Rally Dakar 2011: Pilotos brasileiros contam experiência no maior rali do mundo

Durante evento realizado em São Paulo, que contou com a presença de feras do off-road nacional, foram apresentados detalhes sobre a edição 2011 da competição

São Paulo, 27 de maio de 2010 – A cidade de São Paulo foi a escolhida para receber o Dakar World Tour 2011, evento que vem sendo realizado em várias cidades espalhadas pelo planeta, para apresentar a próxima edição do maior rali do mundo, que pela terceira vez consecutiva será disputado na América do Sul. Durante a coletiva, realizada na última quarta-feira (26), no Novotel São Paulo Center Norte, que contou com a presença de Gregory Murac, Diretor de Relações Exteriores do Dakar – ASO organizadora do Dakar e apresentação de Renato Perotti, Organizador do Dakar World Tour no Brasil, teve como objetivo principal chamar a atenção de competidores brasileiros e para isso, contou com o apoio de pilotos que já tiveram a chance de encarar o desafio.

Segundo Perotti, a organização do Dakar resolveu dar uma atenção especial aos competidores do país, visando atrair a atenção daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar da prova. “O Dakar passa oficialmente a atender o mercado brasileiro, que é muito promissor, e com isso nós esperamos trazer mais brasileiros para o rali”, explicou o organizador.

Com 23 participações do Rally Dakar no currículo, incluindo as duas últimas na América do Sul, o piloto André Azevedo, da Petrobras Lubrax, contou um pouco de sua experiência, e espera a adesão de mais brasileiros nas próximas edições da competição. “Após todos esses anos, posso dizer que teve muita mudança na prova, desde o início até a última edição, sendo que desde 2008 vem sendo realizada pertinho de casa. Por 20 anos, disputei o rali na África, e acreditava que aqui seria mais fácil, mas acredito que este ano foi até mais difícil. Nossa vontade é de ter mais brasileiros na prova, isso com certeza seria ótimo para todos nós, pois sempre têm muitos franceses, espanhóis, e todos eles se unem. Quanto mais brasileiros melhor, principalmente no meio do rali, onde uns ajudam os outros”, afirmou Azevedo.

Após a 10ª posição entre os carros em 2009, a melhor colocação entre os brasileiros, Guilherme Spinelli fez questão de afirmar, que o Dakar não é um ‘bicho de sete cabeças’ como muitos pensam, e que com uma boa preparação, muitos podem participar. “O Dakar é realmente muito difícil, e não dá para comparar com o Rally dos Sertões, porque a gente anda muito no deserto. Mas acredito que é viável participar sim, não precisa ter uma equipe grande e estruturada, é possível participar com equipamentos simples, e ter o prazer de se divertir muito”, declarou Spinelli, que além das duas etapas em território Sul-Americano, havia tido apenas uma experiência no Dakar, me 2004, sendo que na ocasião, fez apenas um trecho.

Spinelli acredita que a iniciativa do Dakar em estreitar o relacionamento com os brasileiros pode render bons frutos. “Acredito que o Brasil tem um mercado muito promissor, temos várias duplas no país com condições de participar da prova. Vamos tentar juntos, viabilizar a participação de alguns brasileiros, se não for agora, nos próximos anos”, disse o piloto que brincou dizendo que durante as dificuldades teve momentos em que se arrependeu de participar do Dakar, mas que logo passou, e que agora quer voltar a participar novamente.

Representante do Brasil nas motos, Zé Hélio afirma que não há nenhuma competição disputada em solo nacional que possa ser comparada com o Dakar. “É um rali muito diferente, não tem comparação com nenhuma prova feita aqui no Brasil, só quem já esteve lá sabe como é. Muita gente fica com medo de morrer, ou ter algum acidente grave, mas lá somos monitorados o tempo todo, com muita segurança. Está faltando mais brasileiros na prova, precisamos disso”, revelou o piloto que apesar suas experiências na maior competição off-road do mundo, acredita que ainda tem muito a aprender.

Já para o piloto Dimas Mattos, nas motos, conseguir terminar um Dakar é um feito que ele ainda sonha em realizar. “Tenho um sério problema, no primeiro Dakar, fiz apenas 90% do percurso, e este ano consegui fazer apenas 10%”, brincou. “Quero muito terminar um Dakar, pois terminar já é uma grande conquista, e vou correr atrás disso. Terminei 14 vezes o Rally dos Sertões, e agora espero atingir esse objetivo”, disse.

O Rally Dakar 2011 terá largada no dia 01 de janeiro, em Buenos Aires, após passagem pelo Chile, retorna a capital Argentina, no dia 16, em 15 dias de disputa.

Calendário do Rally Dakar 2011:

– 15 de maio de 2010 – abertura das inscrições
– Final de novembro de 2010 – embarque dos veículos europeus para a América do Sul no porto de Le Havre (França)
– 30 e 31 de dezembro de 2010 – vistorias em Buenos Aires (Argentina)
– 01 de janeiro de 2011 – briefing, largada promocional e primeiro acampamento
– 02 a 15 de janeiro de 2011 – Rally Dakar Argentina Chile
– 16 de janeiro de 2011 – cerimônia de encerramento da competição

Confira abaixo o percurso do Rally Dakar 2011:

01/01- Buenos Aires/Victoria
02/01- Victoria/Córdoba
03/01- Córdoba San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán/San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy/Calama
06/01- Calama/Iquique
07/01- Iquique/Arica
08/01- Dia de descanso
09/01- Arica/Antofagasta
10/01- Antofagasta/Copiapó
11/01- Copiapó/Copiapó
12/01- Copiapo/Fiambalá
13/01- Fiambalá/ San Juan
14/01- San Juan/Córdoba
15/01- Córdoba/Buenos Aires
16/01 – Chegada

Informações à Imprensa – Dakar World Tour Brasil:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana Santos/Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: +55 (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

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