A corrida faz parte da vida de Edson Coelho Junior, seja com o carro #99 da equipe J.Star Racing no Campeonato Brasileiro de Turismo, corridas a pé (na esteira e na rua) ou no comando de uma bike ‘Merida’, o piloto está sempre em atividade. Religiosamente ele calça o tênis ou a sapatilha e, sai duas, três ou quatro vezes por semana para treinar.
Enquanto espera ansiosamente pela prova do mês inclui treinos de bicicleta na rotina para melhorar seu desempenho nas pistas, que ajudam no condicionamento cardiovascular, e de quebra, o livra da monotonia. “Tenho focado bastante no condicionamento físico nos intervalos entre as corridas, principalmente no que se refere à questão aeróbica. Além da preparação em academia, que ocorre três vezes por semana, intensifiquei as corridas, seja na esteira ou na rua, e também os treinos de bicicleta. A prática no simulador não ficou de lado, sendo ponto chave para aprimorar a concentração e o conhecimento dos traçados”, conta o piloto mineiro.
Edson tem feito expedições de bicicleta como treino uma ou duas vezes por semana, geralmente nos feriados e fins de semana. “Os percursos são muito variados e, em sua maioria, giram em torno da minha cidade natal, João Monlevade. São trechos entre 20 e 60 km de distância, seja no asfalto, na terra ou na lama. Passeios muito divertidos, mas que exigem um excelente condicionamento físico para superar todos os obstáculos. A cada treino, a vontade de dar o melhor de mim e superar a marca anterior é maior!”, explica.
A bicicleta tem impacto muito positivo no fôlego e também no desenvolvimento muscular. Esse fator é de extrema importância nas competições, onde os competidores passam longos períodos no interior do carro sob uma temperatura que supera os 50°C. Segundo Edson, treinos de bicicleta não exigem somente força nas pernas, mas também um bom suporte nutricional.
“Toda a musculatura do corpo é utilizada nessa atividade – o que fica nitidamente indicado pelas dores no dia seguinte a um percurso longo. Além disso, é necessário excelente controle da respiração. Quanto à alimentação, é importante levar carboidratos na bolsa. Barras de cereais e até mesmo rapadura são essenciais em passeios longos para recuperar a energia”, comenta Edson.
De pai para filho
O pai de Edinho, Edson Coelho Martins, é um adepto ao ciclismo. “Acompanhei e incentivei meu pai em seus primeiros passeios de bicicleta. Hoje, é ele quem incentiva toda a família e tem grande influência no nosso gosto pelo ciclismo – confesso, inclusive, que tenho bastante dificuldade para acompanhá-lo. Atualmente, até mesmo minha mãe e minha namorada participam das aventuras, o que torna o esporte ainda mais agradável”, destaca o piloto que segue na quarta posição no campeonato com 34 pontos.
A equipe J.Star Racing conta com patrocínio da IPQ Instituto de Psiquiatria, PPG, IbPré, DMP Sistemas, MADIS, Yuny, Unitalo – Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Malas Cruzeiro, TELEMABI Contac Center, Atua Construtora, Colonial Rodas, Benfica, Drugovich, Noma, EMC Sistemas e Neide Buffet.
Mais informações:
Blog: jstarracing.wordpress.com
Facebook: JStarRacing
Twitter: @JStarRacing
Assessoria de Imprensa Equipe J.Star Racing:
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos |+55 (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br
