Categorias
Sem categoria

Festa de lançamento do carro de Renato Rattes e equipe RS Racing agitou Guarujá no final de semana

São Paulo, SP, 01 de setembro de 2009 – Após dois meses longe das pistas, o piloto Renato Rattes retorna para a disputa da Copa Vicar, categoria de acesso da Copa Nextel, principal categoria da Stock Car. Volta totalmente repaginado. Equipe e carros novos fazem parte do planejamento para o paulista de Diadema se destacar no campeonato. O lançamento dessas novidades aconteceu com um almoço para mais de 300 pessoas entre imprensa, patrocinadores, amigos e familiares no dia 29 de agosto, no Guarujá, litoral Sul de São Paulo, na propriedade de um dos sócios da equipe RS Racing / Zuffo Motorsport, José Antônio Fragoas Zuffo.

Para as cinco etapas restantes da temporada o piloto se uniu à equipe RS Racing/Zuffo Motorsport, uma empresa brasileira de competições automobilísticas e eventos esportivos, que também marca sua volta ao circuito. Tradicional no meio, a RS é comandada pelo consagrado Rui Salles Lima Junior.

Na liderança da equipe o experiente Sandro Marcon, que selecionou um corpo técnico de peso, começando com o mecânico Luiz Pilon, o Luizão que já foi preparador do ex-piloto de Stock Car Carlos Col, atual dirigente da Vicar e, vários outros renomados pilotos.
Ao todo, serão oito profissionais para acompanhar o passo a passo de Rattes nas pistas. “Nossa postura para autuar neste ano será totalmente agressiva. Temos que recuperar o tempo que ficamos afastados e também colocar o nosso piloto no topo da lista”, afirma Sandro Marcon.

Desta união, surgiu um outro grande apoiador e incentivador, a Zuffo Motorsports, parceiro da RS desde 2008. Seu fundador, José Antonio Fragoas Zuffo é um entusiasta do automobilismo, tanto que possui uma coleção de carros campeões da Stock Car. Além disso, mantém na garagem modelos históricos de automóveis e motos. Quem esteve no lançamento da equipe pode conferir alguns de seus mais de 140 modelos da coleção e ouvir o ronco do novo projeto da equipe, um protótipo de 700 cavalos que entrará nas próximas disputdas das Mil Milhas Brasileiras.

O carro de Rattes ganhou aerodinâmica moderna, layout ousado que se aproxima dos da Nascar. O veículo entrará pela primeira vez para teste na pista de Jacarepaguá no Rio de Janeiro no dia 18 de setembro onde acontecerão os primeiros treinos para a 5ª etapa.
Renato competiu nas primeiras quatro etapas da Sock Car Copa Vicar 2009 com a equipe Action Power. Uma fatalidade ocorreu com a equipe após a etapa de São Paulo, em julho, onde houve um incêndio na carreta da equipe quando retornavam para sua sede em Curitiba queimando todos os carros e equipamentos.

Durante o lançamento Renato emocionado agradeceu a presença de todos. “É um grande projeto que vamos viabilizar a partir de agora. Tenho muita gratidão pelo esforço da equipe para a preparação do carro, da minha família, da minha noiva, dos amigos e patrocinados. tenho certeza que estou em boas mãos com excelentes profissionais, cheios de garra e vontade, carro novo, casa nova, bolha nova, agora com a Chevrolet. O objetivo é acertar o carro e partir para as primeiras posições no grid. O equipamento é zero, nunca foi para as pistas e com certeza conseguiremos um ótimo acerto”, disse Rattes.

Sobre o piloto: na Stock Car, Rattes faz sua terceira temporada. Começou na Stock Junior, em 2007. Engenheiro de formação, Renato, 37 anos, é empresário e amante declarado de fortes emoções. Nas horas de folga, pratica pára-quedismo, kart e corre maratonas. Descobriu o automobilismo em 2000 e não parou mais. Recorda com emoção, seu primeiro título, o de Campeão paulista de 2002 na categoria Marcas e Pilotos.

Histórico Renato Rattes – confira algumas conquistas como piloto:

– 500 Milhas da Granja Viana – 6º Lugar
– 1000 Milhas de Interlagos – Protótipo Audi / 2002 – 12º Lugar
– 1000 Milhas de Interlagos – Protótipo Audi / 2003 – 11º Lugar
– Campeonato Paulista de Velocidade na Terra 2001 – Rally – Campeão
– Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2002 – Rally – Vice Campeão
– 60 Milhas de Piracicaba 2002 – Rally – Campeão
– Campeonato Paulista Turismo N ( C ) – Interlagos – 2002 – Campeão
– Campeonato Paulista Turismo N – Interlagos – 2003 – Bi Campeão
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2004 – Tri Campeão
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2005 – 3º Colocado
– Campeonato Paulista Marcas e Pilotos – Interlagos – 2006 – Vice-Campeão
– Campeonato Brasileiro Stock Car Jr – 2007
– Campeonato Brasileiro Stock Car V-8 Chevrolet Vicar – 2008
– Campeonato Brasileiro Stock Car V-8 Vicar – 2009
– 60 Milhas de Velocidade de Piracicaba 2009 – campeão

Sobre a RS Racing: uma empresa brasileira de competições automobilísticas e eventos esportivos. Tradicional no circuito há 15 anos é, hoje, comandada pelo experiente Rui Salles Lima Junior, piloto revelação da escola Kart Center, na década de 80. Na época, Rui foi convidado para correr na Kim Russel Racing Drivers School, a mais renomada escola de pilotos do mundo, localizada em Donington Park, Inglaterra. Retornou ao automobilismo brasileiro em 2004 atuando nos bastidores. A RS estreou na Stock Car, em 2007, na categoria Copa Nextel com estrutura e carros próprios. Volta depois de dois anos apostando em Renato Rattes.

Os Patrocinadores: ele conta com os patrocínios, da Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat.

Calendário segundo semestre Copa Vicar:

5ª. etapa – 20/09 – Rio de Janeiro (RJ)
6ª. etapa – 04/10 – Campo Grande (MS)
7ª. etapa – 25/10 – Curitiba (PR)
8ª. etapa – 08/11 – Brasília (DF)
9ª. etapa – 06/12 – São Paulo (SP

Entrevista com a Equipe RS Racing
Sandro Marcon, 37 anos, responsável pelo Marketing e Relacionamento da equipe
– Sandro, vocês estão voltando a competir na Stock Car, quais são os objetivos e as expectativas?
– O nosso retorno era para acontecer no início da temporada, porém, por conta da crise, ficou muito difícil conseguirmos patrocínio e piloto. Nosso objetivo neste final de temporada é conseguir uma boa colocação na Copa Vicar. Com um bom resultado, podemos brigar pelas duas vagas que obtém deliberação para disputar a categoria principal, a Copa Nextel Stock Car V8).
– Em 2007, vocês participaram com estrutura e carros próprios da Copa Nextel Stock Car, certo? Como foi o desempenho na temporada e qual piloto representava vocês?
– Sim, participamos. Nosso desempenho foi muito bom, tínhamos um bom piloto, um bom carro e um ótimo patrocínio, que era dos irmãos Sandy & Junior. A dupla chegou a colocar a capa de lançamento de um DVD no capô do nosso carro. Tínhamos também o patrocínio da Sony e da MTV. O nosso piloto, em 2007, foi o Aldo Piedade Junior, dono da escola de pilotagem ALPI, que fica localizada ao lado do Autódromo de Interlagos.
– O que mudou de 2007 para 2009 em termos de visão estratégica dentro da competição?
– As mudanças foram grandes em termos de estrutura. Há dois anos, éramos apenas uma equipe como outra qualquer, sem uma estrutura organizacional, ou seja, não era setorizada, não possuía áreas administrativas, de marketing e relacionamento, área jurídica e de gerenciamento de carreiras de pilotos. Tínhamos somente a área técnica e é sabido que não dá para manter uma equipe de Stock Car assim. Hoje temos nosso escritório, onde se encontra a administração financeira, de marketing e relacionamento, jurídico e de gerenciamento de carreira, de captação de novos recursos, além da área técnica, que fica em nossa oficina localizada próxima de Interlagos.
– O que você espera da Copa Vicar?
– Como todo entusiasta do automobilismo brasileiro — sempre fui da opinião que temos os melhores pilotos do mundo e isso é fácil de comprovar –, acredito muito no fortalecimento da categoria Copa Vicar, apesar da pouca visibilidade e atenção dada pelos meios de comunicação. Ela forma novos talentos a cada ano e muitos deles acabam correndo em outras categorias nacionais e internacionais e isso é muito bom para nós que fazemos parte dela.

– Nesse retorno, a postura será diferente? Vocês serão mais agressivos? Como será, Sandro?

– Nossa postura será totalmente agressiva. Temos que recuperar o tempo que ficamos fora e também colocar nosso piloto no topo da lista. Existem pessoas (patrocinadores) que acreditam em nós e no Renato. Assumimos um compromisso e nos comprometemos com isso.

– Parece que você convocou uma turma de peso para formar sua equipe. Conte sobre eles? Quantos são e quem são?
– Realmente tivemos a preocupação na escolha dos nossos profissionais, tínhamos que ter o que de melhor há em relação a carros de competições, são pessoas extremamente competentes e com uma larga experiência em preparação. Contamos hoje com um corpo técnico de peso: o nosso chefe de mecânicos é nada mais que Luiz Pilon (ex-mecânico do Carlos Col, presidente da Stock Car – campeão Paulista e Brasileiro de Stock Car); do Paulo Gomes, em 79, na Stock Car, da equipe campeã do Rally dos Sertões em 2002 e 2003; da equipe campeã da Porsch Cup, em 2006, da equipe campeã das Mil Milhas em 2000, 2001, 2003 e 2005, entre outros títulos regionais e nacionais no automobilismo. A equipe conta também com o filho de Luiz Pilon, Jeferson Pilon, que praticamente nasceu dentro de um autódromo e hoje se tornou um dos grandes preparadores da competição, além de nossos mecânicos que tiveram suas experiências em equipes grandes de varias categorias.
– Fale um pouco do Luizão. Ele já trabalhou com gigantes do automobilismo, como é para ele ajudar um jovem piloto?
O Luizão tem mais de 30 anos de carreira no automobilismo, passando por varias categorias nacionais e regionais. Com já falei, Luiz trabalhou para Carlos Col por quase dez anos e juntos foram campeões de varias categorias, inclusive na Stock Car. Em contrapartida, Luiz está achando emocionante preparar o carro do Renato porque ele é jovem e está com muita vontade de vencer. E para o Luiz nada lhe dá mais prazer do ajudar estes pilotos em suas carreiras.

– Porque apostam em Renato Rattes e quais são as expectativas em relação a ele? Como começou essa parceria?
– Bem, sou um pouco suspeito para falar do Renato, pois eu o conheço desde 2003 quando ele corria no Campeonato Paulista de Turismo N (ano em que foi Bi-Campeão). Desde então fizemos uma grande amizade, porém, minha participação direta no automobilismo não acontecia nesta época. Eu tinha o automobilismo como minha segunda opção profissional, diferente do acontece hoje, no qual me dedico 100% de minha carreira profissional. Sempre achei o Renato um piloto espetacular, com uma dedicação e profissionalismo impressionante. Rattes sempre está treinando para aprimorar ainda mais suas técnicas de pilotagem. Por isso, eu mesmo fui procurá-lo e fiz a proposta para correr em nossa reestruturada equipe. O perfil dele se encaixa perfeitamente com o nosso e temos os mesmos objetivos. Será uma parceria de sucesso.
– O Zuffo Motorsports entra como parceiro? Me fale sobre ele?
A Zuffo Motorsport, empresa de competições, é parceira da RS Racing desde a ultima etapa da Stock Car no ano de 2008. Seu fundador, José Antonio Fragoas Zuffo, é um entusiasta do meio e até possui uma coleção de carros campeões da Stock. Destaque para o carro do Ingo Hoffman, do Paulo Gomes e do Chico Serra, além de vários outros carros e motos de corridas e carros históricos. E o Zuffo sempre acreditou no trabalho e na idoneidade da Equipe RS Racing para ser seu parceiro no automobilismo.
– E sobre o carro, quais são as novidades?
– Acreditamos que nosso carro será o mais bonito dentro da Copa Vicar, desenvolvemos um layout bem diferente dos utilizados pelas equipes. Fizemos ele com uma aparência muito próxima dos layouts da NASCAR, com faixas que vão desde o pára-choque dianteiro até a traseira do carro. Este carro é zero Km, por isso a aparência dele impressiona. Nesta sexta-feira vamos colocar os adesivos e polir para a apresentação.
– Para finalizar, vamos falar da RS. São mais de 10 anos no mercado, certo? Como se dá essa experiência? Quem comanda a empresa?
– A RS Racing é uma empresa de Competições Automobilísticas e Eventos Esportivos.
Com mais de 15 anos de existência, é hoje comandada pelo experiente Rui Salles Lima Junior, que começou sua carreira como piloto de Kart em 1.987, sendo considerado piloto revelação naquela época, pela escola de pilotagem Kart Center. Em 1.988 foi o 6º colocado na Copa Philishave. Já em 1.989 foi convidado para correr na Jim Russel Racing Drivers School, a mais renomada escola de pilotos do mundo, localizada em Donington Park, Inglaterra. Com passagens em diversas Categorias do Automobilismo Nacional e Internacional, seu retorno ao Automobilismo Brasileiro ocorreu em 2004, depois de alguns anos nos Estados Unidos. Em 2006, foi um dos responsáveis pela vinda da Equipe Norte Americana GP RACING para participar do campeonato Brasileiro de StockCar Light. Já em 2007, ajudou a RS a participar da COPA NEXTEL STOCKCAR com estrutura e carro próprios.

Para mais informações:
Sig Comunicação
Contato: Silvana Grezzana
sig@sigcomunicacao.com.br
(11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Renato Rattes e Marcelo Camacho vencem 60 Milhas de Piracicaba

São Paulo, 01 de setembro de 2009 – Em sua 20ª Edição, a 100 Milhas Piracicaba recebeu no domingo (30/08), pilotos para as três provas do evento: a 100 Milhas de Autocross, disputada por um protótipo monoposto, conhecido por gaiola, a 60 Milhas de Turismo e a 60 Milhas de Velocidade, prova preliminar que abriu o evento, as duas últimas disputado por carros comuns.

Faltando pouco mais de duas semanas para a próxima etapa da Stock Car, que será realizada no dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro, Renato que disputa o campeonato pela categoria Copa Vicar, aproveitou inclusive os momentos de folga para pisar no acelerador, e participou pela terceira vez das 60 Milhas de Turismo, categoria em que ele foi campeão no ano de 2002.

“É uma prova histórica, eu fui campeão na primeira edição na terra. Recebi o convite da organização para voltar a participar nessa etapa que foi a primeira edição no asfalto e conquistei a vitória, essa prova é tradicional da cidade em comemoração aos 20 anos do autódromo e 242º aniversário da cidade de Piracicaba”, disse Rattes.

O piloto de Stock Car, Renato Rattes, destacou a admiração pelas provas em Piracicaba, pois foi onde começou a carreira, no Turismo na terra. “Para essa edição tivemos uma boa estratégia e muita velocidade, poupando o equipamento nos momentos certos”, explicou Rattes que teve como companheiro no cockpit Marcelo Camacho, que atualmente compete entre os protótipos da Endurance.

O palco da disputa foi o autódromo do Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Enquanto a 60 Milhas de Velocidade abriu o evento com prova no circuito oval de asfalto de 1.100 metros, duas voltas de apresentação e mais 87 voltas de duração. A corrida principal, as 100 Milhas de Autocross em sua 20ª edição, teve 82 voltas e 1h57 de duração, aproximadamente 160 quilômetros, no circuito misto terra/asfalto. O piracicabano Celso Meneghel Silveira Mello conquistou o bicampeonato da prova.

E, a sétima edição das 60 Milhas Turismo, abrilhantou o certame com a disputa entre os competidores durante as 49 voltas também pelo circuito misto de terra e asfalto do ECPA, onde o trecho de terra precisou ser molhado por diversas vezes devido ao calor na corrida, assim para delírio da torcida fez com que os carros derrapassem bastante. O vencedor foi o atual líder da Stock Car Jr, o piloto João Marcelo, primeiro piracicabano a ganhar a competição.

Confira no site do piloto – www.renatorattes.com.br, com informações sobre a carreira, fotos, notícias e muito mais, é a chance do internauta ficar por dentro de tudo que rola na agenda do piloto.

Renato Rattes conta com os patrocínios, da Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat.

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966

Categorias
Sem categoria

Copa Brasil Off-Road promete agitar Taubaté neste final de semana

São Paulo, 1º de setembro de 2009 – Após muita disputa, as melhores equipes de rali de regularidade do país estarão reunidas no próximo final de semana na cidade de Taubaté, para a disputa da primeira edição da Copa Brasil Off-Road. Foram cinco as provas classificatórias: Rally Rota Brasil, Rally Caminho Novo, etapa do Campeonato Cearense, Copa Troller Sudeste e Nordeste, e Mitsubishi Motors Sport Sudeste e Nordeste. Agora chegou a hora de descobrir os melhores das categorias: Super Máster, Graduados e Turismo. As inscrições continuam abertas e a confirmação das equipes podem ser feitas pelo e-mail paulistaoffroad@paulistaoffroad.com

A movimentação começa nesta sexta-feira (04), com a concentração de vários eventos diretamente no Taubaté Shopping Center, onde estará localizada a secretária de prova, também serão realizadas as vistorias técnicas, e o briefing que antecede a primeira etapa, do sábado.

Serão três dias de prova, entre 05 e 07 de setembro, e um total de seis etapas (duas por dia). Ao todo, as equipes irão percorrer cerca de 480 quilômetros. O percurso foi montado nos municípios de São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Taubaté, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Caçapava e Caçapava Velha, e será desenvolvido entre estradas vicinais da região e propriedades particulares.

A Copa Brasil Off-Road terá organização da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), juntamente com a FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), sendo uma realização do Paulista Off-Road Promoções e Eventos, tendo como diretor de prova, Clayton Prado.

A Copa Brasil Off Road tem o apoio da Revista 4×4 & Cia, Taubaté Shopping, Totem, SIG Comunicação, Prefeitura de Taubaté, Prefeitura de São Luis do Paraitinga, Continental Inn Hotel, Espaço Gastronômico Barolo.

Cronograma do evento:

04/09/09 – Sexta feira

16h00 – Início da secretaria de prova
19h00 – Início das vistorias técnicas
21h30 – Briefing obrigatório e entrega de planilhas da 1ª. e 2ª. etapas.
Local: Taubaté Shopping Center – Av. Charles Schineider, 1700 – Taubaté – SP, 12040-000 – (0xx)12 3622-1155

05/09/09 – Sábado

07h30 – Início das vistorias técnicas, secretaria de prova
09h01 – Largada Técnica
Local: A definir
14h00 – Inicio da chegada.
Local: Espaço Gastronômico Barolo
Av.: Charles Schineider, 1.515 – Taubaté (em frente ao Taubaté Shopping)
18h00 – Divulgação dos resultados e Briefing da 3ª. e 4ª. etapas
Local: Continental Inn Hotel
Rua Dr. Emilio Winther, 1.390
Independência – Taubaté – SP.

06/09/09 – Domingo

09h01 – Largada Técnica
Local:A definir
14h00 – Inicio da chegada.
Local: Espaço Gastronômico Barolo.
Av.: Charles Schineider, 1.515 – Taubaté (em frente ao Taubaté Shopping)
18h00 – Divulgação dos resultados e Briefing da 3ª. e 4ª. etapas.
Local: Continental Inn Hotel
Rua Dr. Emilio Winther, 1.390
Independência – Taubaté – SP.

07/09/09 – Segunda-feira

09h01 – Largada Técnica.
Local: A definir
14h00 – Inicio da chegada e almoço.
18h00 – Divulgação dos resultados e Premiação.
Local: Espaço Gastronômico Barolo.
Av.: Charles Schineider, 1.515 – Taubaté (em frente ao Taubaté Shopping)

Inscrições:
Inscrições através do site: www.paulistaoffroad.com
Informações: fone: (12) 9209-3637
ou e-mail: clayton@paulistaoffroad.com

Informações a Imprensa:
Sig Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Setembro é mês de Recertificação na Radiex

De 21 a 24 de setembro, a Radiex irá passar por um processo de Recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade, para obtenção a renovação do Certificado da Norma NBR ISO 9001:08. Para a empresa genuinamente brasileira, e sempre preocupada em atender todas as normas vigentes no país, este é um momento muito importante.

Segundo Magali Santos, da Qualidade da Radiex todo o processo funciona da seguinte forma, nas datas agendadas um auditor da certificadora BVQI estará nas instalações da Radiex, realizando auditoria na empresa, e analisando itens como: documentação, processos, legislação, colaboradores, organização predial, entre outros.

“O auditor irá conversar com nossos colaboradores dos setores e verificar se a empresa está com a documentação de acordo com as declarações prestadas, se os processos da empresa estão estabelecidos em documento, os equipamentos em boas condições de conservação e uso, em cumprimento das legislações municipais, estaduais, federais e órgãos regulamentadores”, afirmou Magali.

Após a visita do auditor, será divulgado o resultado da auditoria realizada na empresa. “Caso haja pontos irregulares, teremos 90 dias para adequação, caso contrário será recomendada a Recertificação, que será evidenciada após a emissão do certificado emitido pela certificadora, no período estimado em 60 dias”, concluiu Magali.

Esse é um passo fundamental a ser dado pela Radiex, é o caminho para estabelecer a meta que é a conquista do ISO 14.000 em 2010.

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br