Rally RN 1500: Codipar Racing avalia primeira participação

Casal Willem e Doris van Hees fez sua estreia na competição

São Paulo, 05 de maio de 2009 – Na 12ª edição do maior rali off-road da região norte/nordeste do país, o Rally RN 1500, a chuva foi o principal adversário. A prova aconteceu de 29 de abril a 03 de maio, e pontuou também pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Os competidores, principalmente na categoria Carros, foram os mais prejudicados com o clima que desestruturou todo o percurso anteriormente programado para mais de 900 quilômetros, entre especiais e deslocamentos. As paisagens exuberantes da região que se transformaram em imagens desoladoras e de tristeza vendo a população local.

A equipe Codipar Racing, dupla Willem e Doris van Hees, competiram com carro Troller e na soma dos quatro dias de prova cronometraram pouco mais de 80 quilômetros de percurso disputado. “De prova tivemos muito pouco. Não havia nada a ser feito, as condições climáticas acabaram com qualquer possibilidade de realização das especiais. Lamentamos muito, pois seria uma belíssima prova”, explicou o piloto.

A navegadora o que se tirou foi a preparação da equipe numa adversidade como o que enfrentaram. “Não dá pra se falar colocação e resultados positivos, pois não tivemos oportunidade de disputar com os trechos da forma que se encontravam. O que aproveitamos é com relação aos equipamentos que foram testados ao máximo, no que diz respeito à lama e muita água. Resistiram bem e agora é revisar tudo na chegada a São Paulo para os próximos treinos que faremos antes do Rally dos Sertões”, ressaltou Doris.

Os 117 inscritos no RN 1500, entre motos, quadriciclos e carros, logo no primeiro dia do rali, tiveram uma pequena prova do que viria pela frente. Partindo de Natal, as equipes seguiriam até Currais Novos, porém a chuva já havia feito estragos, e muitos trechos ficaram instransponíveis. Por isso, dos pouco mais de 100 quilômetros previstos, apenas 38 foram navegados.

Para não comprometer a segurança dos competidores, a segunda etapa do RN 1500, que iria de Currais Novos até Assú precisou ser cancelada. Não bastasse a péssima condição das trilhas que ficaram completamente alagadas, uma ponte que ruiu impossibilitou de vez a realização da especial. Desta forma, todas as equipes seguiram direto para o município de Assú, de onde largariam na manhã de sábado (02).

Na terceira etapa, foi a vez de enfrentarem lama e muitas poças d’água, com isso alguns carros não conseguiram passar, ficaram atolados. O trecho cronometrado teve início e fim no município de Ipanguaçu, distante 210 quilômetros da capital potiguar, e a especial foi divida em três partes. Em um primeiro momento, os competidores percorreram 33 quilômetros, porém, um carro atolado impediu que as equipes prosseguissem, e a prova teve que ser interrompida. Após issoo foram mais 10 até o radar e mais 30 até o final do dia, totalizando 73 quilômetros.

O quarto e último dia de rali foi um ‘banho de água fria’ em quem esperava fechar a competição nas dunas da capital potiguar. Apesar da categoria motos ter conseguido percorrer todo o trecho da especial, nos carros, algumas equipes se reuniram e decidiram não largar, para não comprometer a integridade dos participantes. No final, a organização acabou acatando a decisão da maioria, e cancelou a última etapa. No acumulado geral, Willem e Doris van Hees terminaram com a 12ª posição da categoria T1.

Willem e Doris van Hees recebem o patrocínio da Codipar – Equipamentos e Assessoria para Indústria Alimentícia, da Radiex – Produtos Automotivos, DXLub e apoio UiU Filmes.

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana/ Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados