Entrevista com a Equipe RS Racing

Sandro Marcon, 37 anos, responsável pelo Marketing e Relacionamento da equipe

– Sandro, vocês estão voltando a competir na Stock Car, quais são os objetivos e as expectativas?
– O nosso retorno era para acontecer no início da temporada, porém, por conta da crise, ficou muito difícil conseguirmos patrocínio e piloto. Nosso objetivo neste final de temporada é conseguir uma boa colocação na Copa Vicar. Com um bom resultado, podemos brigar pelas duas vagas que obtém deliberação para disputar a categoria principal, a Copa Nextel Stock Car V8).

– Em 2007, vocês participaram com estrutura e carros próprios da Copa Nextel Stock Car, certo? Como foi o desempenho na temporada e qual piloto representava vocês?
– Sim, participamos. Nosso desempenho foi muito bom, tínhamos um bom piloto, um bom carro e um ótimo patrocínio, que era dos irmãos Sandy & Junior. A dupla chegou a colocar a capa de lançamento de um DVD no capô do nosso carro. Tínhamos também o patrocínio da Sony e da MTV. O nosso piloto, em 2007, foi o Aldo Piedade Junior, dono da escola de pilotagem ALPI, que fica localizada ao lado do Autódromo de Interlagos.

– O que mudou de 2007 para 2009 em termos de visão estratégica dentro da competição?
– As mudanças foram grandes em termos de estrutura. Há dois anos, éramos apenas uma equipe como outra qualquer, sem uma estrutura organizacional, ou seja, não era setorizada, não possuía áreas administrativas, de marketing e relacionamento, área jurídica e de gerenciamento de carreiras de pilotos. Tínhamos somente a área técnica e é sabido que não dá para manter uma equipe de Stock Car assim. Hoje temos nosso escritório, onde se encontra a administração financeira, de marketing e relacionamento, jurídico e de gerenciamento de carreira, de captação de novos recursos, além da área técnica, que fica em nossa oficina localizada próxima de Interlagos.

– O que você espera da Copa Vicar?
– Como todo entusiasta do automobilismo brasileiro — sempre fui da opinião que temos os melhores pilotos do mundo e isso é fácil de comprovar –, acredito muito no fortalecimento da categoria Copa Vicar, apesar da pouca visibilidade e atenção dada pelos meios de comunicação. Ela forma novos talentos a cada ano e muitos deles acabam correndo em outras categorias nacionais e internacionais e isso é muito bom para nós que fazemos parte dela.

– Nesse retorno, a postura será diferente? Vocês serão mais agressivos? Como será, Sandro?
– Nossa postura será totalmente agressiva. Temos que recuperar o tempo que ficamos fora e também colocar nosso piloto no topo da lista. Existem pessoas (patrocinadores) que acreditam em nós e no Renato. Assumimos um compromisso e nos comprometemos com isso.

– Parece que você convocou uma turma de peso para formar sua equipe. Conte sobre eles? Quantos são e quem são?
– Realmente tivemos a preocupação na escolha dos nossos profissionais, tínhamos que ter o que de melhor há em relação a carros de competições, são pessoas extremamente competentes e com uma larga experiência em preparação. Contamos hoje com um corpo técnico de peso: o nosso chefe de mecânicos é nada mais que Luiz Pilon (ex-mecânico do Carlos Col, presidente da Stock Car – campeão Paulista e Brasileiro de Stock Car); do Paulo Gomes, em 79, na Stock Car, da equipe campeã do Rally dos Sertões em 2002 e 2003; da equipe campeã da Porsch Cup, em 2006, da equipe campeã das Mil Milhas em 2000, 2001, 2003 e 2005, entre outros títulos regionais e nacionais no automobilismo. A equipe conta também com o filho de Luiz Pilon, Jeferson Pilon, que praticamente nasceu dentro de um autódromo e hoje se tornou um dos grandes preparadores da competição, além de nossos mecânicos que tiveram suas experiências em equipes grandes de varias categorias.

– Fale um pouco do Luizão. Ele já trabalhou com gigantes do automobilismo, como é para ele ajudar um jovem piloto?
O Luizão tem mais de 30 anos de carreira no automobilismo, passando por varias categorias nacionais e regionais. Com já falei, Luiz trabalhou para Carlos Col por quase dez anos e juntos foram campeões de varias categorias, inclusive na Stock Car. Em contrapartida, Luiz está achando emocionante preparar o carro do Renato porque ele é jovem e está com muita vontade de vencer. E para o Luiz nada lhe dá mais prazer do ajudar estes pilotos em suas carreiras.

– Porque apostam em Renato Rattes e quais são as expectativas em relação a ele? Como começou essa parceria?
– Bem, sou um pouco suspeito para falar do Renato, pois eu o conheço desde 2003 quando ele corria no Campeonato Paulista de Turismo N (ano em que foi Bi-Campeão). Desde então fizemos uma grande amizade, porém, minha participação direta no automobilismo não acontecia nesta época. Eu tinha o automobilismo como minha segunda opção profissional, diferente do acontece hoje, no qual me dedico 100% de minha carreira profissional. Sempre achei o Renato um piloto espetacular, com uma dedicação e profissionalismo impressionante. Rattes sempre está treinando para aprimorar ainda mais suas técnicas de pilotagem. Por isso, eu mesmo fui procurá-lo e fiz a proposta para correr em nossa reestruturada equipe. O perfil dele se encaixa perfeitamente com o nosso e temos os mesmos objetivos. Será uma parceria de sucesso.

– O Zuffo Motorsports entra como parceiro? Me fale sobre ele?
A Zuffo Motorsport, empresa de competições, é parceira da RS Racing desde a ultima etapa da Stock Car no ano de 2008. Seu fundador, José Antonio Fragoas Zuffo, é um entusiasta do meio e até possui uma coleção de carros campeões da Stock. Destaque para o carro do Ingo Hoffman, do Paulo Gomes e do Chico Serra, além de vários outros carros e motos de corridas e carros históricos. E o Zuffo sempre acreditou no trabalho e na idoneidade da Equipe RS Racing para ser seu parceiro no automobilismo.

– E sobre o carro, quais são as novidades?
– Acreditamos que nosso carro será o mais bonito dentro da Copa Vicar, desenvolvemos um layout bem diferente dos utilizados pelas equipes. Fizemos ele com uma aparência muito próxima dos layouts da NASCAR, com faixas que vão desde o pára-choque dianteiro até a traseira do carro. Este carro é zero Km, por isso a aparência dele impressiona. Nesta sexta-feira vamos colocar os adesivos e polir para a apresentação.

– Para finalizar, vamos falar da RS. São mais de 10 anos no mercado, certo? Como se dá essa experiência? Quem comanda a empresa?
– A RS Racing é uma empresa de Competições Automobilísticas e Eventos Esportivos.
Com mais de 15 anos de existência, é hoje comandada pelo experiente Rui Salles Lima Junior, que começou sua carreira como piloto de Kart em 1.987, sendo considerado piloto revelação naquela época, pela escola de pilotagem Kart Center. Em 1.988 foi o 6º colocado na Copa Philishave. Já em 1.989 foi convidado para correr na Jim Russel Racing Drivers School, a mais renomada escola de pilotos do mundo, localizada em Donington Park, Inglaterra. Com passagens em diversas Categorias do Automobilismo Nacional e Internacional, seu retorno ao Automobilismo Brasileiro ocorreu em 2004, depois de alguns anos nos Estados Unidos. Em 2006, foi um dos responsáveis pela vinda da Equipe Norte Americana GP RACING para participar do campeonato Brasileiro de StockCar Light. Já em 2007, ajudou a RS a participar da COPA NEXTEL STOCKCAR com estrutura e carro próprios.

Informações à imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana
sig@sigcomunicacao.com.br
(11) 5016-6113 / 9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
[instagram-feed]

Sig Comunicação 2022 – Todos os direitos reservados