Categorias
Sem categoria

João Rosate treina pela primeira vez em um bólido do Brasileiro de Turismo

 

O piloto João Rosate fez na manhã desta quinta-feira (17) seu primeiro treino em um bólido do Campeonato Brasileiro de Turismo (categoria de acesso à Stock Car), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Pilotando um carro da equipe Rsports Racing. João pôde experimentar as diferenças entre as máquinas da Sprint Race -que faz sua primeira temporada –  e do Brasileiro de Turismo e se surpreendeu com o próprio resultado.

“Foi um dos melhores dias que tive. Meu primeiro treino foi cedo, andei só em pista molhada e infelizmente não tinha ninguém para comparar tempo. Mas o meu aprendizado durante as sessões foi muito grande, porque saí virando 2min13seg e terminei o dia andando a 2min01seg, debaixo de chuva, o que é um tempo competitivo. A equipe estima que um piloto de campeonato, em volta de classificação, em tempo firme, com carro bom e pneu novo, pode virar em média aos 1min59seg. E eu estava andando com pneu usado, que já havia dado quase 80 voltas”, aponta o piloto.

Rosate enfatiza que seu propósito na pista de Interlagos era a adaptação ao carro e não esperava alcançar resultados assim tão imediatos. “Mas foi o que aconteceu. Minha sensibilidade agora é outra. Cheguei errando muito, ou passando do ponto, ou freando muito antes. Conforme o dia foi passando, fui aprendendo cada vez mais sobre o carro. Estranhei muito o fato da direção ser hidráulica, o que diminui a sensibilidade em relação ao bólido da Sprint Race, e o quanto o motor é forte. Os 270 cavalos da Sprint Race já são difíceis de segurar, e o carro de Turismo é mais complicado ainda com seus 350 cvs. O fato do carro ser maior e a pilotagem ser do lado esquerdo, e não no meio, o que me deixou atrapalhado no início, mas nada grave”, conta.

O jovem piloto fez uma carreira brilhante no kart e vem com resultados promissores com pódios e uma vitória na Sprint Race este ano, ressalta todo o aprendizado ao longo do dia e o intercâmbio com a equipe RSport Racing. “O treino valeu para entender um pouco mais do carro de Turismo e buscar meu limite. Infelizmente, não consegui andar com pista seca. Por outro lado, foi bom, já que são poucos os pilotos que tem a oportunidade de treinar tanto assim com pista molhada. A equipe tem um trabalho sensacional. Andei em um carro bem acertado e ajustado, que não deu problema em momento nenhum”, revela João Rosate que leva as cores da Petroball, Petroball Racing, Praga Kart e Lennador Menswear.

João Rosate compete no kart desde os oito anos de idade, conquistou quatro títulos nacionais (dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e um Super Kart Brasil), dois Sul-americanos e inúmeros regionais dentre eles paulistas, norte brasileiros, goianos e centro-oeste. Participou também de três mundiais, e em um deles, mais especificamente na edição de 2014 em Portugal, fez a volta recorde do evento e da pista.

Neste final de semana, Rosate participa da quinta etapa da Sprint Race no Autódromo Internacional de Curitiba.

 

Informações à Imprensa:

SIG Comunicação – sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | (11) 999.726.966

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom