Categorias
Sem categoria

Atvos Bioracing/Accert Competições estreia no prólogo do Sertões 2025

Equipe 100% etanol larga bem com liderança na categoria Ultimate PRO e duplas preparadas para os 3.482 km do maior rally das Américas

Goiânia, GO – A Atvos Bioracing/Accert Competições largou com força total no prólogo do Sertões 2025, realizado neste sábado (26), em Goiânia (GO). A disputa definiu a ordem de largada para a primeira etapa do maior rally das Américas, que percorre 3.482 km até a Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). A equipe compete com 100% de etanol em todos os veículos, começou sua jornada com desempenho consistente e liderança.

Na categoria Ultimate PRO, os tricampeões Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, com o Mitsubishi Triton CR #371, foram os mais rápidos da classe e conquistaram o 23º tempo geral do dia. “Iniciou o Sertões! Conseguimos tirar aquela TPR, tensão pré rally”, brincou Rocha. “Aceleramos bem e literalmente levantamos a poeira. O carro está bom e nos permitiu fazer um bom tempo. O prólogo é só uma beiradinha do Sertões”, completou o piloto.

O navegador Anderson Geraldi destacou o ritmo forte e técnico da tomada de tempo. “Foi um prólogo muito rápido, com diferenças muito próximas entre os competidores, muita navegação e dificuldades também. Aceleramos onde dava, para preservar o carro, porque amanhã teremos uma prova muito grande, bem completa, também com muita navegação. A perspectiva está em cima de amanhã. O prólogo hoje está cumprido. Conseguimos uma boa posição para não pegar tanta poeira amanhã”, afirmou.

Na Ultimate BR, a dupla Paulo Pichini e Paulo Simões, com a Mitsubishi L200 Triton V6 Turbo Diesel #307, terminou o prólogo na 28ª posição geral, também com desempenho sólido, mantendo o foco estratégico que caracteriza o time.

Já na categoria Stock, os dois Mitsubishi Pajero TR4ER da equipe consideraram o prólogo bastante travado. Gabriel Boff e Vitor Hugo Boff (#340) fecharam a tomada de tempo em 35º lugar, enquanto Hugo Boff e Fernando Boff (#361) vieram logo atrás, em 37º.

Estreante no Sertões, Fernando Boff analisou o trecho de abertura. “Foi parecido com o shakedown: bem travado, curto, com bastante curva, fácil de se perder, por causa de muitas entradas. Finalizamos bem, sem nenhum tipo de erro. Já fizemos os últimos ajustes do carro. Vamos organizar as coisas para amanhã começar e ver o que vai acontecer”, disse o navegador, que compete ao lado do pai, Hugo Boff.

A equipe Atvos Bioracing/Accert Competições representa uma nova fase para a tradicional Accert Competições, agora em parceria com a Atvos — uma das maiores produtoras de etanol do país. Com DNA sustentável e estrutura experiente, o time une performance, inovação e propósito ao disputar a 33ª edição do Sertões com todos os veículos movidos a biocombustível.

A equipe Atvos Bioracing/Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Atvos, Accert Transportes e Logística, Yokohama, Omnilink, Sementes Oilema, Fueltech e Lavanderia Suprema.

Confira o elenco da Atvos Bioracong/Accert Competições e suas posições de largada na 1ª etapa: Goiânia (GO)/Unaí (MG):

23°) #371 Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, BRA, Mitsubishi Triton CR, 1ª Ultimate PRO

28°) #307 Paulo Pichini/Paulo Simões, BRA, Mitsubishi L200, 5º Ultimate BR

35°) #340 Gabriel Boff/Vitor Hugo Boff, BRA, Mitsubishi Pajero TR4ER, 4º Stock

37°) #361 Hugo Boff/Fernando Boff, Mitsubishi Pajero TR4ER, 6º Stock

ROTEIRO SERTÕES 2025

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

Mais informações:

Facebook e Instagram: @accertcompeticoes

Consultoria de Comunicação e Assessoria

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Equipe FIA Girls on Track Brasil parte neste domingo para a primeira etapa do Sertões

Expectativa é de prova bem veloz com roteiro técnico desafiando pilotos e navegadores

Goiânia (GO) – Neste domingo, 27, Raquel Stein e Christina Xavier partem a bordo do UTV #387 da equipe FIA Girls on Track Brasil para a primeira etapa do Sertões 2025, na categoria SSV CBA. De Goiânia a Unaí, em Minas Gerais, rodarão 536 km, dos quais 283 km serão cronometrados. E estão animadas.

Como também está Bia Figueiredo, comandante da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo Feminino) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FIA GOT BR (FIA Girls on Track Brasil), que acompanha o time feminino na capital goiana até a partida da caravana do Sertões, neste domingo, junto com a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR. 

“A Equipe FIA GOT BR resulta da união de competências de duas grande equipes: a MSL Motorsports, que tem o carro, patrocina a pilota e colabora na mecânica, e da RMattheis Off Road, que contribui com a Camila Mattheis chefiando nossa equipe, com a logística do nosso time, e com os dois meses de treinamento da estagiária Bárbara Sanglard para atuar como nossa engenheira. É nossa estreia em rally e a integração entre todos está sendo maravilhosa. Nosso objetivo é chegarmos ao fim do Sertões competindo. E nossa expectativa continua ótima”, diz Bia, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA.

Goiás/MG – “Eu acho que a primeira etapa vai ser uma prova rápida, bem veloz. Minha expectativa é boa, eu adoro andar em Minas. A saída de Goiânia também é uma maravilha de roteiro”, diz a navegadora Christina Xavier. 

“Rally é um dia de cada vez. Neste domingo é que começa de verdade, com a primeira especial. Tenho boa expectativa para conseguirmos evoluir. Estou muito feliz por pilotar pela primeira vez no Sertões e com essa equipe feminina. Vamos acelerar muito!”, comenta a pilota Raquel Stein. 

Ela se refere à posição de largada, no fim do grid, por conta de vazamento de combustível que encerrou a participação do #387 no prólogo, que define as posições de partida, a um quilômetro do fim da volta única pelo circuito de 5,67 km no município goiano de Senador Canedo, no sábado, 26.

Camila Mattheis, chefe da Equipe FIA Girls on Track Brasil, explica: “A Raquel e a Chris estavam indo superbem, já chegando no carro da frente, mas aí teve essa ocorrência do vazamento de combustível que colocou o UTV em modo de segurança. Estamos trabalhando para deixá-lo prontinho para a primeira etapa, neste domingo”.

A 1ª etapa – Considerada bem técnica, a primeira etapa começa com um deslocamento curto, de 26 km, e a especial (trecho cronometrado) passa por estradas vicinais de piso duro entre pequenas fazendas, com muitas curvas. Pilotos e navegadores devem ser muito exigidos já nos primeiros quilômetros, avaliam experts em rally.

Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt.  A equipe corre com UTV Polaris e usa etanol da Atvos.

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil. 

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC;  e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, só para mulheres de todas as idades, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. E no dia 26 a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally off-road das Américas. 

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

Siga no Instagram

CFA: @cfabrasil
Camila Mattheis: @camidechichimattheis
Raquel Stein: @raquelsteinoficial
Christina Xavier: @xrisbx
Bárbara Sanglard: @barbmsanglard
Ana Cristina da Silva: @anacristinamatic 
MSL Motorsports: @msl_motorsport_team
RMattheis Off-Road: @equipermattheis
Sertões: @sertoes
CBA: @cba_oficial

CFA/FIA GOT BR
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br@estelacraveirosp

COMUNICAÇÃO CBAcomunicacao@cba.org.br

SALA DE IMPRENSA DA CFA E DO FIA GIRLS ON TRACK BRASIL 

RAQUEL STEIN E CHRISTINA XAVIER / MSL MOTORSPORTS
CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br | @sigcombr
Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966

Categorias
Sem categoria

Das pistas ao off-road: Pedro Queirolo encara o Sertões 2025

O piloto paulistano terá como navegador Lauro Sobreira pelo segundo ano consecutivo. A dupla atual dona do título do Campeonato Brasileiro de Raid na Ultimate BR desafia agora o maior rally das Américas com o Buggy #304 da RMattheis

Goiânia, GO – Pedro Queirolo, atual campeão da categoria Ultimate BR no Campeonato Brasileiro de Rally Raid ao lado de Lauro Sobreira, já está em Goiânia (GO) para a largada da 33ª edição do Sertões. A bordo do Buggy Giaffone #304 preparado pela RMattheis, a dupla une forças pelo segundo ano consecutivo e entra na disputa embalada por uma temporada consistente.

A missão da equipe é clara: encarar os mais de 3.400 quilômetros da prova com foco total em resistência, ritmo e leitura de terreno, para brigar entre os primeiros na categoria Ultimate Brasil.

A largada acontece neste sábado (26), com o Prólogo em Goiânia, a cidade que mais vezes serviu como ponto de partida da prova. Depois disso, serão oito dias de competição e 2.215 km cronometrados atravessando cinco estados — Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas — até a chegada à Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).

Paulistano de 49 anos, Pedro Queirolo traz um currículo de respeito no automobilismo. Com mais de duas décadas nas pistas, soma passagens por categorias como Endurance Brasil, GT (Maserati, Porsche, Lamborghini e Viper). No fora de estrada, tem dois títulos no Rally Jalapão, um título Brasileiro de Rally Raid. Agora, encara seu quinto Sertões, o segundo ao lado de Lauro Sobreira, cearense, navegador experiente que também fez parte da campanha vitoriosa no Brasileiro de 2024 e garantiu o segundo lugar no Rally Jalapão deste ano. “Eu e o Laurinho temos um entrosamento muito bom. Ele é um excelente navegador”, avaliou.

O piloto explica que o carro escolhido para o Sertões vem sendo aprimorado ao longo das últimas duas temporadas. “A gente vem desenvolvendo o carro nos últimos dois anos. Ano passado conseguimos o Campeonato Brasileiro na UBR. Na geral, ficamos com o vice. Cada detalhe vem sendo ajustado, seja no setup de suspensão ou na parte elétrica. Para este Sertões, a principal novidade foi a instalação de um alternador ESP. Estamos com o ‘bugão’ no ponto”, disse Queirolo.

O maior desafio off-road das Américas este ano terá trechos de piçarra, areia, trilhas pedregosas, variações de altimetria e maratonas sem apoio mecânico. O roteiro 2025 promete exigir o máximo de cada competidor. E a estratégia da dupla é clara: “A primeira expectativa é terminar. Para poder ganhar, precisa terminar”, brincou Queirolo. “Como estão falando que este ano o roteiro está bem duro, pretendemos ir com calma no início, tentando terminar as especiais, nos acomodando no carro. Depois da Maratona, do meio para frente da prova, dependendo de como estiver a colocação, vamos para cima”, explicou.

Apesar da experiência acumulada, o piloto não abre mão da preparação física. “Treino há muitos anos. Como corro no asfalto e estou frequentemente envolvido com o rally, mantenho uma rotina regular de academia e calistenia. Treino praticamente todos os dias”, contou.

Pedro Queirolo e Lauro Sobreira contam com o apoio de ELF, Connectors, Slon Seguros, Cerveja Império, Dopamina e Aiwa.

CARROS – CBA

Piloto – Pedro Queirolo (atual campeão Brasileiro de Raid Ultimate BR)

Navegador – Lauro Sobreira (atual campeão Brasileiro de Rally Raid (Ultimate BR)

Categoria – Carros Ultimate BR

Numeral – #304

Veículo – Kaltec/Magnata – Buggy Gianfonne

Equipe: RMattheis

33° SERTÕES – ETAPAS:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

Mais informações:

Instagram: @pedro_queirolo | @laurots | @equipermattheis

Consultoria de Comunicação 

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Sertões 2025: Marcelo Medeiros quer o sétimo título nos quadriciclos

Evento acontece de 26 de julho a 03 de agosto e o piloto maranhense buscará mais um título no comando do Yamaha YFM700R.

Goiânia, GO – Hexacampeão do Rally Sertões, o maranhense Marcelo Medeiros, se prepara para mais uma edição da maior competição fora de estrada das Américas. O experiente atleta, representante da equipe Tag Racing, está com tudo pronto para encarar as oito etapas de aventura off-road. Com grandes chances de conquistar o hepta da categoria Quadriciclos, Medeiros vai pilotar um Yamaha YFM700R. Pela 17ª vez a largada acontece em Goiânia (GO) neste sábado, 26 de julho, e a chegada será em Marechal Deodoro, do litoral de Alagoas, na Praia do Francês, no dia 03 de agosto.

O piloto está de volta à sua 15ª participação na maior competição nacional do gênero. No Sertões, o maranhense coleciona títulos conquistados em 2012, 2015 e como vice em 2013, 2019, 2020, 2022 e 2024. Antes de acelerar para valer, Marcelo Medeiros passa por uma programação intensa em Goiânia (GO).

Nesta sexta-feira, 25, após o veículo de competição ter sido aprovado na vistoria da Confederação Brasileira de Motociclismo, Medeiros participou da coletiva de imprensa e do shakedown em um trecho de terra em Senador Canedo, cidade vizinha à capital goiana. A partir das 18 horas será realizada a apresentação das equipes e pilotos em largada promocional no Estádio Serra Dourada, local onde está concentrada a prova com os boxes das equipes (Vila Sertões).

“Vamos passar por uma região fantástica no estado de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. O roteiro promete dias bem desafiadores e longos”, avalia Medeiros.

Depois do prólogo (sábado, 26)– primeiro desafio que define a ordem de largada para a primeira etapa – Marcelo revela que está focado em fechar os dias de forma consistente, concluindo as oito etapas de trechos cronometrados e subir ao pódio.

“Durante o evento, vamos percorrer diferentes condições de terrenos das regiões e o maior cuidado será nos dias em etapa maratona”, aponta.

No total, serão percorridos 3.482 quilômetros, sendo 2.215 deles em especiais (trechos cronometrados), em um roteiro que promete grandes desafios: trechos sinuosos, pistas com cascalho, piçarra, pedras grandes e lajes, além de poeira, lama, calor e umidade. Mas também presenteia os amantes do off road com paisagens incríveis a serem descobertas dentre as belezas do nordeste brasileiro e fechará com o aconchego das praias litorâneas alagoanas.

A largada da primeira etapa, neste domingo 27 de julho, terá como destino à cidade de Unaí (MG). Um trecho correspondente a 536 quilômetros, deles 283 cronometrados. O maranhense destaca que sua estratégia se resume em manter a constância, desde a largada até a linha de chegada, sem provocar grandes avarias no quadriciclo.

Com uma forte estrutura de apoio, para resistir aos nove dias de prova, a Tag Racing terá um caminhão oficina e dormitório, um carro 4×4 apoio rápido, além de um time que inclui mecânicos, auxiliares, motorista e cozinheiro. Tudo isso para encarar a disputa que desafia a potência do Yamaha 700 e a resistência física e psicológica do piloto.

Histórico – Marcelo Medeiros, natural de São Luís (MA), 36 anos, após a conquista do título de hexacampeão do Sertões está de volta à sua 15ª participação na maior competição nacional do gênero e é o maior vencedor na categoria quadriciclos. No Sertões, o maranhense coleciona títulos conquistados em 2012, 2015 e como vice em 2013, 2019, 2020, 2022 e 2024.

No Dakar 2024, Marcelo Medeiros completou seis etapas, com três vitórias, dois terceiros lugares e uma quarta posição. Mas quando liderava a sétima etapa,  sofreu uma queda e precisou abandonar. Ano passado, garantiu um nono lugar, após vencer quatro das 14 etapas. Em 2022, sua estreia na Arábia Saudita, ficou em sexto. O piloto de São Luís (MA) também possui em seu currículo outras três participações no principal rally do planeta, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte, o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.

O piloto Marcelo Medeiros é beneficiado pela Lei de Incentivo do Governo do Estado do Maranhão através do Centro Elétrico e da Granorte.

ROTEIRO SERTÕES 2025

33° SERTÕES – ROTEIRO:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

Mais informações:

Instagram: @marcelomedeiros10

Consultoria de Comunicação e Assessoria

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

MSL Motorsport desembarca em Goiânia com força total para o Sertões 2025

Com oito competidores, estrutura mais robusta, mista de verdade, experiência em todas as pontas, além do compromisso com a sustentabilidade, equipe paulistana encara o maior rally das Américas em busca de pódios e superação

Goiânia, GO – Todo staff da equipe paulistana MSL Motorsports chegou nesta quarta-feira (23) à Goiânia para os últimos ajustes e programação prévia a largada do maior rally das Américas: o 33º Sertões. A cada temporada, a equipe se reinventa — e neste ano, deu um salto ainda maior. Com uma estrutura significativamente mais robusta, apresenta uma escuderia verdadeiramente mista, unindo talentos diversos e experiência em todas as frentes. O resultado é uma formação ainda mais forte, inovadora e preparada para os maiores desafios da competição.

Com nomes experientes, estreias promissoras e o propósito coletivo de vivenciar um desafio único, os oito competidores da equipe já estão prontos para acelerar, a partir do próximo sábado (26) com a disputa do prólogo que definirá a ordem de largada em trecho na região metropolitana da capital goiana, em Senador Canedo, e o Super Prime em frente ao Shopping Flamboyant.

Entre os destaques da formação está Gunter Hinkelmann, multicampeão da modalidade e referência na pilotagem da Ford Ranger #388. Ao lado do navegador Weidner Moreira, Hinkelmann chega com um objetivo claro: lutar pela vitória. A dupla, entrosada e afiada, representa o lado mais competitivo da equipe, apostando na experiência para buscar o topo do pódio da categoria T1.1.

Outra dupla que merece os holofotes é formada por Raquel Stein e Christina Xavier. Com o UTV Polaris RZR PRO #387 da MSL Motorsport, elas representam o projeto FIA Girls on Track Brasil que estreia no Sertões. “Estou muito feliz por estrear no Sertões, é um sonho que estou prestes a realizar.  Temos o apoio incondicional da minha equipe, a MSL, como também com op reforço de todos os patrocinadores que acreditam no projeto deste ano, como a Castrol, a Polaris do Brasil, a Sparco Brasil e a Leatt”, explicou Raquel, que compete na categoria SSV.

Também na categoria SSV, Patricia Palma e o navegador Alisson Pedroso chegam embalados pela boa temporada de 2024 e em busca de um Sertões consistente. É o terceiro ano da dupla na competição e o foco é somar experiências, cruzar a linha de chegada e celebrar o caminho percorrido. “Queremos chegar ao final felizes, inteiros e com muita experiência na bagagem”, esclarece a pilota do Polaris PRO R #368.

A MSL Motorsports foi selecionada pela BMW Motorrad, divisão de motocicletas do Grupo BMW na Alemanha, para um novo desafio: oferecer suporte técnico e mecânico à moto que marcará a sua estreia oficial da marca no Sertões. A parceria consolida a confiança da BMW em uma das equipes mais estruturadas do off-road nacional.

Para marcar seu debute no Sertões, a BMW Motorrad escalou o piloto Tomaz Santos para conduzir a nova F 900 GS, modelo da categoria “big trail”, pelas trilhas e desafios do sertão brasileiro. A MSL Motorsports, reconhecida por sua expertise no fora de estrada nacional e internacional, foi o time de competição escolhido para oferecer o suporte técnico da motocicleta ao longo da competição.

“Espero um grande desafio. Sei que não é uma prova fácil, mas estou me preparando e organizando o equipamento da melhor forma. Minhas expectativas são as melhores”, declara Tomaz, gaúcho de Vacaria radicado em Itapema (SC),

Na mesma categoria, Rafael Kruka também estreia — com uma Ducati Desert sob controle e uma energia contagiante, ele embarca no desafio com a leveza de quem quer, acima de tudo, se divertir e cruzar a rampa final.

Por trás dos nomes no grid, uma equipe completa garante que cada detalhe funcione com excelência. A estrutura da MSL em 2025 é a maior já levada ao Sertões: quase 50 pessoas compõem a operação, entre mecânicos, fisioterapeutas, mídia, logística e suporte técnico. A carreta dormitório oferece descanso de qualidade, o food truck abastece os atletas e staff com refeições equilibradas e a equipe de fisioterapia garante o cuidado físico de todos. Cinco cozinheiros, sete profissionais de mídia e um time técnico afiado dão conta do recado dia após dia, numa operação pensada para ser eficiente e acolhedora.

Há também um compromisso real com a sustentabilidade: a MSL leva gerador próprio, sistema de água autônomo, separação de resíduos, uso de energia renovável e incentivo ao etanol como combustível. São ações que mostram que é possível competir em alto nível sem abrir mão da responsabilidade ambiental.

O 33º Sertões, que acontece entre 26 de julho e 3 de agosto, promete ser um dos mais completos da história. Com 3.482 quilômetros de percurso — sendo 2.215 deles cronometrados —, o roteiro passa por cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. A largada será em Goiânia (GO) e a chegada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). No caminho, os competidores vão encarar diferentes tipos de terreno, como piçarra, areia, pedras, serras e longos trechos de navegação, em um rally técnico e exigente que testa os limites de homens, máquinas e estratégia.

SOBRE A MSL

A MSL é uma equipe mista de rally com mais de 16 anos de experiência. Seus integrantes competem em carros, motos e SSV. Foi fundada a partir da empresa MSL Corporate, especializada em logística. A frente mortorsport criou um nome de respeito no rally brasileiro e mundial já tendo passagens por provas nacionais e internacionais como Dakar (Arábia Saudita), Baja 500 (México); Portalegre (Portugal); Aragon (Espanha); Maroc (Marrocos); SAAR (Argentina); Sertões (Brasil) e Mit Cup (Brasil).

A MSL Motorsports no Sertões conta com patrocíncio de Amalog, Bandeirantes Deicmar, Sparco, Leatt e MSL Corporate.

EQUIPE MSL MOTORSPORTS

CARROS – CBA

Piloto – Gunter Hinkelmann (23ª edição no Sertões)

Navegador – Weidner Moreira (20º Sertões)

Categoria – Carros T1.1

Numeral – #388

Veículo – Ford Ranger

SSV – CBA

Pilota – Raquel Stein (estreante)

Navegadora – Christina Xavier (21º Sertões)

Categoria – SSV

Numeral – #387

Veículo – UTV Polaris RZR PRO

SSV – CBA

Pilota – Patrícia Palma (3ª edição da dupla no Sertões)

Navegadora – Alisson Pedroso

Categoria – SSV

Numeral – #368

Veículo – UTV Polaris RZR PRO

MOTO – CBM

Piloto – Tomaz Santos (estreante)

Categoria – Big Trail

Numeral – #34

Veículo – BMW

MOTO – CBM

Piloto – Rafael Krukoski (estreante)

Categoria – Big Trail

Numeral – #44

Veículo – Ducati Desert

Mais informações da equipe:

Instagram: @msl_motorsport_team

Consultoria de Comunicação da MSL Motorsports

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Josi Castro | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Dupla feminina da MSL Motorsport ansiosa para início das atividades em Goiânia para a largada do Sertões 2025

Representantes da MSL, a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier vão encarar o maior rally das Américas a bordo do SSV Polaris Pro R número 368. Prólogo e Super Prime estão agendados para este sábado (26)

Goiânia, GO – Doze meses de preparação, expectativa e ansiedade ficaram para trás neste sábado (26). Finalmente, a dupla formada por Raquel Stein (pilota) e Christina Xavier (navegadora) acelerou para valer o SSV Polaris Pro R #387 no prólogo que definiu a ordem de largada da primeira etapa do Sertões Petrobras 2025.

“Hoje definitivamente começou o Sertões. Ontem tivemos só o shakedown. O carro está maravilhoso, uma delícia espalhando nas curvas. Rally literalmente é um dia de cada vez. E temos oito dias pela frente. Passamos pelo prólogo, que é onde não se ganha nada, mas pode se perder tudo. Eu me garanto muito na areia, na pedra, na diversidade. Sou um tipo de pessoa que evolui dia a dia. Não sou de prova de um dia, mas de prova longa”, disse Raquel Stein, após enfrentar o percurso de 5,67 km em piso misto, com curvas técnicas e muita poeira controlada.

“O carro ficou acertadinho. A primeira etapa será uma prova rápida, pelo que falaram. Tem alguns perrengues, mas acho que será uma boa prova. Adoro andar em Minas Gerais. Largar aqui de Goiânia também é uma maravilha”, observou Christina Xavier.

União feminina

Representantes da MSL, Raquel e Christina foram convidadas a integrar também o projeto FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR), que estreia no Sertões com uma equipe 100% feminina — da chefia à mecânica, passando pela pilota e navegadora.

“O projeto FIA GOT BR parte de uma essência muito bacana. Eu e a Chris somos pilota e navegadora da MSL, e a Camila Mattheis, nossa chefe de equipe, também lidera outra equipe. Por mais que sejamos ‘rivais de equipes’, estamos unidas no projeto FIA GOT, que é um elo entre as equipes, onde todas transitamos”, explicou Raquel. “Fiquei muito honrada com o convite e também por ter como navegadora a Chris Xavier, uma multicampeã”, afirmou.

Quando Raquel fala em “supercampeã”, não é exagero. Christina Xavier tem mais de 20 anos de experiência em rally e uma trajetória sólida no cross country. Médica ginecologista e obstetra, começou no rally de regularidade em 2004 e, desde então, acumulou títulos expressivos: tricampeã do Rally dos Sertões, tricampeã do Rally Jalapão e tricampeã brasileira de rally cross country, entre outras conquistas. Essa será sua sétima participação no Sertões — a segunda a bordo de um UTV.

Raquel no Sertões: um sonho em construção

Raquel Stein estreia como pilota no Sertões, mas sua trajetória no off-road já tem capítulos marcantes. Publicitária de formação e influenciadora por consequência, ela ganhou visibilidade ao relatar sua viagem solo de moto pelo Brasil, em 2021. Desde então, se dedicou intensamente ao rally: venceu o Rally Baja 2023, foi vice-campeã em 2024, conquistou o Rally Jalapão e o título feminino da UTV Cup no mesmo ano. Em fevereiro, formou a primeira dupla feminina do SARR (South American Rally Race), ampliando sua presença no cenário sul-americano.

Agora, realiza um objetivo antigo: competir no Sertões. “Meu sonho sempre foi pilotar no Rally dos Sertões. Todos os caminhos que trilhei no off-road até aqui foram focados nesta realização”, confessou.

O tamanho do desafio

Encarar o Sertões é submeter corpo e mente a um dos maiores desafios do esporte a motor. Serão nove dias de prova (de 26 de julho a 3 de agosto), atravessando cinco estados e somando 3.482 quilômetros de percurso — mais de 2.200 deles em trechos cronometrados. A cada dia, um novo cenário e uma nova exigência: areião pesado, piçarras escorregadias, trilhas pedregosas, travessias de serra e variações de altitude que não perdoam erros. É a mistura única de velocidade, técnica e resistência que faz do Sertões o maior rally das Américas.

A dupla leva para o Sertões as cores e a confiança de apoiadores como @sparcobrasil, @cfabrasil, @sertoes, @porto, @bancobrb, @leattbr, @somosatvos, @polarisbrasil e @castrol.brasil — marcas que fazem parte desse desafio e compartilham do mesmo espírito de superação.

33° Sertões – Percurso

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG) – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG) – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA) – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa (Maratona): Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa (Maratona): Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL) – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL) – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL) – Total: 314 km

Mais informações da equipe MSL Motorsports

Instagram: @msl_motorsport_team | @raquelsteinoficial | @xrisbx

Consultoria de Comunicação e Assessoria

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Equipe FIA GOT BR chega hoje a Goiânia para a largada do Sertões, no próximo sábado, 26

Time feminino com pilota estreante e navegadora experiente correrá com UTV Polaris e usará etanol da Atvos

Nesta quarta-feira, 23, a carreta, os carros de apoio da equipe Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR), e o UTV com que competirá na categoria SSV CBA chegam a Goiânia para a largada da 33ª edição do Sertões, que será realizado de 26 de julho a 3 de agosto, ao longo de 3.482 kms, dos quais 2.215 kms cronometrados, de Goiânia a Marechal Deodoro, no litoral de Alagoas.

Também chegam à capital goiana Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e comandante da FIA Girls on Track no Brasil; a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR; a pilota Raquel Stein; a navegadora Christina Xavier; a estagiária de engenharia Bárbara Sanglard; e a mecânica Ana Cristina da Silva. Camila Mattheis, a chefe da equipe, já está na capital goiana desde sábado passado.

Todas têm boas expectativas, e estão preparadas para as adversidades características do Sertões, o maior rally das Américas, composto por um prólogo e oito etapas, em roteiro que passará por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – está bastante animada com a primeira participação no Sertões, resultante de conversas iniciadas em 2023. “Nossa expectativa é ótima. É um projeto novo, em mais uma área do motorsport, com pessoas novas, exceto pela Ana Cristina, que já foi nossa mecânica na Mitsubishi Cup. Para nós, nessa primeira experiência, como equipe, o mais importante é o aprendizado com todo esse time de mulheres, para nossa evolução. Vamos torcer para que o Sertões aconteça sem muitas quebras e problemas, e vamos trabalhar para que nossa equipe tenha um ótimo resultado no final”, diz Bia, que, com Rachel, acompanha a equipe até a largada no domingo, 27.

Dureza e diversão – Camila Mattheis, a chefe da Equipe FIA GOT BR, está feliz porque o rally volta a Goiânia, sua terra natal, e vem trabalhando há mais de três meses no planejamento e organização. “O Sertões é uma prova muito complexa, na qual deslocamos por muitos dias e muitos quilômetros toda a infraestrutura da equipe. Para tudo funcionar bem precisamos ter uma estrutura robusta, com autonomia de água e luz, e com autossuficiência na parte de alimentação, transporte e hospedagem de todo o time. Temos até máquina de lavar roupas”, ela descreve. 

Esportivamente, a seu ver, os maiores desafios para os competidores serão as duas ‘pernas’ da etapa maratona, sem auxílio de mecânicos na noite entre elas, que tem especiais (trechos cronometrados) muito duras. Para a equipe, “os maiores desafios serão  vencer as quilometragens de cada dia, com alguns trechos muito longos e com estradas de terra, e chegar sempre ‘inteiros’ no próximo  parque de apoio”. Mas nem tudo é dureza no Sertões. “Será um rally divertido, pela característica das estradinhas em que os competidores vão passar. De Goiânia vamos para Minas Gerais, que tem estradas maravilhosas para o off-road. De  Bom Jesus da Lapa – na Bahia – em diante passaremos por cidades onde estivemos nos últimos anos, mas com caminhos complexos”, completa Camila.

10 horas no carro – Para Raquel Stein, a pilota da Equipe FIA GOT BR, que correrá pela primeira vez no Sertões, além dos desafios esportivos, há os pessoais, pois ela acaba de finalizar um longo processo de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo. “O principal desafio será a superação dos próprios limites no roteiro, que será bastante exigente. Podemos ficar de quatro a 10 horas dentro do carro, na mesma posição, então o preparo físico e mental é muito importante. O Sertões é desafio do começo ao fim, mas vamos trabalhar para largar todos os dias e completar todas as etapas. Não vejo a hora de começar a acelerar. Estou nervosa, mas muito focada. Garanto muita diversão e muitas postagens”, diz ela, que é influenciadora e mostrará sua aventura no Sertões em sua rede social.

Puxando ferro – A experiente navegadora Christina Xavier, que disputará o Sertões pela sétima vez, a segunda com UTV, se valeu de musculação, ciclismo, beach tennis e remo para se preparar, e já providenciou o farnel que levará. “Venho fazendo musculação há muito tempo, para bem estar físico, e intensifiquei nos últimos meses. Na alimentação venho com dieta saudável desde novembro de 2024 e para as provas geralmente levo proteínas, azeitonas, isotônico, amendoim e muita água”, conta ela, que é médica. Animação não falta: “O roteiro é sensacional! Já passei por Xique-Xique, Petrolina, Bom Jesus da Lapa. São regiões com muita pedra, areia e barro, muito divertidas”. E cautela também não: “Minha expectativa é grande, por este ser um rally bem cross country, que vai ser duro. Vai depender de muita pilotagem e navegação”.

Rotina pesada – Para o time por trás da pilota e da navegadora, manter a resiliência é o grande desafio, pois todo mundo se desloca durante o dia, e à noite têm que deixar o UTV pronto para largar logo cedo na manhã seguinte. A mecânica Ana Cristina da Silva fará seu primeiro Sertões, e já está preparada para o que enfrentará. “Estarei realizando um sonho. Acredito que o meu maior desafio vai ser a rotina de trabalho, pois rodamos durante o dia por volta de 500 quilômetros, e trabalharemos à noite. De manhã levantamos acampamento e pegamos a estrada outra vez. Mas acredito que vai ser divertido. E vai ser de muito aprendizado. Por ser uma prova de longa duração e também por eu ser responsável por um UTV pela primeira vez. Vai ser uma experiência incrível”, diz ela, que em 2024 foi mecânica do time FIA Girls on Track Brasil na Mit Cup e atualmente trabalha na equipe ASG Motorsport, da Copa Truck.

Pouco sono – Estagiária de engenharia da RMattheis Off-Road, Bárbara Sanglard se preparou  organizando o planejamento com os engenheiros da equipe, e estudando o UTV da Equipe FIA GOT BR. “Fomos  analisando o carro, vendo quais foram as modificações feitas nele, quais são os specs (especificações técnicas e funcionais), verificando a quilometragem das peças, projetando quando devem ser trocadas, vendo análise de dados. Os desafios vão ser principalmente a extensão da prova e as diferenças grandes de condições de  terreno, com pedra, areia, várias situações diferentes. Já me avisaram que tempo para sono é uma dificuldade, mas faz parte do show. Minha expectativa é aprender bastante, quais tipos de análises são feitos, quais as abordagens em diferentes situações”, diz a estudante de engenharia mecânica da Concordia University, de Montreal, em férias de verão no Brasil.

Coletivo de mulheres – Para a engenheira Rachel Loh,  a emoção pela estreia da Equipe FIA GOT BR no Sertões é grande. E a expectativa é racional: completar a prova. “Os maiores desafios são a sinergia da equipe, pois a maioria das pessoas não se conhece, e o caráter agressivo do rally. São dias duros na trilha e noites eternas em manutenção. Mulher no Sertões não é novidade. Mas um coletivo de mulheres atuando juntas, unindo esforços, é algo inédito. E isso nos ajuda a fortalecer nosso recado visando o objetivo da CFA e da FIA GOT BR, que é incentivar mais mulheres no motorsport, dar protagonismo a elas e aumentar a nossa representatividade em todas as áreas”, conclui a primeira engenheira do automobilismo brasileiro.

Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt.  A equipe correrá com UTV Polaris e usará etanol da Atvos.

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil. 

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC.

Em 22 de julho começou o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. Em 26 de julho, a Equipe FIA Girls on Track Brasil largará para o Sertões, maior rally off-road das Américas, sob comando da chefe de equipe Camila Mattheis, com a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier, a estagiária de engenharia Bárbara Sanglard e a mecânica Ana Cristina da Silva. 

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

Siga no Instagram

CFA: @cfabrasil
Camila Mattheis: @camidechichimattheis
Raquel Stein: @raquelsteinoficial
Christina Xavier: @xrisbx
Bárbara Sanglard: @barbmsanglard
Ana Cristina da Silva: @anacristinamatic 
Sertões: @sertoes

CFA/FIA GOT BR
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br
@estelacraveirosp

COMUNICAÇÃO CBAcomunicacao@cba.org.br

SALA DE IMPRENSA DA CFA E DO FIA GIRLS ON TRACK BRASIL 

RAQUEL STEIN E CHRISTINA XAVIER / MSL MOTORSPORTS
CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br | @sigcombr
Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966

Categorias
Sem categoria

Accert Competições é Atvos Bioracing em sua 16ª edição no Sertões

Com parceria de uma das maiores produtoras de etanol do país, a equipe usará biocombustível em seus veículos que estarão na disputa do maior rally das Américas de 26 de julho a 03 de agosto

A 33ª edição do Sertões será palco da estreia da Atvos Bioracing, nova identidade da tradicional equipe Accert Competições, que tem o apoio expandido da Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país. A parceria inclui o fornecimento de combustível renovável durante todo o percurso, ações de visibilidade e o reforço a uma proposta de competição mais sustentável.

Com 15 anos de rallys no currículo, a Accert Competições dá um passo adiante ao alinhar performance com sustentabilidade. A nova fase reforça um DNA que já era presente: o uso do etanol como combustível, o planejamento logístico eficiente e uma ampla estrutura de apoio. A equipe irá competir com 100% de etanol, em todos os veículos.

De acordo com o gerente executivo de Comunicação Corporativa, Marketing e ESG da Atvos, Fábio Rímoli, a expansão da parceria com a Accert era um plano antigo. “A cada ano, a Atvos vem ampliando sua participação no Sertões, disseminando e fortalecendo mensagens sobre os benefícios dos biocombustíveis no universo do automobilismo esportivo. Deter os naming rights de uma equipe era um objetivo que tínhamos há bastante tempo e concretizar esse projeto ao lado de parceiros de longa data como a Accert deixa essa experiência ainda mais especial”, afirma.

O piloto e diretor da equipe, Cristiano Rocha, falou sobre os motivos que o levaram a ampliar a parceria. “A Accert Competições e a Atvos caminham juntas desde 2023. Nossa aposta em biocombustíveis está alinhada com a estratégia de negócios e visão de sustentabilidade da Atvos. Esse patrocínio mostra nosso comprometimento com o setor sucroenergético em prol da energia limpa”, ressalta Rocha. “Estamos todos unidos pelo mesmo propósito e reforçarmos ainda mais o nosso DNA sustentável”, garante.

A  Atvos Bioracing/Accert Competições vai alinhar no grid da maior prova off-road das Américas os tricampeões do Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Raid na categoria Ultimate T1.2, Cristiano Rocha e Anderson Geraldi. Além deles, outras três duplas correm chanceladas pela escuderia.

Ultimate PRO: dupla de experiência e sincronia

Na categoria Ultimate PRO, o piloto Cristiano Rocha e o navegador Anderson Geraldi formam uma dupla altamente premiada. Ambos são tricampeões do Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Raid na categoria Ultimate T1.2, além de terem conquistado o Capacete de Ouro 2024, além de campeões da Mitsubishi Cup. Eles retornam ao grid com o Mitsubishi Triton CR #371, prontos para encarar mais um desafio.

“Será um Rally dos Sertões raiz. Acredito que teremos etapas bem duras, bem ao nosso estilo. Geralmente conseguimos bons resultados em provas mais duras e quebradeiras”, destaca Anderson Geraldi. “O Sertões é sempre esperado com uma expectativa muito grande, pois é o maior rally do Brasil. São muitos dias de superação e adrenalina. É preciso muito controle emocional”, completa o navegador paranaense, radicado na Bahia.

Ultimate BR: gestão e paixão na mesma trilha

O experiente Paulo Pichini, que chega à sua 23ª participação no Sertões, assume a pilotagem da Mitsubishi L200 Triton V6 Turbo #307 ao lado do navegador Paulo Bomba.

“Nosso objetivo é chegar entre os seis primeiros colocados da categoria. Sabemos que será uma prova dura, com características técnicas exigentes, mas nos preparamos para enfrentar os desafios com estratégia, foco e resiliência”, afirma Pichini. “A expectativa é sempre alta. Participar do Sertões é um privilégio e uma missão. Cada edição traz novos aprendizados, conexões e superações”, completa o piloto de São Paulo.

Stock: duas TR4 e uma família dividida em dois carros

Na categoria Stock, a Atvos Bioracing/Accert Competições será representada por dois Mitsubishi Pajero TR4ER e uma história familiar forte. Gabriel Boff, ao lado do irmão Vitor Hugo Boff, volta ao grid com o carro #340 após conquistar o 3º lugar no Sertões 2022 na categoria.

“A expectativa é a mais positiva possível. Em 2022 o segundo lugar — e talvez o primeiro — escapou por um erro no Jalapão. Este ano, vamos focados em não errar”, destaca Gabriel.  “Correr em família é muito bom!”, resume.  Do outro lado do box, Hugo Boff pilotará o carro #361 com o filho Fernando Boff.

O segundo maior desafio off road do mundo larga dia 26 de julho em Goiânia (GO) e percorre cinco estados até a chegada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), no dia 3 de agosto. Serão 3.482 km no total, sendo 2.215 km de trechos cronometrados.

A equipe Atvos Bioracing/Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Atvos, Accert Transportes e Logística, Yokohama, Omnilink, Sementes Oilema, Fueltech e Lavanderia Suprema.

Confira o elenco da Accert Competições:

1) #371 Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, BRA, Mitsubishi Triton CR, Ultimate PRO

2) #307 Paulo Pichini/Paulo Simões, BRA, Mitsubishi L200, Ultimate BR

3) #340 Gabriel Boff/Vitor Hugo Boff, BRA, Mitsubishi Pajero TR4ER, Stock

4) #361 Hugo Boff/Fernando Boff, Mitsubishi Pajero TR4ER, Stock

ROTEIRO SERTÕES 2025

Etapas:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

Mais informações:

Facebook e Instagram: @accertcompeticoes

Consultoria de Comunicação e Assessoria

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Sertões 2025: Campeões de 2022, Victor Pudell e Claudemir Hubner estreiam Triton Evo

Dupla da HP Racing segue na categoria PRO com nova configuração, após três anos com protótipo, e mantém meta de mais um pódio consecutivo

A HP Racing já definiu seus rumos para a 33ª edição do Sertões, que acontece entre 26 de julho e 3 de agosto. Com a dupla formada pelos paranaenses Victor Pudell e Claudemir Hubner, a equipe anunciou esta semana que irá para o maior rally das Américas com um novo carro e na categoria Ultimate PRO.

A máquina escolhida é a Mitsubishi Triton Evo, que alinha a equipe na categoria PRO, depois de edições marcantes com um protótipo Sherpa, que garantiu três títulos à dupla. Campeões do Sertões logo na estreia em 2022 e vice-campeões nas edições seguintes, Pudell e Hubner apostam agora na força e robustez da picape japonesa para encarar os 3.482 quilômetros entre Goiânia (GO) e na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).

“A picape é totalmente diferente do que estávamos acostumados. Já foi testada e tem um desempenho muito bom. É carro mais largo e com mais potência. Contamos com um time unido e pronto para superar todas as adversidades ao longo das etapas”, disse Pudell.

Natural de Toledo (PR), Pudell tem 49 anos e segue firme em seu projeto de vida dentro do rally. Ao lado do navegador Claudemir Hubner, de 55 anos, que também nasceu em Toledo e atualmente vive em Caçador (SC), ele demonstra otimismo para a prova que percorrerá cinco estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. “No Sertões, para nós que somos do Sul, tudo é novidade”, disse Pudell.

“Todos os dias do rally foram um misto de velocidades altas, trechos travados e trial, o que exigiu muito da pilotagem e da navegação. O desafio foi chegar inteiro e controlar o carro”, resumiu o navegador Claudemir Hubner.

O percurso da edição 2025 promete tudo o que o rally tem de mais desafiador: piçarra, areia, pedras, serras, variações de altimetria e longos trechos de navegação. Para Pudell, o roteiro anunciado é empolgante: “Está incrível. Já passei pelas cidades baianas de Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa e foi um dos melhores trechos em que já percorremos”, disse.

“É uma aventura espetacular. Uma saga que você inicia e não sabe se vai terminar. Os vitoriosos são aqueles que terminam, mesmo sem subir ao pódio”, avaliou Hubner.

O aspecto familiar também terá espaço na jornada deste ano: “contaremos com grande torcida familiar no término do Sertões”, disse o piloto. Este é mais um motivo para a dupla querer fazer bonito e subir ao pódio pela quarta vez consecutiva.

Mas para além de resultados, Pudell garante que a experiência de participar do segundo maior rally do mundo já justifica qualquer esforço. “O Sertões faz parte de um grande projeto na minha vida, no qual sempre aprendo mais. Tenho como meta chegar bem, e para isto é preciso muita concentração”, disse.

“A expectativa, como sempre, é dar o melhor. E se depender da experiência da dupla e da performance da nova máquina, a HP Racing promete brigar por pódio mais uma vez”, concluiu Claudemir.

Victor Pudell e Claudemir Hubner, da Equipe HP Racing, contam com projeto da Lei de Incentivo ao Esporte tendo como proponente o Caçador Jeep Clube, patrocínio da Adami S/A, Scherer Auto Peças, Auto Elite VW, Postos AG, PMX, Postos Maça, Madeiras Salamoni, Romplas, Accert Transportes e SCM Group. Apoio do Instituto CrêSer, Kesoja, Tudo Rural, Laboratório Camati, SFIChips Toledo (PR), Neuvye, Drogavet e Alfa Transportes – realização do Ministério do Esporte e Governo Federal.

33° Sertões

HP Racing

Victor Pudell/Claudemir Hubner (Carros PRO – CBA)

Data: 26/07 a 03/08

Roteiro: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas

Largada: Goiânia (GO)

Chegada: Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL)

Etapas:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

Acompanhe no Instagram:

Instagram @hpracing | @claudemirhubner | @sfichips.cascavel

Consultoria de Comunicação e Assessoria

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br