Categorias
Sem categoria

Após perder o carro, Rally dos Sertões termina de forma surpreendente para Helena Deyama

São Paulo, 06 de julho de 2009 – Elas perderam o carro em um incêndio que destruiu o Mitsubishi Pajero TR4 da dupla, perderam documentos, equipamentos alugados, dinheiro, cartão de crédito, celular, e deram adeus ao sonho de concluir a 17ª edição do Rally dos Sertões. E, quando tudo indicava que a edição 2009 do rali ficaria marcada como um pesadelo para Helena Deyama e Joseane Koerich, a solidariedade de amigos e competidores fez com que o final dessa história surpreendesse a todos.

Experiente em desafios, Helena encarava o seu 10º Rally dos Sertões, ao lado da navegadora Josi, tinha tudo para chegar à frente, e fazer bonito concorrendo ao lado da grande maioria dos competidores do sexo masculino. Porém, um incêndio na sétima etapa pôs um ponto final na disputa da dupla. Após o momento de grande frustração e tristeza, elas contaram com o apoio por onde passavam para seguir em frente, inclusive de adversários, que deixaram a competitividade de lado, e se mostraram solidários ao incidente com a dupla.

O primeiro a tomar uma atitude para ajudar Helena, foi o amigo e experiente piloto Reinaldo Varela. “Ele teve a ideia, durante o briefing dos competidores de fazer uma rifa de um jogo de pneus Goodyear, de competição. Na mesma hora todos aderiram à iniciativa, e começaram a comprar os números que foram confeccionados em papel no improviso, a Nani esposa do Varela ajudou, junto com a Josi, e até os pilotos de moto compraram a rifa”, contou Helena.

Mas este foi apenas o início da reviravolta na história. A rifa foi sorteada na festa de premiação, dia 04, em Natal. No momento do sorteio, Helena foi chamada à frente para que fizesse um depoimento. Muito surpresa, e emocionada, Helena contou que em todos esses anos participando da competição, aprendeu que a prova é uma lição de vida. “Esse ano essa lição foi um pouco mais dura. Ainda não tinha caído a ficha do que ocorreu, e só me serviu para mostrar que nas horas difíceis, é que você vê que tem amigos verdadeiros, e que o rali é uma grande família”, afirmou Helena, emocionando a todos.

Após o discurso, foi feito o sorteio da rifa dos pneus, e o grande vencedor foi o diretor de prova, Jaime Santos, que agradeceu, porém não pôde aceitar o prêmio, pois não teria como levar para casa, pois mora em Portugal. Sendo assim, decidiu fazer uma doação dos pneus, proporcionando um novo sorteio. Com a sugestão da navegadora Josi, foi decidido que seria feito um leilão.

O leilão saiu para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Clayton Pinteiro, concluído em R$ 3.100,00. Este, novamente não quis o prêmio e sugeriu que o mesmo fosse doado a uma instituição de caridade. Certa de que as emoções já haviam terminado Helena, foi novamente pega de surpresa. Desta vez, pelo piloto da equipe Volkswagen, o príncipe do Qatar, Nasser Al-Attiyah, em uma atitude muito digna, após entender o que estava acontecendo, decidiu doar uma quantia em dinheiro para Helena.

Como não fala português, Nasser escolheu seu companheiro de equipe, o brasileiro Eduardo Bampi como porta-voz. Segundo Bambi, o piloto estrangeiro ficou muito comovido com a história, e por isso, doou a Helena à quantia de 20 mil dólares. “Nunca passei por tanta emoção em minha vida, ele fez essa doação, e disse que quer nos reencontrar na próxima edição do rali. Houve também, nessa hora uma certeza de quebra de preconceitos, de estigmas de existir uma dupla feminina nas provas de rali”, disse Helena, certa de que a 17ª edição do Rally dos Sertões foi a mais tocante de toda a sua história.

“Não posso esquecer de dizer que a Josi foi muito mais que uma navegadora, foi uma companheira de verdade, uma guerreira em todas as horas”, finalizou Helena, complementando dizendo que a dupla já tem planos de correr novamente, na 18ª edição do Rally dos Sertões.

A equipe Luart Rally conta com patrocínio da Goodyear e apoio das Rodas Scorro, Academia 4Fit, Guinchos Hipull, Mormaii, OGZ Off Road Adventure, Fusão Impressão Digital e FourWhell Acessórios.

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana/ Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

17ª Etapa do Rally dos Sertões chega a seu final!

Após dez etapas de competição, chega ao final a maior aventura off road do Brasil, o Rally dos Sertões realizado entre os dias 23 de junho e 04 de julho cruzando os estados de Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Equipes de carros, caminhões, quadriciclos e motos foram recebidas com muito entusiasmo a 30 km do centro da capital do Rio Grande do Norte, Natal, em um cenário de dunas, literalmente a cara do rally.

Nas motos mais uma vitória do paulista Zé Hélio, de Honda CRF 450X, nos caminhões o trio da Ford Racing Trucks reverteu no último dia a desvantagem e superou equipe comandada por Amable Barrasa, sagrando-se tri campeã da competição. Nos carros, o piloto espanhol Carlos Sanz, venceu o emocionante duelo interno da equipe Volkswagen e terminou os 5.056 quilômetros apenas 1min04s9 a frente de Nasser Al-Attiyah e nos quadriciclos vitória de Cristiano Batista, com um Suzuki 450 cc.

Os patrocinadores da ação do Projeto Idéia Fixa durante esta etapa o piloto Jean Azevedo e o navegador Youssef Haddad foram os melhores brasileiros entre os carros nesta 17ª edição, conquistando a vitória na Protótipos e o terceiro lugar atrás apenas dos veículos oficiais da WV. Nos caminhões, o trio André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto, mesmo tendo enfrentado problemas conquistou o terceiro lugar na categoria T4.2, para veículos acima de quatro toneladas.

Porém se para equipes de apoio, técnica, organização, jornalistas e competidores a poeira já baixou e as coisas estão voltando ao normal, para Tânia Mara e Edu Abreu, ainda restam por volta de 3.000 KM de solidariedade pelo caminho de volta.

Eles estarão deixando Natal – RN na manhã desta segunda feira dia 06 de julho rumo a São Paulo. E através de uma rota especialmente traçada estarão dando continuidade ao trabalho do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome, “Sorria para o Rally”, com a distribuição dos kits e ainda pelo projeto Idéia Fixa pela Educação e Cultura com a distribuição das mini bibliotecas.

Até o momento foram doados 2.500 livros de histórias infantis da Fundação Educar DPASCHOAL, 450 kits com creme dental que foram cedidos pela Equipe Petrobras Lubrax, mais de 1.000 peças de roupas usadas, 50 pares de sapatos usados, além de fogões, colchões, brinquedos entre outras doações.

A “saga” dos voluntários do Idéia Fixa deve chegar ao seu final no dia 10 próximo e deve beneficiar ainda por volta de 500 pessoas.

“Completei 11 anos de Rally dos Sertões este ano. Passei por momentos difíceis ainda em Goiânia, quando perdi meu pai, comemorei mais um aniversário durante a prova e pude mais uma vez, cumprir o meu dever de cidadã com as ações do Idéia Fixa que completou seu sétimo ano.

Ensinamos algumas coisas, mas aprendemos muitas outras e uma das maiores lições que ficará marcada por toda minha vida é a de que devemos acreditar sempre que com determinação, garra, coragem e respeito ao próximo poderemos em breve vislumbrar um mundo melhor e que ficaremos presentes na memória por muitos anos de todas as pessoas que foram beneficiadas com nossas doações.”, concluiu Tânia Mara.

Patrocinadores do Projeto: Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Equipe Petrobras Lubrax, Emy Perfumaria, Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports, Veyance Technologies (Goodyear Engineered Products).

Apoiadores do Projeto: Asa Alumínio, Aymoré Financiamentos, 3DMEDIA Visual – www.3dmediavisual.com.br, Galdino WS – www.galdino.ws, Johnson Diversey, Performance Academia, Tendas Kagê, Sig Comunicação, Site Superlicença – www.superlicenca.com.br, GSC Eventos Especiais e SESC de Poços de Caldas – MG.

Crédito das Fotos: Tânia Mara e Edu Abreu

Projeto Idéia Fixa
www.projetoideiafixa.org
(35) 9162-7707