Dia: 12 de julho de 2010
Empresas se especializam na produção de displays que alavancam as vendas.
Eles são usados para provocar a compra por impulso, o desejo de produtos que estão relacionados a outros em pontos estratégicos de lojas e supermercados.
Pequenas empresas se especializam na produção de expositores de produtos. Os displays chamam muito a atenção do consumidor nos pontos de venda.
Os displays são estandes usados para expor ou demonstrar produtos. Pequenos e práticos são capazes de alavancar vendas. Eles ficam espalhados pelos supermercados.
Um passeio por um supermercado com o presidente da Associação Brasileira Merchandising, Chan Wook Min, mostra a variedade desse tipo de expositor. Existem displays de chão, de balcão e de gôndola.
Muitos são usados para provocar a compra por impulso, o desejo de produtos que estão relacionados. É o que os especialistas chamam de cross merchandising.
“Um bom exemplo disso é o queijo ralado próximo ao setor de macarrão. Nesse caso, nós temos outro exemplo: salgadinhos, batatinhas fritas, juntamente com o suco que está à venda, complementando o desejo gerado pelo consumo do salgadinho”, explica Chan Wook Min.
Os displays chamam a atenção pelo marketing criativo. Um deles, por exemplo, expõe café e tem o formato de uma casa. Outros modelos são luminosos.
Para os fabricantes de displays, o mercado é bom. Uma empresa do ramo produz seis mil peças por mês e cresce 7% ao ano. Cada display custa a partir de R$ 70.
Os displays são de plástico flexível ou rígido. Os empresários terceirizam a produção.
A parte mais cara do processo é o molde de alumínio, mas os empresários descobriram uma maneira de baratear os custos para pequenos empresários.
O investimento para montar uma fábrica de displays é de R$ 200 mil. O dinheiro é para instalações, equipamentos para fazer molde e capital de giro. O essencial é que o expositor seja multifuncional, leve, com espaço para estoque e atraente.
Confira a matéria completa e o vídeo do programa pelo link abaixo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1297458-7823-PEQUENAS+EMPRESAS+SE+ESPECIALIZAM+NA+PRODUCAO+DE+EXPOSITORES+DE+PRODUTOS,00.html
Horários de exibição Programa Pequenas Empresas Grande Negócios:
Programa Inédito – TV Globo – Domingo (11/07): 07h30
Reapresentação – Globo News – Domingo (11/07): 9h05
Canal Futura – Segunda-feira (12/07): 06h30 e Sexta-feira (16/07): 01h00
