloto.

O quarto e último dia de rali foi um ‘banho de água fria’ em quem esperava fechar a competição nas dunas da capital potiguar. Apesar da categoria motos ter conseguido percorrer todo o trecho da especial, nos carros, algumas equipes se reuniram e decidiram não largar, para não comprometer a integridade dos participantes. No final, a organização acabou acatando a decisão da maioria, e cancelou a última etapa. No acumulado geral, Carqueijo e Roberlena terminaram com a 9ª posição da categoria Production T2.

Nos carros, o título do RN 1500 ficou com Maurício Neves/ Leandro Ferrarini, com Antonio Francioso/Rafael Capoani na segunda colocação, e Felipe Bibas/Emerson Cavassin em terceiro.

DE OLHO NOS SERTÕES

Apesar da frustração com o cancelamento de duas etapas, nem tudo foi perdido para a dupla paulista, já que as situações extremas serviram de preparação para um desafio ainda maior, que é o Rally dos Sertões, a maior competição off-road das Américas. “Apesar das chuvas, tivemos a possibilidade de testar todos os equipamentos para os Sertões. Tivemos muitas adversidades, mas o carro se comportou muito bem, apesar dos terrenos difíceis, o Mitsubishi TR4 não apresentou nenhum defeito. Testamos também a calibragem dos pneus, e o problema na primeira especial mostrou o que temos a melhorar até os Sertões”, finalizou Carqueijo.

Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes contam com o apoio de: Goodyear, Droga Rani, e Wollner.

Assessoria de Imprensa:
SiG Comunicação
Silvana Grezzana / Luciana Gomes
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados