Categorias
Sem categoria

Temporada encerrada e a X Rally Team já está de olho em 2010

São Paulo, 18 de dezembro de 2009 – Com a participação no Rally dos Amigos, válido pela última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, a Equipe X Rally Team se despediu das competições no ano de 2009. O balanço final da temporada teve um saldo positivo, as duplas tiveram a chance de realizar diversos ajustes nos carros Mitsubishi L200 Evo no Rally dos Sertões, e aprimorar ainda mais a sintonia entre pilotos e navegadores. E, ainda com a participação do campeonato do Mitsubishi Cup levaram pra casa o título inédito para a equipe na categoria L200 Triton conquistado por Cristian Baumgart e Beco Andreotti. Este foi o quarto título do time e veio para selar os 10 anos de competições.

Ao todo, foram três campeonatos disputados em 2009: 17º Rally dos Sertões, Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Mitsubishi Cup, sendo que nesta última, em uma nova categoria, a L200 Triton RS. E com a vitória em três etapas acabou garantindo para Cristian e Beco o título da categoria para a dupla.
Segundo Marcos Baumgart, a família X Rally Team tem tudo para crescer cada vez mais, e obter novas conquistas nas próximas temporadas. “Crescemos muito no esporte, graças aos nossos amigos e equipe. Fazemos parte de uma família, a X Rally Team, e fazemos aquilo que gostamos, os frutos estão sendo colhidos e sabemos que temos capacidade técnica para crescer ainda mais, e isso que queremos, ser o número 1”, completou.

Para fechar o calendário, no último dia 6 de dezembro, a X Rally esteve em Itatinga, para disputa do já tradicional Rally dos Amigos, que em sua 12ª edição pontuou pela última etapa do brasileiro. Para Marcos foi a oportunidade de retribuir o favor a um amigo, André Sawaya, que o ajudou em duas oportunidades anteriores. “Foi uma prova muito bem organizada, que testou nossas habilidades e resistências físicas. Tinha uma dívida com o André, e agora posso dizer que paguei minha divida”, brincou Marcos, que ao lado de Sawaya completou a prova com o 5º lugar geral, e segundo na categoria. “Tivemos um vazamento na turbina, o que nos prejudicou um pouco, mas isso faz parte do rali, temos que saber superar os problemas”, finalizou.
Na programação da equipe paulista em 2010 estão: a segunda temporada na Mitsubishi Cup e a 11ª edição no Rally Internacional do Sertões.

A X Rally Team conta com patrocínio da Vedacit. Mais informações www.xrallyteam.com.br

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Radiex no Auto Jornal desta sexta-feira (18/12)

Categorias
Sem categoria

Boas Festas e Feliz 2010!

Categorias
Sem categoria

Informativo DASTribos Rally Team_Dezembro 2009

Categorias
Sem categoria

Autódromo de Curitiba é palco do 16º Festival Brasileiro de Arrancada até domingo

São Paulo, 10 de dezembro de 2009 – Cerca de 350 supermáquinas movidas a metanol e nitro metano que fazem de 0 a 100 km/f em menos de um segundo, os dragsters de todo Brasil participam da competição. Nesta quinta-feira (10/12), às 9h, começou a 16ª edição do Festival Força Livre de Arrancada e todos os dias segue até as 17h30. O evento acontece no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais e vai até domingo. São cerca de 350 carros acelerando na pista e muitas atrações na área atrás dos boxes. Os dragsters fazem o percurso de 402 metros em menos de seis segundos. Para efeito de comparação, os carros da Fórmula 1 atingem velocidade máxima de 340 km/h e andam de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Os dragsters chegam a superar os 400km/h.

A Radiex estará presente no evento encerra o calendário da arrancada no País com a equipe R-X, a empresa de produtos automotivos estará ao lado do competidor Alexander Fonseca no Campeonato de Arrancada, representado pelo piloto Adriano Duarte com o Opala Stock #33, um dos carros de maiores destaques na arrancada brasileira e preparado por Rodrigo RX, especialista na categoria há mais de oito anos. Os pilotos se preparam o ano inteiro para “voar” no Festival. Eles aceleram no limite para quebrar recordes de tempo e velocidade e garantir um show para o público do Brasil inteiro que prestigia a competição.

Mais de 60 mil pessoas devem invadir a arquibancada, os camarotes e a área dos boxes do Autódromo de Curitiba para acompanhar os ‘pegas’ na reta de 402 metros. No Festival Brasileiro já estão confirmadas as presenças de Alejandro Sanches/SP, atual recordista de velocidade com 403.32 km/h no Autódromo de Curitiba, e recordista de tempo no Rio Grande do Sul percorrendo 402 metros em 5s763 e de Sidnei “Grandão” Frigo/SP, atual recordista de tempo no Autódromo de Curitiba com o tempo de 5s901. As puxadas entre os dois e outros 350 carros preparados, que são divididos em 23 categorias de acordo com o regulamento, desde carros comuns, sem nenhuma alteração, até os dragsters, que são construídos especialmente para o esporte, vão definir quem são os pilotos mais rápidos do Brasil.

Outra atração do Festival é a presença de um dragster de dois lugares que atinge mais de 300 km/h no qual pessoas da arquibancada serão sorteadas para andar os 402 metros em 7s. O dragster vai estar presente no evento divulgando a SPID (uma nova pista de arrancada que será inaugurada em 2010, em Itatiba/SP). Durante Festival de Arrancada, todos os pilotos vão treinar na quinta e sexta-feira e realizar cinco largadas oficiais no sábado e domingo.

Além dos 402 metros

Além dos pegas na reta de 402 metros, o Festival Brasileiro terá ainda muitas atrações com o encontro de carros e de miniaturas e um dinamômetro que vai permitir os últimos acertos nos bólidos. Um dos destaques da exposição de carros é o Maverick, do lutador Wagner Ramos, que foi customizado no quadro Lata Velha, do programa Cadeirão do Huck. O Festival Bar também marca presença nesta edição.

A Galeria Nitro Alley (localizada atrás dos boxes – local que permite o acesso da arquibancada) vai reunir 19 marcas expondo as últimas novidades dos segmento. São elas a Petrobrás (com simuladores), GM Chevrolet, Goodyear, Splash, Bormax, Imohr, RC3, Socarrão, Still Auto Couros, Thewll2, Powertech, Pro Race Originals, Força Livre Megastore, ODG, Ceramic Power, Fuel Tech, Régis Racing, Recuperg e Displatec.

O Autorama Drag Race, a única pista de autorama de arrancada do Brasil com 11 metros de comprimento, também está montada atrás dos boxes para garantir a diversão de adultos e crianças. Outro destaque é a presença de simuladores.

Além do autorama, as crianças ganharam uma atenção especial no Festival deste ano com um parque infantil com piscina de bolinha, pula-pula e outras atrações. O Waterball, uma bolha na qual a pessoa fica dentro “flutando” sobre a água, também deve chamar atenção do público.

Como funciona o esporte arrancada

Antes de alinharem no início da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os competidores, divididos em 24 categorias – de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem oburnout, que é o aquecimento dos pneus.

No pré-stage, o “pinheirinho” (espécie de farol, com várias luzes, que sinalizam aos competidores os ‘estágios’ pré-largada e partida em si) acende duas luzes amarelas de cada lado mostrando que os pilotos estão alinhados. A partir deste momento é acionado o start pela cronometragem. São três luzes que descem no “pinheirinho”, em um intervalo de 300 milésimos de segundos, até que a luz verde acenda, começando a arrancada.

Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto – tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros), 100 metros, 201 metros, 300 metros e 402 metros. Sensores de velocidade, do tipo fotocélula, são colocados na pista e eles registram o tempo na passagem do carro. Vence a competição o piloto que conseguir o menor tempo de reação, somado ao menor tempo registrado para percorrer os 402 metros de pista. Vale ressaltar, que os pilotos lutam contra o tempo. Não adianta apenas vencer o outro carro que larga junto, é necessário fazer o menor tempo de toda categoria.

INGRESSOS E CREDENCIAIS:

Venda de ingressos e credenciais (antecipados)
Alô Ingressos: (41) 3042-6262 ou www.aloingressos.com.br.
Os ingressos podem ser adquiridos ainda alguns pontos de venda nas cidades de Curitiba, Londrina, Joinville, Blumenau, Itapema, Balneário Camburiú, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Confira os pontos no www.forcalivre.com.br

Arquibancada
Quinta-feira (10/12): 1kg de alimento;
Sexta-feira (11/12) – R$ 10,00 masculino e feminino;
Sábado (12/12) – R$ 15,00 masculino e feminino;
Domingo (13/12) – R$ 15,00 masculino e feminino.

Credencial box masculina
Acesso a todos os dias – R$60,00
Acesso somente domingo – R$40,00
Credencial box feminina
Acesso a todos os dias – R$40,00
Acesso somente domingo – R$40,00

Estudantes:
Mediante apresentação da Carteira do estudante, com o comprovante de pagamento da última mensalidade, desconto de 50% no ingresso para arquibancada.
Idosos e Menores de 10 anos – Entrada franca.

Horários de pista:
Dia 10/12: das 10h às 17h
Dia 11/12: das 9h às 17h
Dia 12/12: das 9h às 17h
Dia 13/12: das 9h às 17h

Serviço:

Autódromo Internacional de Curitiba – Avenida Iraí, 16.
Fone: + 55 (41) 3667.3636
Como chegar?
– Venha pela Av. Victor Ferreira do Amaral, no sentido Pinhais;
– No 2º sinaleiro, após a ponte da divisa dos municípios Curitiba / Pinhais, vire à direita e siga em frente;
-Passando a linha férrea, vire novamente à direita na Avenida Irai;
-O Autódromo Internacional de Curitiba fica no final desta avenida

Assessoria de Imprensa da Radiex:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana
(11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br
sig@sigcomunicacao.com.br
Fonte: Alex Fonseca / NX Motorsport

Categorias
Sem categoria

Temporada 2009 do Curso de Mecânica para Mulheres com Helena Deyama chega ao fim

São Paulo, 10 de dezembro de 2009 – A cidade de Patos de Minas (MG) encerrou na última terça-feira (08) a temporada 2009 do Curso de Mecânica para Mulheres, oferecido pela Goodyear, em parceria com a piloto de ralis Helena Deyama. A procura mais uma vez superou a expectativa dos organizadores, que foram surpreendidos pelo grande interesse das mulheres mineiras.

Durante o ano, o evento passou pelas cidades de Campo Grande, Brasília, Goiânia, Passos, Teresina, Maringá, e devido a enorme procura, foram abertas duas novas datas, em Erechim e Patos de Minas. A ideia era passar em diversas regiões do país, e transmitir o conhecimento sobre mecânica, para as mulheres perceberem que o assunto não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’.

Helena se mostrou muito feliz com o resultado do curso, realizado desta vez na Alvorada Pneus, em Patos de Minas. “Estou muito contente, porque é um trabalho gratificante, a grande participação e interesse das mulheres, a cada edição é muito estimulante para mim. Quero levar sempre uma mensagem de força, determinação e conquistas para todas as mulheres”, revelou Helena.

Pioneira entre as mulheres, Helena conta com a experiência de 15 anos no off-road, sendo um grande exemplo para todas as inscritas no curso e transmitindo muita credibilidade no assunto. “O interesse delas por carros é muito grande, e o fato de ser piloto e contar um pouco da minha experiência traz confiabilidade ao curso, alem da simpatia e admiração das participantes”, disse.

Apesar do curso ser voltado para mulheres, segundo Helena, desta vez muitos homens acompanharam o evento. “Estiveram presentes repórteres, câmeras, vendedores e acompanhantes entre outros. Eles observaram que muitas dicas transmitidas no curso, eles não tinham conhecimento, e solicitaram que o curso fosse para homens também”, contou com admiração.

O grande diferencial das aulas é a metodologia abordada, além de informações, técnicas transmitidas por gráficos, e filmes, utiliza-se de exemplos práticos e experiências vividas pela própria instrutora. E as alunas aprendem como utilizar melhor o carro, em situações vivenciadas no dia-a-dia por cada uma, sendo que o principal objetivo do curso é proporcionar conhecimento dos principais componentes do veículo, além de procedimentos técnicos recomendados para sua manutenção.
“Esse conhecimento visa também aumentar a segurança, tanto pela manutenção preventiva, para identificar e mandar fazer os reparos antes que algum componente quebre, como também ajudá-las a dirigir melhor, com mais segurança”, enumera Helena.

Assim como nas demais localidades, as mineiras compareceram em peso em Patos de Minas. Segundo Afonso Henrique Chagas, gerente da Revenda Alvorada Pneus, a procura foi tão grande que poderia ter sido aberta uma nova turma. “Tivemos mais de 120 inscrições, e só tínhamos como atender a 70. As alunas ficaram muito satisfeitas, dava para ver o interesse, quando não tinham pressa para ir embora, empenhadas observando tudo”, disse.

Para Chagas a realização do curso na revenda foi muito gratificante, e ele pôde notar a satisfação dos clientes. “Nunca houve um curso parecido, por isso, houve mulheres contrariadas por ter perdido o curso. Com certeza vamos colher os frutos através desse projeto. E quem sabe implantar novos eventos como esse na revenda”, revelou o gerente.

A revenda tinha capacidade pelo espaço disponível para atender 70 alunas, por isso a limitação de vagas, mais de 40 ficaram na lista de espera. Mas na hora do início do curso algumas da lista de espera vieram sem a confirmação e acabaram participando, foram cerca de 80 pessoas. Foi lotação total do ambiente.

A dona de casa, Adriana Teodoro Olivera, foi uma das 80 sortudas que conseguiram uma vaga para participar do curso, e como tirou a carteira de motorista há pouco tempo, não perdeu nenhum detalhe repassado por Helena. “Achei ótimo o curso, ajudou bastante a esclarecer dúvidas, como sou curiosa das coisas de carro foi bom para aprender e não passar tanto aperto na rua. Recomendo para todas as minhas amigas para que façam. Queria mais um tempo de aula prática, deu vontade de aprender mais da parte técnica”, contou.

Já Magda Fonseca Braga pretende implantar tudo que aprendeu em seu trabalho, como caminhoneira e borracheira.”Amei, simplesmente incrível. Já falei com meu marido e meu irmão para lerem o livrinho que trouxemos do curso. Até eles que tem experiência não sabiam de algumas coisas e estou falando para a mulherada que elas têm que fazer o curso. Tudo que aprendi não vai ser perdido. No curso fiquei com vergonha de falar com a Helena e elogiá-la, mas ela é sensacional, admiro a coragem e a força que ela tem, está de parabéns!”, completou.

Devido ao sucesso da temporada 2009, a expectativa é levar o curso a novas localidades em 2010, pois as mulheres por onde o evento passou se mostraram muito interessadas e curiosas em aprender cada vez mais sobre o assunto, sempre surpreendendo Helena especialmente pela participação ativa durante o curso.

Mais informações: www.goodyear.com.br

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113/ 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br
Fotos Crédito: Portal – www.patosnoticias.com.br

Categorias
Sem categoria

Para Codipar Racing temporada 2009 de competições foi de muito aprendizado

São Paulo, 08 de dezembro de 2009 – A Equipe Codipar Racing encerrou a temporada 2009 com a participação no Rally dos Amigos no último sábado (06), em Itatinga (SP). Para Willem e Doris van Hees foi mais um ano de aprimoramento da dupla, e coroado com o vice-campeonato do Rally dos Sertões, na categoria Production.

“Foi um ano de muito aprendizado, começamos em uma categoria (Protótipos), e no meio da temporada mudamos para outra (Production). Com um carro novo, que na verdade não estava totalmente preparado, e a cada prova apresentou um problema diferente. Graças à insistência da minha navegadora, e equipe conseguimos o segundo lugar no Rally dos Sertões, o que foi muito gratificante”, contou o piloto da Codipar Racing, Willem.

Apesar dos obstáculos, a equipe espera melhorar ainda mais o desempenho na próxima temporada, e tem como objetivo participar das provas do Cerapió, RN 1500, Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e claro, o rali mais esperado pelos competidores off-road, o Rally dos Sertões 2010.

“Nossa principal meta é melhorar ainda mais os resultados deste ano, e sem dúvida tentar uma colocação ainda melhor no Rally dos Sertões, pois é o evento mais importante para a equipe. Temos que agradecer a toda equipe, aos patrocinadores, colaboradores e fãs, pelo suporte incondicional que mostraram durante todo o ano”, finalizou Willem.

Willem e Doris van Hees recebem o patrocínio da Codipar – Equipamentos e Assessoria para Indústria Alimentícia, Radiex Produtos Automotivos, DXLub e apoio da UiU Filmes.

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana
(11) 5016-6113 / 9972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Stock Car: Renato Rattes se despede da Copa Vicar já pensando na próxima temporada

São Paulo, 06 de dezembro de 2009 – A Stock Car se despediu da temporada 2009 neste domingo, em Interlagos (SP). O Autódromo preferido dos pilotos brasileiros foi palco das últimas provas da Copa Vicar (9ª etapa), Copa Nextel (12ª etapa), Pick-up Racing (8ª etapa) e Stock Jr. (11ª etapa). Renato Rattes, da Equipe RS Racing/Zuffo Motorsport fechou o ano já de olho na próxima temporada.

Após excelente largada, onde conquistou várias posições, Rattes finalizou a prova satisfeito com o resultado final da corrida. “Foi uma grande prova, consegui ultrapassar 10 carros na largada, porém, na quarta volta sofri um toque que acabou prejudicando o rendimento do carro. Perdi algumas posições, mas no geral o carro se comportou muito bem, e ao final da corrida conquistei 13 posições no total, em relação a largada. Com certeza vamos trabalhar muito, a equipe evoluiu bastante, e está de parabéns”, afirmou Rattes, que já espera brigar pelo título em 2010.

A Copa Vicar é conhecida por ser uma das categorias mais disputadas da Stock Car, e na última corrida do ano não foi diferente. O circuito de 4.309 metros do Autódromo de Interlagos viu uma briga acirrada entre os 32 carros que largaram as 14h28 deste domingo. Rattes mais uma vez mostrou poder de recuperação, e cruzou a linha de chegada 16ª posição.

PRÓXIMA TEMPORADA

Para 2010 a Stock Car promete uma grande novidade com a junção das duas categorias de acesso à principal: Copa Vicar e Pick-up Racing. Segundo a organização a primeira etapa do calendário 2009 da Stock Car (Copa Nextel) será em 28 de março, e como já é tradição, tendo sua prova de abertura disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Porém, ainda não há definição para as provas da Pick-up Racing.

Renato Rattes conta com o patrocínio de Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, ATEL, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat.

Resultado da 9ª etapa da Copa Vicar:

1º) 4 – Gustavo Sondermann (P3, SP), 23 voltas em 41:02.298
2º) 69 – Tiago Gonçalves (P3 , SP), a 6.883
3º) 99 – Julio Campos (P3 , PR), a 19.876
4º) 10 – Felipe Lapenna (P3 , SP), a 20.508
5º) 14 – Diego Freitas (P3 , BA), a 23.349
6º) 43 – Cássio H de Melo (CA , SP), a 24.984
7º) 88 – Leandro Romera (CA , SP), a 25.513
8º) 90 – Eduardo Leite (P3 , SP), a 28.258
9º) 13 – André Bragantini (P3 , PR), a 30.598
10º) 17 – Eduardo Berlanda (P3 , SP), a 31.159
11º) 26 – Wellington Justino (CA , GO), a 31.330
12º) 62 – Renato Russo (P3 , SP), a 32.509
13º) 12 – Leonardo Vital (P3 , SP), a 46.178
14º) 44 – Daniel Pflaumer (CA , SP), a 1:03.871
15º) 9 – Cristiano Federico (P3 , SP), a 1:04.930
16º) 92 – Renato Rattes (CA , SP), a 1:14.373
17º) 73 – Sergio Jimenez (CA , SP), a 1:34.644
18º) 49 – Marcelo Cesquim ( , SP), a 1:39.673
19º) 1 – Andre Nicastro (CA , SP), a 1 volta
20º) 3 – Leonardo Medrado (P3 , RJ), a 1 volta
21º) 36 – Sergio Vida (P3 , PR), a 1 volta
22º) 31 – Italo Silveira (CA , MG), a 5 voltas
23º) 18 – Rodrigo Navarro (P3 , SP), a 6 voltas
24º) 11 – Pedro Boesel (CA , PR), a 9 voltas
25º) 28 – Galid Osman (P3 , SP), a 15 voltas
26º) 54 – Murillo Macedo (P3 , SP), a 16 voltas
27º) 23 – Marco Cozzi (CA , SP), a 16 voltas
28º) 16 – Afonso Bastos (P3 , SP), a 17 voltas
29º) 8 – Diogo Pachenki (CA , PR), a 20 voltas
30º) 98 – Marcelo Tomasoni (P3 , SP), a 20 voltas
31º) 21 – Lucas Finger (CA , SP), a 21 voltas

Melhor Volta: Gustavo Sondermann, 1:45.337 (147,26 km/h)
Fonte: Cronomap

Calendário da Stock Car 2010:

COPA NEXTEL

1ª ETAPA – São Paulo/SP – 28/03
2ª ETAPA – Curitiba/PR – 11/04
3ª ETAPA – Santa Cruz do Sul/RS – 25/04
4ª ETAPA – Rio de Janeiro/RJ – 23/05
5ª ETAPA – a definir – 06/06
6ª ETAPA – Salvador/BA – 15/08
7ª ETAPA – Campo Grande/MS – 05/09
8ª ETAPA – São Paulo/SP – 19/09
9ª ETAPA – Londrina/PR – 10/10
10ª ETAPA – Porto Alegre/RS – 07/11
11ª ETAPA – Brasília/DF – 21/11
12ª ETAPA – Curitiba/PR – 05/12

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

StocK Car/Copa Vicar: Justino faz corrida brilhante em Interlagos

São Paulo, 06 de dezembro de 2009 – Não foi a prova que Wellington Justino esperava. Após obter o terceiro melhor tempo no treino classificatório realizado no último sábado, o piloto goiano sofreu uma penalização da organização da Stock Car, após ser constatado um problema no combustível de seu Chevrolet, como punição, o piloto da Hot Car Racing largou na última fila. Ainda assim, Justino completou a corrida, e já mira a próxima temporada.

Obstinado, Justino largou da 31ª posição decidido a recuperar o prejuízo, e logo na terceira volta já ocupava a 19º posição na corrida, e após mais três voltas, mais cinco adversários ficaram para trás, e o piloto goiano era o 14º, quando entrou na zona de pontuação da prova. Tendo por fim cruzado a linha de chegada na 11º posição. “Logo no início consegui me posicionar bem e o carro estava excelente. Com isso conquistei posições importantíssimas, consegui pular para o pelotão da frente. Mas meu carro começou a apresentar um problema na roda dianteira direita que bloqueava nas curvas para a direita. A partir daí, fui forçado apenas a manter a posição e contar com os erros e quebras dos adversários”, contou o piloto.

“Posso dizer que o campeonato foi positivo”, ressalta Justino. “As quebras, acidentes e a falta de sorte foram fatores que interferiram no resultado final. Mas, estava competitivo, tínhamos equipamento e equipe para estar entre os primeiros na temporada, se não fosse isso, estaríamos brigando pelo título. A confiança na equipe só aumentou ao longo das etapas e por essa razão já renovamos para 2010. A partir de hoje começa a minha preparação e da equipe para a disputa do título do ano que vem”, finalizou o Wellington.

Penalização

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) coletou amostra do combustível do carro do piloto Wellington Justino (carro 26) durante a vistoria técnica realizada no sábado (05), após o treino classificatório da Copa Vicar. Justino largaria em terceiro e por regulamento os três primeiros carros e mais dois carros convidados passam por inspeção. O produto recolhido foi encaminhado para o laboratório do posto montado no autódromo de Interlagos, e em seguida foi realizada análise e checagem do padrão, para ver se não houve adulteração. Caso seja constatado algo errado, a CBA chama a equipe para discutir o ocorrido. Neste caso, a Hot Car Racing foi comunicada com a penalização, conforme regulamento da categoria e assim, teve que largar na última posição do grid na 9ª etapa.

A equipe e o piloto ficaram surpresos com a determinação. “Não pudemos recorrer, o regulamento é claro, qualquer corpo estranho ao combustível a equipe é penalizada penalizada, mesmo sendo água. O que ocorreu foi que o respiro do tanque de combustível estava mal alocado. A mangueira estava atrás do pneu e durante os treinos com chuva, pelo giro do pneu pode ter infiltrado água para dentro do tanque. O problema foi solucionado com a troca do local de posicionamento da mangueira para a corrida”, explicou o chefe de equipe Amadeu Rodrigues.

Com a penalização Wellington Justino passou para a última posição no grid. “Lamentamos muito o ocorrido e a perda da posição. Continuamos o trabalho com o mesmo profissionalismo de sempre”, concluiu Amadeu.

PRÓXIMA TEMPORADA

Para 2010 a Stock Car promete uma grande novidade com a junção das duas categorias de acesso à principal: Copa Vicar e Pick-up Racing. Segundo a organização a primeira etapa do calendário 2009 da Copa Nextel será em 28 de março, e como já é tradição, tendo sua prova de abertura disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Sendo que o calendário da Copa Vicar/Pick-up Racing ainda não foi definido.

Resultado da 9ª etapa da Copa Vicar:

1º) 4 – Gustavo Sondermann (P3, SP), 23 voltas em 41:02.298
2º) 69 – Tiago Gonçalves (P3 , SP), a 6.883
3º) 99 – Julio Campos (P3 , PR), a 19.876
4º) 10 – Felipe Lapenna (P3 , SP), a 20.508
5º) 14 – Diego Freitas (P3 , BA), a 23.349
6º) 43 – Cássio H de Melo (CA , SP), a 24.984
7º) 88 – Leandro Romera (CA , SP), a 25.513
8º) 90 – Eduardo Leite (P3 , SP), a 28.258
9º) 13 – André Bragantini (P3 , PR), a 30.598
10º) 17 – Eduardo Berlanda (P3 , SP), a 31.159
11º) 26 – Wellington Justino (CA , GO), a 31.330
12º) 62 – Renato Russo (P3 , SP), a 32.509
13º) 12 – Leonardo Vital (P3 , SP), a 46.178
14º) 44 – Daniel Pflaumer (CA , SP), a 1:03.871
15º) 9 – Cristiano Federico (P3 , SP), a 1:04.930
16º) 92 – Renato Rattes (CA , SP), a 1:14.373
17º) 73 – Sergio Jimenez (CA , SP), a 1:34.644
18º) 49 – Marcelo Cesquim ( , SP), a 1:39.673
19º) 1 – Andre Nicastro (CA , SP), a 1 volta
20º) 3 – Leonardo Medrado (P3 , RJ), a 1 volta
21º) 36 – Sergio Vida (P3 , PR), a 1 volta
22º) 31 – Italo Silveira (CA , MG), a 5 voltas
23º) 18 – Rodrigo Navarro (P3 , SP), a 6 voltas
24º) 11 – Pedro Boesel (CA , PR), a 9 voltas
25º) 28 – Galid Osman (P3 , SP), a 15 voltas
26º) 54 – Murillo Macedo (P3 , SP), a 16 voltas
27º) 23 – Marco Cozzi (CA , SP), a 16 voltas
28º) 16 – Afonso Bastos (P3 , SP), a 17 voltas
29º) 8 – Diogo Pachenki (CA , PR), a 20 voltas
30º) 98 – Marcelo Tomasoni (P3 , SP), a 20 voltas
31º) 21 – Lucas Finger (CA , SP), a 21 voltas

Melhor Volta: Gustavo Sondermann, 1:45.337 (147,26 km/h)
Fonte: Cronomap

Calendário da Stock Car 2010:

COPA NEXTEL

1ª ETAPA – São Paulo/SP – 28/03
2ª ETAPA – Curitiba/PR – 11/04
3ª ETAPA – Santa Cruz do Sul/RS – 25/04
4ª ETAPA – Rio de Janeiro/RJ – 23/05
5ª ETAPA – a definir – 06/06
6ª ETAPA – Salvador/BA – 15/08
7ª ETAPA – Campo Grande/MS – 05/09
8ª ETAPA – São Paulo/SP – 19/09
9ª ETAPA – Londrina/PR – 10/10
10ª ETAPA – Porto Alegre/RS – 07/11
11ª ETAPA – Brasília/DF – 21/11
12ª ETAPA – Curitiba/PR – 05/12

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Stock Car: Rattes usará sua experiência em Interlagos na última prova da Copa Vicar

São Paulo, 05 de dezembro de 2009 – Somente nesta temporada é a terceira prova da Stock Car, em Interlagos. Renato Rattes da Equipe RS Racing/Zuffo Motorsport usará de toda sua experiência no circuito para a 9ª e última etapa da Copa Vicar. Na manhã deste sábado foi realizado o treino classificatório para a corrida deste domingo, e Rattes largará na 29ª posição.

Rattes espera conseguir fazer uma prova sem acidentes, e buscar algumas posições durante a corrida a bordo de seu Chevrolet de número 92. “O resultado no treino classificatório não foi o esperado. Nos treinos para acertos a pista ficou entre molhada e seca, naquele ‘chove não molha’, por isso não conseguimos a receita ideal. Na tomada de tempos para a definição do grid houveram alguns contratempos que prejudicaram um pouco o tempo em alguns trechos. Mas, vamos revisar todo o equipamento para a corrida e tentar terminar a prova na zona de pontuação”, ressaltou o piloto.

Além da Copa Vicar, o público que lotar o Autódromo de Interlagos neste domingo, poderá acompanhar de perto as emoções das quatro categorias da maior categoria do automobilismo nacional: Copa Nextel, Copa Vicar, Pick-up Racing, e Stock Jr. A Copa Vicar terá largada às 14h28 com duração de 40 minutos e transmissão ao vivo da RaceTV (www.racetv.com.br) e Speed Channel.

Renato Rattes conta com o patrocínio de Radiex, Spaal Juntas e Retentores, Garma, SYL Pastilhas de Freio, Vox Filtros, AJE, Fortec, Natrielli, Fórmulla Auto Parts, Menzelub, ATEL, Portal Único Dono, Hotel Dunamys e Rastreadores Pamajhon Sat.

Programação Oficial Stock Car – São Paulo (04 a 06/12):

Domingo, 06/12
08h40 – 09h40: Visitação aos Boxes
14h28: Largada (40 min.)
15h08: Chegada
15h10: Pódio

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana / Luciana Gomes
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br