Categorias
Sem categoria

Rally Jalapão 2025 chegou a São Félix do Tocantins

Competidores percorram nesta terça-feira (17) a região do Jalapão, interior do Tocantins, em percurso de pura areia. Prova segue até quinta-feira (19), quando encerra em Palmas (TO)

São Felix do Tocantins (TO) – O Rally Jalapão 2025 completou nesta terça-feira (17) sua primeira metade, em um percurso de 240,50 quilômetros totais ligando os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Os 190,42 quilômetros de especial cronometrada exigiu atenção redobrada dos 116 competidores. O trecho mesclou alta velocidade com setores bastante técnicos, marcados por areia profunda e trechos irregulares, o que aumentou o nível de dificuldade da prova.

Durante entrevista, o organizador Henrique Arena falou sobre o roteiro do dia. “Estamos em Mateiros, na largada do segundo dia de prova, definitivamente nas areias. Os pilotos estão muito satisfeitos com a prova até aqui, e hoje muda totalmente a característica do terreno. A prova fica ainda mais veloz, com muitos trechos de areia, com muita velocidade. Estamos super concentrados e empenhados para fazer a boa prova. Para que todos cheguem a São Félix com segurança e a tempo de poder aproveitar um pouquinho o que o Jalapão tem de bom, que são os entretenimentos, os fervedouros e as cachoeiras”, declarou Arena.

A largada ocorreu ainda nas primeiras horas da manhã. Logo nos quilômetros iniciais, os participantes enfrentaram setores rápidos. No entanto, a mudança de terreno logo impôs um novo ritmo: a areia passou a dominar boa parte da especial, tornando a pilotagem mais exigente e elevando o risco de erros de navegação.

Depois da metade do percurso, os competidores entraram em regiões com trilhas estreitas e bastante danificadas, exigindo precisão na leitura do terreno e forte entrosamento entre piloto e navegador. A chegada a São Félix marcou o fim de uma etapa que testou não apenas o desempenho técnico, mas também o controle físico e mental dos participantes, sob calor intenso e ritmo constante.

Na modalidade Motos, Gabriel Soares (Yamaha #4) e nos Carros, Marcus Baumgart/Beco Andreotti (Ford #302) mantiveram seus resultados e foram os primeiros da segunda etapa. Entre os nos UTVs, Bruno Varela e Ari Fiuza (#103) dominaram a especial cronometrada e estiveram seguidos de perto por Denisio do Nascimento/Gunnar Dums (#101).

A prova reúne 66 veículos nas categorias motos, UTVs e carros, com representantes de Brasil, França e Argentina. Até aqui, o roteiro já percorreu regiões de serra, trechos sinuosos e trilhas com diferentes tipos de solo, entre eles piçarra, areia e cascalho solto. Com a etapa desta terça, os competidores completam praticamente a metade dos 1.233 quilômetros previstos para a edição deste ano.

A caravana do Rally Jalapão passa dois dias em São Feliz do Tocantins. Amanhã, quarta-feira (18), a terceira etapa será em formato de laço, com largada e chegada na mesma cidade. O trecho cronometrado terá 161,39 km, passando por regiões de serra e exigindo alto nível de navegação, com destaque para a travessia de pontes e passagens por areia fina.

A chegada oficial do Rally Jalapão está marcada para a próxima quinta-feira (19), em Palmas.

Sobre o Rally Jalapão

O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Potne Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br. Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat (http://www.chronosat.com.br).

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA – MATEIROS (TO) -> SÃO FELIX (TO)

MOTOS

1) #4 Gabriel Soares (MG), Yamaha WR 450F, (1)MT1, Yamaha Ims Rally Team, 02h10m45s02

2) #23 Romain Dumontier (FRA), Honda CRF 450RX, (2)MT1, Honda Racing, 02h13m13s83

3) #5 Gabriel Bruning (SC), Yamaha WR 450F, (1)MT2, Yamaha Ims Rally Team, 02h13m46s53

4) #7 Tiago Wernersbach (ES), Honda CRF 450RX, (1)MT3, Honda Racing, 02h14m29s46

5) #11 Bruno Crivilin (ES), Honda CRF 450RX, Honda Racing, (2)MT2,  02h18m51s49

UTVs

1) #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, (1)UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 02h11m00s32

2) #101 Denisio do Nascimento/Gunnar Dums, (2)UTU – Rally UTV Ultimate , Can-Am Maverick R, Bompack Racing, 02h11m05s79

3) #102 Rodrigo Varela/Mateus Mazzei, (3) UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, VARELA Can-Am Monster Energy Rally Team, 02h11m42s77

4) #153 Gabriel Varela/Michael Masson, (1)UT1 – Rally UTV 1, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 02h13m16s93

5) #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidório, (4)UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, QI Racing, 02h14m28s41

CARROS

1) #302 Marcos Baumgart/Beco Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 02h10m27s60

2) #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate Br, Buggy, RMattheis Offroad, 02h11m57s41

3) #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate Br, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 02h43m02s61

4) #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, sem tempo

5) #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate Br, Ford Ranger, X Rally Team, sem tempo

RESULTADO ACUMULADO, APÓS DUAS ETAPAS

MOTOS

1) #4 Gabriel Soares (MG), Yamaha WR 450F, (1)MT1, Yamaha Ims Rally Team, 05h00m42s67

2) #23 Romain Dumontier (FRA), Honda CRF 450RX, (2)MT1, Honda Racing, 05h03m48s32

3) #5 Gabriel Bruning (SC), Yamaha WR 450F, (1)MT2, Yamaha Ims Rally Team, 05h05m26s74

4) #7 Tiago Wernersbach (ES), Honda CRF 450RX, (1)MT3, Honda Racing, 05h10m47s89

5) #11 Bruno Crivilin (ES), Honda CRF 450RX, Honda Racing, (2)MT2,  05h16m53s57

UTVs

1) #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, (1)UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 04h56m14s60

2) #102 Rodrigo Varela/Mateus Mazzei, (2)UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, VARELA Can-Am Monster Energy Rally Team, 04h56m52s65

3) #101 Denisio do Nascimento/Gunnar Dums, (3)UTU – Rally UTV Ultimate , Can-Am Maverick R, Bompack Racing, 04h58m19s68

4) #153 Gabriel Varela/Michael Masson, (1)UT1, UT1 – Rally UTV 1, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 05h02m22s90

5) #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidório, (4)UTU- Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, QI Racing, 05h03m46s99

CARROS

1) #302 Marcos Baumgart/Beco Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 04h54m48s96

2) #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate Br, Buggy, RMattheis Offroad, 04h57m15s73

3) #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate Br, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 05h39m23s60

4) #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, sem tempo

5) #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate Br, Ford Ranger, X Rally Team, sem tempo

Resultados completos: https://chronosat.com.br/novo/2025/2513-jlp.html

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RALLY JALAPÃO 2025:

18/06 – Quarta-feira – ETAPA 3

São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

20h – Briefing

19/06 – Quinta-feira – ETAPA 4

São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)

Chegada e Parque fechado

A partir das 17h – Premiação

Local – Capim Dourado Shopping

Link de fotos para download – https://drive.google.com/drive/folders/1is-pITqnAANKbm8nppwrRDqEjqR6tzjo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY RAID

14 a 16/03 – Rally de Barretos (3 etapas)

07 a 13/04 – RN1500 (4 etapas)

13 a 18/05 – Rally Minas Brasil (4 etapas)

14 a 19/06 – Rally Jalapão (4 etapas)

26/07 a 03/08 – Sertões (6 etapas válidas)

23/09 a 27/09 – Rally Tocantins (3 etapas)

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY BAJA (2 etapas cada)

14 a 16/03 – Rally de Barretos

25 a 27/04 – Rally Cuesta (Botucatu)

04 a 06/07 – Rally Rota Sudeste

29 a 31/08 – Rally Poeira

07 a 09/11 – Rally Serra Azul

05 a 07/12 – Rally Terra Verde

Consultoria e Assessoria de Comunicação:

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin| (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

CBA e Sertões anunciam Equipe FIA Girls on Track Brasil na edição 2025 do maior rally das Américas

Na categoria Challenger (T3) CBA, a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier dividirão um UTV e terão a companhia da mecânica Ana Cristina da Silva e da estagiária de engenharia Bárbara Sanglard, sob comando da chefe de equipe Camila Mattheis

Composta por prólogo e oito etapas, a 33ª edição do Sertões será realizada de 26 de julho a 3 de agosto. Com total de 3.482 km, dos quais 2.215 km serão cronometrados, o roteiro irá de Goiânia à Praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas, passando por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Em sua primeira participação neste que é o principal rally das Américas, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) será representada pela Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) na categoria Challenger (T3) CBA, com a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier dividindo um UTV. Acompanhadas pela mecânica Ana Cristina da Silva e pela estagiária de engenharia Bárbara Sanglard, elas atuarão sob comando da chefe de equipe Camila Mattheis.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

A pilota – Estreando na pilotagem no Sertões, carioca radicada em São Paulo, publicitária, Raquel Stein tornou-se influencer ao relatar em rede social a viagem de motocicleta que fez sozinha pelo Brasil durante quatro meses, em 2021. Decidiu iniciar-se em competições off-road em 2022. Pilotando moto, tornou-se campeã do Rally Baja 2023 (MT3) e foi vice-campeã em 2024. É campeã do Rally Jalapão 2024 (MT3) e Campeã Feminina UTV Cup 2024. Com Moara Sacilotti – que já pilotou no time FIA GOT BR na Mitsubishi Cup no ano passado – como navegadora, formou a primeira dupla feminina do SARR (South American Rally Race), em 2024.

“Meu sonho sempre foi pilotar no Sertões. Todos os caminhos que trilhei no off-road até aqui foram focados nesta realização. Fiquei muito honrada com o convite para defender a Equipe FIA GOT BR porque o trabalho da Comissão Feminina de Automobilismo conduzido pela Bia Figueiredo é um projeto que admiro muito. Fico feliz por ser eu a pilota a levar isso para o Sertões. E também por ter a liderança da Camila Mattheis, que é muito respeitada no rally, e por ter como navegadora a Chris Xavier, uma supercampeã”, diz Raquel Stein.

© 2024 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

A navegadora – Gaúcha radicada em Campinas (SP), médica ginecologista e obstetra, Christina Xavier acumula duas décadas de competição em rallies e muitos títulos. Iniciou-se no rally de regularidade Mitsubishi Motorsports em 2004. Em 2006 foi vice-campeã de regularidade do Sertões, em 2007 sagrou-se vice-campeã brasileira de regularidade. Em 2012, começou a competir na Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade. Entre os muitos títulos conquistados desde então, na categoria Super Production é tricampeã brasileira de rally cross country, tricampeã do Rally Jalapão, e tricampeã do Sertões, que disputará pela sétima vez.

“Minha expectativa é grande, por este ser um rally bem cross country e um rally que vai ser duro”, diz a experiente navegadora. “Vai depender de muita pilotagem e navegação. Eu estou muito feliz por participar da equipe FIA Girls on Track Brasil, por ser uma homenagem às mulheres, para mostrar a força, a capacidade e a inteligência que nós temos! E também fiquei feliz demais com a pilota! Este será meu segundo Sertões de UTV, o primeiro foi em 2018. O roteiro é sensacional. E estou muito animada!”

Protagonismo feminino – Leonora Guedes, CEO do Sertões, acolheu com entusiasmo a participação da Equipe FIA GOT BR: “É um orgulho para nós poder abrir espaço para mais mulheres mostrarem sua força, determinação e talento em um esporte que exige coragem e dedicação. A equipe FIA Girls on Track Brasil inspira uma nova geração de mulheres a se envolverem cada vez mais no automobilismo, quebrando barreiras e contribuindo para um esporte mais inclusivo e representativo. Além disso, simboliza o avanço do protagonismo feminino no automobilismo e reforça o compromisso do Sertões com a diversidade. Celebramos esse projeto que reforça que o futuro do esporte é realmente inclusivo, inovador e cheio de possibilidades para todas e todos”.

Bia Figueiredo, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA, também está orgulhosa por levar a Equipe FIA GOT BR ao Sertões:  “Desde que  tivemos a oportunidade de ter uma equipe feminina na Mitsubishi Cup, com a Spinelli Racing, em 2024, já pensamos em correr no Sertões. E agora nosso desejo está se tornando realidade. Estamos muito felizes. Por ter a Raquel Stein, superentusiasta do nosso projeto, como nossa pilota. Por ter a Chris, supercampeã, como nossa navegadora. Por ter conosco a campeã Camila Mattheis chefiando nosso time. E por ter a oportunidade de completar a equipe com mulheres em todos os postos, com a Ana Cristina na mecânica e a Bárbara na engenharia. Não foi fácil encontrar essas mulheres. Mas encontramos! E estamos muito empolgadas com esse projeto. Vai ser incrível!”.

Ela, que em 2024 foi convidada por Leonora para correr em uma especial do Sertões, com o  navegador Marcos Panstein, e adorou a experiência off-road, estará com a Equipe FIA GOT BR nos primeiros dias do rally, que terá o prólogo realizado em 26 de julho, junto com a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR ao lado dela e da especialista em marketing esportivo Bruna Frazão. “É muito importante levar nossa bandeira para este que é o principal rally das Américas”, diz Rachel. “Conseguimos reunir um time de mulheres incríveis e, independentemente do resultado que nossa equipe alcance, estamos avançando do automobilismo no asfalto, com que trabalhamos desde a introdução do FIA GOT no Brasil pela CBA em 2021, para mais um setor do off-road, depois da ótima experiência que tivemos com nosso time na Mit Cup no ano passado.”

A mecânica – Um dos frutos da participação na Mitsubishi Cup é evolução da mecânica Ana Cristina da Silva, que desde 2002 acumulava atuações profissionais e muitos cursos de especialização, quando descobriu a existência do FIA GOT BR no grupo de Instagram Cheias de Graxa. Enviou seu currículo para Rachel Loh e se tornou a mecânica do Eclipse Cross R #61 na Mitsubishi Cup desde a segunda etapa de 2024. Em 2025 foi convidada para ser mecânica na ASG Motorsport, a equipe de Bia na Copa Truck, sob comando de Rachel Loh.

“Estou muito feliz com essa oportunidade de ir para o Sertões, que sempre foi o meu queridinho. Vai ser uma experiência maravilhosa, pois nunca cuidei de um UTV . Vai ser tudo novo, vou aprender muito mais. Não paro de fazer isso desde que me envolvi com o FIA Girls on Track Brasil, o que já fez com que eu realizasse alguns sonhos. Sempre quis fazer parte do motorsport, sempre acompanhei tudo pela tv,  e agora estar nesse mundo que eu achava inalcançável está sendo incrível. Mudou minha carreira e minha vida”, conta Ana Cristina da Silva, de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.

A estagiária de engenharia – Outra que está ávida por aprender muito é Bárbara Sanglard, de Nova Friburgo, no interior fluminense. Ela estuda engenharia mecânica na Concordia University, em Montreal, aproveitou as férias de verão com a família para estagiar na RMattheis, tanto no time da NASCAR Brasil quanto no time de rally, e acabou convidada para atuar como engenheira na Equipe FIA GOT BR.

“É uma honra ter sido escolhida para representar as mulheres em um evento tão grande como o Sertões”, diz ela. “Na minha faculdade, faço parte da equipe de Baja da SAE (Society of Automotive Engineers), uma competição com veículos off-road que nós construímos, e que existe e é bem grande também no Brasil. Foi lá que eu comecei a ter paixão pelo off-road. Cresci vendo corridas de Fórmula 1 e tinha mais ideia de trabalhar com automobilismo de pista. Mas percebi que tenho muito interesse pela parte do off-road. Poder estagiar nessa área com a RMattheis e agora simplesmente ir para o Sertões é maravilhoso!”

A chefe da equipe – Na categoria Challenger (T3) CBA, a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier dividirão um UTV e terão a companhia da mecânica Ana Cristina da Silva e da estagiária de engenharia Bárbara Sanglard, sob comando da chefe de equipe Camila Mattheis.

“Estou superfeliz por fazer parte desse projeto. Para mim é uma honra estar junto com esse time de mulheres fortes e incríveis que, assim como eu, vivem do automobilismo. Se posicionar e ter espaço  no automobilismo já não é fácil, e, sendo mulheres, acabamos  tendo ainda mais obstáculos para transpor. Por isso, estou muito animada de ir com esse supertime para o Sertões fortalecer o nosso lugar nesse cenário!”, conclui Camila Mattheis.

Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB e da Porto. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol e apoio da MSL Motorsports.

Sobre CFA e FIA GOT BR – Em 2025, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os dois primeiros dos cinco Estágios em Motorsports,  na Porsche Cup e na Stock Car; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; e a FIA GOT BR Seletiva de Kart. Em breve terá início o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track Brasil, para meninas e mulheres de qualquer idade, gratuitamente, em parceria com a Comissão Nacional de E-Sports da CBA. O terceiro Estágio em Motorsports de 2025 será realizado na prova 3 Horas do Velopark, da Endurance Brasil, em 20 e 21 de junho. 

A programação da CFA com o FIA GOT BR em 2024 teve duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Experiência para Estudantes na Fórmula 1; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mit Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing.   

Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission, a Comissão de Mulheres da Federação Internacional de Automobilismo.

Siga no Instagram

CFA: @cfabrasil
Sertões: @sertoes
Camila Mattheis: @camidechichimattheis
Raquel Stein: @raquelsteinoficial
Christina Xavier: @xrisbx
Bárbara Sanglard: @barbmsanglard
Ana Cristina da Silva: @anacristinamatic


CFA/FIA GOT BR
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br
www.instagram.com/estelacraveirosp

COMUNICAÇÃO CBA
comunicacao@cba.org.br 

SALA DE IMPRENSA DA CFA E DO FIA GIRLS ON TRACK BRASIL
https://estelacraveiro.pressroom.com.br/cliente/cfa-fia-girls-on-track-brasil

RAQUEL STEIN E CHRISTINA XAVIER
CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966

IMPRENSA SERTÕES
Rodrigo Gini(31) 99616-4179
imprensa@sertoes.com.br

Categorias
Sem categoria

Rally Jalapão 2025 inicia etapa competitiva com trecho exigente entre Palmas e Mateiros (TO)

Primeira especial teve 239,49 km cronometrados e exigiu resistência das equipes em dia de calor intenso e muita areia

Primeira especial teve 239,49 km cronometrados e exigiu resistência das equipes em dia de calor intenso e muita areia

Mateiros (TO) – O Rally Jalapão deu início nesta segunda-feira (16) à sua primeira etapa, com um percurso desafiador entre Palmas e Mateiros, no Tocantins. Foram 380,77 quilômetros no total, com 239,49 quilômetros de trecho cronometrado, em um cenário típico do cerrado tocantinense: serra rápida, trilhas estreitas, piçarra, trechos técnicos de trial e deslocamento final pesado, com muita areia.

As condições do terreno exigiram o máximo de concentração de pilotos e navegadores. Além das características naturais do percurso, o calor forte e o ritmo intenso de prova colocaram à prova a resistência física e o preparo das equipes. O abastecimento, feito no km 191,09 da planilha (km 151,68 da especial), em Ponte Alta, foi ponto estratégico para o gerenciamento do desempenho e da navegação ao longo do dia.

A chegada em Mateiros foi marcada por um misto de alívio e adrenalina, com equipes se reorganizando para os próximos desafios. A cidade, que integra o coração do Jalapão, volta a receber o rally com grande receptividade, movimentando o comércio e reforçando sua importância dentro da rota da competição.

Os vencedores do Rally Jalapão em 2024 foram: nas Motos, #1 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, (1)MT1 – campeão de 2020 e 2021; nos UTVs, #112 Denísio Casarini/Breno Rezende, Can-Am Maverick R, Can-Am Factory Racing, (1)UT1 e, nos Carros, #302 Marcos Baumgart/Beco Andreotti, Toyota Hilux GR DKR, X Rally Team, (1)T1M.

O Rei do Jalapão, com maior número de vitórias da competição, é Marcos Baumgart. O piloto paulista conta com sete troféus de campeão e ainda passando pelas três categorias. O primeiro título foi entre as motos na categoria Marathon, o segundo nos UTVs e cinco nos Carros (com os navegadores Kleber Cincea, são três, e com Beco Andreotti, dois). No ano passado, Marcos/Beco (302/ Toyota) dominaram os dias desde o prólogo, sagrando-se campeões com a equipe X Rally Team.

“Foi uma especial bem rápida no começo, em um estilo de WRC, com umas curvas bem traiçoeiras. Depois entramos realmente nas areias do Jalapão, é um trecho mais estreito, que exigiu bastante da navegação. Concluímos o primeiro dia. Agora ainda faltam três. Vamos continuar desfrutando das belezas da região, Realmente é um prazer estar aqui acelerando, em um dos lugares mais legais para acelerar no Brasil”, declarou o paulista Beco Andreotti.

“Agora estou com uma nova moto, atravessando o Jalapão com uma Big Trail, a única da corrida. É uma moto diferente, bem mais pesada. Mas está indo super bem. Já peguei hoje um pouco de areia, que era meu medo maior. Mas ela está se comportando muito bem. Amanhã vai ficar mais divertido. Serão mais de 200 quilômetros só de areia”, observou Ricardo Martins, da Yamaha IMS Rally Team, que estreou hoje sua Yamaha Tenere T7 #6.

Os irmãos Varela, Rodrigo, Gabriel e Bruno, colocaram em prática a estratégia da equipe e consolidaram o trio nas primeiras posições no primeiro dia de provas da edição de 11 anos do Rally Jalapão em terras tocantinenses.

“Estávamos muito rápidos hoje, voando na terra! Foi um bom dia de competição para nós três. Queremos terminar bem esse rally, com os carros em perfeitas condições e pensando em conseguir os melhores resultados para a equipe”, declarou Rodrigo.

“O dia foi muito legal, com uma primeira parte bem veloz. Depois do abastecimento foi um pouco mais exigente, com bastante erosão e areia”, finalizou Douglas Carassa, piloto da Varela Rally Team que faz dupla com o navegador Claudio Rieser no comando do UTV  #169.

Próxima etapa será decisiva para o desempenho das duplas

Nesta terça-feira (17), os competidores partem de Mateiros em direção a São Félix do Tocantins, em mais um dia com alto nível de exigência técnica. O percurso total soma 240,58 km, sendo 190,42 km de especial. A prova será rápida e marcada por longos trechos de areia, com diversos pontos danificados, o que deve exigir atenção redobrada de navegadores e uma pilotagem precisa para evitar erros e quebras. O abastecimento está previsto para o km 63,49 da especial, no formato de laço, com parada em Mateiros.

Sobre o Rally Jalapão

O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Potne Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br. Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat (http://www.chronosat.com.br).

RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA – PALMAS (TO) -> MATEIROS (TO)

MOTOS

1) #4 Gabriel Soares (MG), Yamaha WR 450F, (1)MT1, Yamaha Ims Rally Team, 02h49m51s65

2) #11 Bruno Crivilin (ES), Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT2,  02h50m02s08

3) #23 Romain Dumontier (FRA), Honda CRF 450RX, (2)MT1, Honda Racing, 02h50m34s49

4) #3 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT,  Honda Racing,  02h51m16s92

5) #5 Gabriel Bruning (SC), Yamaha WR 450F, (2)MT2, Yamaha Ims Rally Team, 02h51m40s21

UTVs

1) #102 Rodrigo Varela/Mateus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, VARELA CAN-AM MONSTER ENERGY RALLY TEAM, 02h45m09s88

2) #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 02h45m14s28

3) #101 Denisio Do Nascimento/Gunnar Dums, UTU – Rally UTV Ultimate , Can-Am Maverick R, Bompack Racing, 02h47m04s89

4) #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidório, UTU – Rally UTV Ultimate, Can-Am Maverick R, QI Racing, 02h48m46s58

5) #153 Gabriel Varela/Michael Masson, UT1 – Rally UTV 1, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 02h48m55s97

CARROS

1) #302 Marcos Baumgart/Beco Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 02h44m21s36

2) #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate Br, Buggy, RMattheis Offroad, 02h45m18s32

3) #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate Br, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 02h56m20s99

4) #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, sem tempo

5) #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate Br, Ford Ranger, X Rally Team, sem tempo

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RALLY JALAPÃO 2025:

17/06 – Terça-feira – ETAPA 2

Mateiros (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

20h – Briefing

18/06 – Quarta-feira – ETAPA 3

São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

20h – Briefing

19/06 – Quinta-feira – ETAPA 4

São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)

Chegada e Parque fechado

A partir das 17h – Premiação

Local – Capim Dourado Shopping

Link de fotos para download – https://drive.google.com/drive/folders/1is-pITqnAANKbm8nppwrRDqEjqR6tzjo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY RAID

14 a 16/03 – Rally de Barretos (3 etapas)

07 a 13/04 – RN1500 (4 etapas)

13 a 18/05 – Rally Minas Brasil (4 etapas)

14 a 19/06 – Rally Jalapão (4 etapas)

26/07 a 03/08 – Sertões (6 etapas válidas)

23/09 a 27/09 – Rally Tocantins (3 etapas)

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY BAJA (2 etapas cada)

14 a 16/03 – Rally de Barretos

25 a 27/04 – Rally Cuesta (Botucatu)

04 a 06/07 – Rally Rota Sudeste

29 a 31/08 – Rally Poeira

07 a 09/11 – Rally Serra Azul

05 a 07/12 – Rally Terra Verde

Consultoria e Assessoria de Comunicação:

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin| (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Categorias
Sem categoria

Jorge Martelli vence a primeira corrida da etapa Inverse Race de Tarumã na NASCAR Brasil

Catarinense do carro #87 largou em 11º, conseguiu alavancar posições e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Léo Torres (#2), em segundo e Cacá Cueno (#0) em terceiro. Programação segue neste domingo, com o último desafio da etapa

Viamão, RS – De tirar o fôlego. Assim foi a primeira corrida válida pela quarta etapa da NASCAR Brasil, disputado neste sábado Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). Caiu uma bela chuva na pista gaúcha e todos os pilotos escolherem pneus próprios para pista molhada. No fim, Jorge Martelli (Chevrolet Camaro #87, Team RC), que largou da quinta linha do grid, na 11ª poisição, levou a melhor chegando em primeiro, conquistando a vitória na geral e pela classe Challenge, percorrendo as 20 voltas dos 3.045 metros de extensão da pista gaúcha em 27m00s602. Léo Torres (Ford Mustang #2, MX Vogel) que vinha cerca de nove segundos atrás, venceu pela divisão principal da categoria.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 17.52.03 (1)

“Vitória na geral, que é a expectativa de todo piloto que vem para um final de semana de corrida como esta e eu conquistei a minha. Estou muito feliz. Sou muito grato ao Rio Grande do Sul, pois só tenho recordações boas desse estado e das vitórias que tivemos aqui. E agora temos mais uma na história.  Amanhã´é um outro dia e acredito que não vai haver chuva. Quero correr no seco e vamos fazer o que sabemos. Quero agradecer muito a equipe Team RC que conseguiu fazer os ajustes necessários para o acerto do carro”, comemorou o catarinense Martelli, que é radicado no Mato Grosso.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 17.52.03

Léo Torres, que teve seus momentos de duelos com o vencedor da corrida, comentou sobre seu resultado. “Foi uma prova muito boa, uma disputa intensa, durante a corrida toda.  Nesta condição de clima fica tudo muito difícil, porque não tava nem chovendo e nem seco. Com isso, o pneu de chuva começa a se desfazer, eu terminei com o meu na lona. Depois que cheguei, vi que realmente o carro tava muito desgastado. Mas foram duelos duros. É muito gratificante estar aqui. Larguei de décimo e cheguei em segundo. Estou feliz demais com o resultado”, disse.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 17.52.04

Etapa Inverse Race – A programação da quarta etapa da NASCAR Brasil Series segue neste domingo, com o último desafio da etapa, que volta a inverter as seis primeiras posições no grid, de acordo com o resultado da primeira corrida. No caso, o 1º colocado inverte para a 6ª posição; 2º lugar em 5ª posição; 3º lugar na 4ª posição; 4º lugar na 3ª posição; 5º lugar para a 2ª posição e 6º lugar na 1ª posição. Da 7ª à 24ª posição, a ordem será mantida. A largada está prevista para as 14h15.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 17.52.04 (1)

TRANSMISSÕES

Todas as emoções das corridas da NASCAR Brasil em Tarumã serão transmitidas ao vivo pela  RedeTV! e pela ESPN, no seu canal por assinatura e pela plataforma Disney+. As demais programações e a cobertura dos bastidores da NASCAR Brasil também serão exibidas em tempo real, via streaming, no canal oficial no YouTube. A geração de imagens é da MasterTV/Catve.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 17.52.04 (2)

A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford

NASCAR Brasil –

Etapa 4 – INVERSE RACE – Viamão/RS
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3045 metros

Resultado da corrida 1 (#InverseRace)

1) #87, Jorge Martelli, Challenge, Chevrolet Camaro, Team RC, 20 voltas, 27m00s602

2) #2, Leo Torres, Ford Mustang, Vogel, a 9s002

3) #0, Cacá Bueno, Chevrolet Camaro, Team RC, a 12s445

4) #83, Gabriel Casagrande, Ford Mustang, Vogel, a 18s926

5) #57, Felipe Tozzo, Challenge, Chevrolet Camaro, Team RC, a 19s294

6) #7, Julio Campos /A Seid, Ford Mustang, Vogel, a 21s728

7) #9, Nick Monteiro, Challenge, Ford Mustang, Vogel, a 21s982

8) #46, Vitor Genz, Chevrolet Camaro, RMattheis, a 28s890

9) #99, Galid Osman, Chevrolet Camaro, Team RC, a 30s053

10) #11, Witold Ramasauskas, Chevrolet Camaro, Team RC, a 35s094

11) #1, Ricardo Zonta Chevrolet Camaro, RMattheis, a 35s136

12) #22, Victor Andrade, Ford Mustang, Full Time, a 42s558

13) #84, Vinicius Canhedo (rookie), Challenge, Ford Mustang, Full Time, a 57s623

14) #10, Adalberto Baptista Challenge, Chevrolet Camaro, Team RC, a 57s820

15) #56, Gabryel Romano, Challenge, Chevrolet Camaro, RMattheis, a 1m02.319

16) #37, Raphael Teixeira Chevrolet Camaro, RMattheis, a 1m17.565

17) #4, Cayan Chianca Chevrolet Camaro, RMattheis, a 1 volta

18) #8, Alfredinho Ibiapina (rookie), Challenge, Ford Mustang, Full Time, a 1 volta

19) #21, Thiago Camilo, Ford Mustang, Full Time, a 1 volta

20) #28, Gui Backes, Challenge, Ford Mustang, Vogel, a 5 voltas

Não completaram a prova (75% = 15 voltas)

21) #16, Antonio Junqueira Challenge, Ford Mustang, Vogel, a 13 voltas

22) #15, Tito Giaffone (rookie), Challenge, Ford Mustang, Full Time, a 15 voltas

Mais Resultados: https://www.fastcrono.com.br/resultados/resultados-automobilismo/copa-truck-nascar-brasil-copa-hb20-taruma-rs-13-a-15-06/

Confira a programação:

Domingo, 15 de junho

Abertura dos portões: 08h00

08h30 às 08h40 – Warm Up

09h00 às 10h00 – Visitação aos Boxes

11h00 às 11h30 – Desfile Pilotos NASCAR Brasil

13h30 – Grid Walk

13h55 – Hino Nacional

14h15 – Volta de apresentação

14h18 – CORRIDA 2 – Etapa 4 (25 min + uma volta) – AO VIVO RedeTV e YouTube)

15h15 às 16h15 – Volta rápida

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS

Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 – 15/06 – Tarumã/RS (#inverserace)

Etapa 5 – 13/07 – Cascavel/PR (#100miles)

Etapa 6 – 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)*

Etapa 7 – 21/09 – Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 – 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 – 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Siga-nos também nas redes sociais @NASCARBrasil:

Youtube | Tik Tok | Facebook | X | Threads | Flickr | Site nascarbrasil.com.br

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos/ Josi Castro | +55 (11) 999.726.966

Crédito fotos: Luciano Santos e Clayton Medeiros / SiGCom

Categorias
Sem categoria

Galid Osman é o mais rápido no classificatório da etapa de Tarumã na NASCAR Brasil

Piloto do Chevrolet Camaro #99 completou os 3.045 km da pista gaúcha em 1m10s872, neste sábado. Corrida que abre a etapa Inverse Race, nos quais os seis primeiros mudam a ordem de posição na largada, será disputada logo mais às 15 horas, com transmissão no YouTube

Viamão, RS – Galid Osman (Chevrolet Camaro #99,  Team RC) confirmou seu desempenho nos treinos livres e foi o mais rápido no treino classificatório da quarta etapa da NASCAR Brasil Series,  disputado neste sábado Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). O paulistano garantiu o seu resultado logo na primeira lançada e completou os 3.045 metros de extensão da pista gaúcha em 1m10s872. Com isso, somou mais 25 pontos na tabela de classificação do campeonato, porém, por regras desta etapa, ele ficará com a sexta posição do grid na primeira corrida, que larga logo mais às 15 horas.

453091 1157215 Whatsapp Image 2025 06 14 At 14.00.11

“Fizemos a o melhor tempo. Nós sabíamos que tinha muita chance hoje de conquistar essa pole, a mais importante do ano, porque vale 25 pontos, a mesma quantidade de pontos de uma vitória, e para o campeonato é muito importante. Estou muito feliz, pois esta pista é uma que eu gosto muito de correr, mas não venci ainda. Então quem sabe hoje”, comenta Galid.

453091 1157219 Luciano Santos Sigcom 34

Na classe Challenge, o rookie Alfredinho Ibiapina (Ford Mustang #8, Full Time), foi quem teve o melhor desempenho, completando sua melhor volta em 1m11s349, mesmo com o lastro de 30 quilos a bordo por liderar o campeonato.

Whatsapp Image 2025 06 14 At 14.33.23

“O peso atrapalhou um pouco meu desempenho, mas mesmo com todas as dificuldades a gente conseguiu o melhor tempo na divisão. Estamos felizes com o resultado, com todos os pilotos com resultados muito próximos, ainda mais por ser o carro mais pesado na minha categoria dentro do grid. Tenho certeza que temos condições de buscar o melhor resultado”, afirma Alfredinho.

Etapa Inverse Race – A programação deste sábado ainda não terminou e mais emoções são aguardadas. Logo mais às 15 horas, será dada a largada da primeira corrida em Inverse Race, na qual os seis primeiros mais rápidos do classificatório define o grid em ordem invertida de classificação, ou seja, o 1º colocado inverte para a 6ª posição; 2º lugar em 5ª posição; 3º lugar na 4ª posição; 4º lugar na 3ª posição; 5º lugar para a 2ª posição e 6º lugar na 1ª posição. Da 7ª à 24ª posição, a ordem será mantida.

Na segunda prova, disputada amanhã, domingo, o grid será formado com o resultado da primeira corrida, também com os seis primeiros colocados tendo suas posições novamente invertidas. A largada está prevista para as 14h15.

TRANSMISSÕES

Todas as emoções das corridas da NASCAR Brasil em Tarumã serão transmitidas ao vivo pela  RedeTV! e pela ESPN, no seu canal por assinatura e pela plataforma Disney+. As demais programações e a cobertura dos bastidores da NASCAR Brasil também serão exibidas em tempo real, via streaming, no canal oficial no YouTube. A geração de imagens é da MasterTV/Catve.

A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.

NASCAR Brasil –

Etapa 4 – INVERSE RACE – Viamão/RS
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3045 metros

Resultados do classificatório:

1) #99 Galid Osman, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m10s872

2) #46 Vitor Genz, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m10s914

3) #4 Cayan Chianca, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m10s940

4) #21 Thiago Camilo, Full Time, Ford Mustang, 1m10s978

5) #7 Julio Campos /Alex Seid, Vogel, Ford Mustang, 1m11s092

6) #22 Victor Andrade, Full Time, Ford Mustang, 1m11s106

7) #0 Cacá Bueno, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m11s184

8) #8 Alfredinho Ibiapina (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, 1m11s349

9) #57 Felipe Tozzo, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m11s447

10) #2 Leo Torres, Vogel, Ford Mustang, 1m11s452

11) #87 Jorge Martelli, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m11s591

12) #28 Gui Backes, Challenge, Vogel, Ford Mustang, 1m11s771

13) #16 Antonio Junqueira, Challenge, Vogel, Ford Mustang, 1m11s849

14) #9 Nick Monteiro, Challenge, Vogel, Ford Mustang, 1m12s029

15) #11 Witold Ramasauskas, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m12s128

16) #56 Gabryel Romano, Challenge, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m12s271

17) #83 Gabriel Casagrande, Vogel, Ford Mustang, 1m12s326

18) #15 Tito Giaffone (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, 1m12s334

19) #1 Ricardo Zonta, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m13s157

20) #10 Adalberto Baptista, Challenge, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m13s427

21) #37 Raphael Teixeira, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m13s603

22) #84, Vinicius Canhedo (rookie), Challenge, Full Time, Ford Mustang, 1m14s206

Confira a programação:

Sábado, 14 de junho

15h15 – Volta de apresentação

15h18 – CORRIDA 1 – Etapa 4 (25 min + uma volta) – AO VIVO RedeTV e YouTube

Domingo, 15 de junho

Abertura dos portões: 08h00

08h30 às 08h40 – Warm Up

09h00 às 10h00 – Visitação aos Boxes

11h00 às 11h30 – Desfile Pilotos NASCAR Brasil

13h30 – Grid Walk

13h55 – Hino Nacional

14h15 – Volta de apresentação

14h18 – CORRIDA 2 – Etapa 4 (25 min + uma volta) – AO VIVO RedeTV e YouTube)

15h15 às 16h15 – Volta rápida

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS

Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 – 15/06 – Tarumã/RS (#inverserace)

Etapa 5 – 13/07 – Cascavel/PR (#100miles)

Etapa 6 – 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)*

Etapa 7 – 21/09 – Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 – 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 – 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Siga-nos também nas redes sociais @NASCARBrasil:

Youtube | Tik Tok | Facebook | X | Threads | Flickr | Site nascarbrasil.com.br

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos/ Josi Castro | +55 (11) 999.726.966

Categorias
Sem categoria

Em Tarumã, todos pelos 75 pontos em jogo da Etapa Inverse Race da NASCAR Brasil

Elenco começa preparação com foco total. Cada detalhe fará a diferença já para o treino classificatório único neste sábado, 14 de junho

Viamão, RS – As atividades válidas a quarta etapa da NASCAR Brasil no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), começaram nesta sexta-feira. O primeiro treino esteve favorável para o piloto Galid Osman do Chevrolet (#99), da equipe Team RC, que dominou a sessão de treino livre disputada nesta sexta-feira (13), no circuito de 3.045 km de extensão. O dia que contou com temperaturas na casa de 8ºC a 20ºC e céu aberto.

Whatsapp Image 2025 06 13 At 17.19.22 (2)

Galid comentou sobre a pista e o que espera para as corridas deste sábado. “É uma realmente um dos traçados que eu mais gosto de guiar no Brasil. Amanhã serão duas voltas decisivas para garantir uma boa posição no grid de largada com inversão dos primeiros colocados, além dos 25 pontos válidos para o pole position”, destacou.

Whatsapp Image 2025 06 13 At 17.19.24 (1)

“É preciso voltar a pensar no campeonato,principalmente porque chegamos praticamente na metade do calendário brasileiro, agora é a hora de brigar realmente pelo campeonato, precisamos de bons pontos nessa etapa”, completou.

Etapa Inverse Race

Um dos diferenciais no regulamento para a etapa é a classificação que terá início às 11h40 e seguirá a ordem inversa do segundo treino oficial em grupos (3 ou 4 carros), apenas um piloto da dupla classifica. Após duas voltas lançadas classificam para a primeira corrida e a pontuação para este treino valerá pontos como aplicados para as corridas: 1º lugar, 25 pontos; 2º lugar; 20 pontos; 3º lugar, 16 pontos; 4º lugar, 14; 5º, 12, 6º, 10; 7º, 8; 8º, 6; 9º, 4; 10º, 3; 11º, 2 e 12º lugar, recebe 1 ponto.

Whatsapp Image 2025 06 13 At 17.19.23

Para a formação do grid de largada – Inverse Race – na 1ª prova, será de acordo com o treino classificatório da 7ª a 24ª posições e haverá a inversão das posições dos 06 (seis) melhores classificados e formarão suas posições de largada da seguinte forma: o 1º colocado inverte para a 6ª posição; 2º lugar em 5ª posição; 3º lugar na 4ª posição; 4º lugar na 3ª posição; 5º lugar para a 2ª posição e 6º lugar na 1ª posição.

Whatsapp Image 2025 06 13 At 17.19.23 (2)

Para a segunda prova, será o resultado da primeira corrida, com os seis primeiros colocados, tendo suas posições novamente invertidas.

A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.

NASCAR Brasil – Etapa 4 – Viamão/RS
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3045 metros

Resultados treino  extra

1) #87 Jorge Martelli, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m12s332

2) #57 Felipe Tozzo, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m12s725

3) #8 Alfredinho Ibiapina (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m12s796

4) #28 Gui Backes, Vogel, Ford Mustang, Challenge, 1m13s086

5) #15 Tito Giaffone (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m13s407

6) #16 Antonio Junqueira, Vogel, Ford Mustang, Challenge, 1m14s142

7) #84 Vinicius Canhedo (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m14s362

8) #10 Adalberto Baptista, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m14s911

Resultados do treino 1

1) #99 Galid Osman, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m10s795

2) #2 Léo Torres, Vogel, Ford Mustang, 1m10s944

3) #4 Cayan Chianca, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m11s014

4) #46 Vitor Genz, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m11s138

5) #21 Thiago Camilo, Full Time, Ford Mustang, 1m11s177

6) #22 Victor Andrade, Full Time, Ford Mustang, 1m11s189

7) #37 Raphael Teixeira, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m11s310

8) #87 Jorge Martelli, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m11s394

9) #83 Gabriel Casagrande, Vogel, Ford Mustang, 1m11s510

10) #83 Gabriel Casagrande, Vogel, Ford Mustang, 1m11s613

11) #57 Felipe Tozzo, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m11s638

12) #56 Gabryel Romano, RMattheis, Chevrolet Camaro, Challenge, 1m11s908

13) #7 Alex Seid /Julio Campos, Vogel, Ford Mustang, 1m11s939

14) #16 Antonio Junqueira, Vogel, Ford Mustang, Challenge, 1m11s965

15) #1 Ricardo Zonta, RMattheis, Chevrolet Camaro, 1m11s983

16) #28 Gui Backes, Vogel, Ford Mustang, Challenge, 1m12s503

17) #9 Nick Monteiro, Vogel, Ford Mustang, Challenge, 1m12s611

18) #15 Tito Giaffone (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m12s638

19) #8 Alfredinho Ibiapina (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m12s845

20) #11 Witold Ramasauskas, Team RC, Chevrolet Camaro, 1m13s068

21) #84 Vinicius Canhedo (rookie), Full Time, Ford Mustang, Challenge, 1m13s671

22) #10 Adalberto Baptista, Team RC, Chevrolet Camaro, Challenge

23) #91 Rubens Barrichello, Full Time, Ford Mustang, 14 voltas, sem tempo

24) #12 Emerson Reck (rookie), RMattheis, Chevrolet Camaro, Challenge, sem tempo

PROGRAMAÇÃO 4ª ETAPA – INVERSE RACE

Sábado, 14 de junho

Abertura dos portões: 08h00

09h10 às 09h55 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 2 (máxmo 18 voltas)

12h40 às 13h25 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 2

11h40 às 12h40 – Qualifying – 2 voltas por carro  – AO VIVO YouTube

15h15 – Volta de apresentação

15h18 – CORRIDA 1 – Etapa 4 (25 min + uma volta) – AO VIVO RedeTV e YouTube

Domingo, 15 de junho

Abertura dos portões: 08h00

08h30 às 08h40 – Warm Up

09h00 às 10h00 – Visitação aos Boxes

11h00 às 11h30 – Desfile Pilotos NASCAR Brasil

13h30 – Grid Walk

13h55 – Hino Nacional

14h15 – Volta de apresentação

14h18 – CORRIDA 2 – Etapa 4 (25 min + uma volta) – AO VIVO RedeTV e YouTube)

15h15 às 16h15 – Volta rápida

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS

Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 – 15/06 – Tarumã – Viamão/RS (#inverserace)

Etapa 5 – 13/07 – Cascavel/PR (#100miles)

Etapa 6 – 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)

Etapa 7 – 21/09 – Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 – 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 – 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Siga-nos também nas redes sociais @NASCARBrasil:

Youtube | Tik Tok | Facebook | X | Threads

Site: nascarbrasil.com.br

Link de fotos liberadas para divulgação:

https://drive.google.com/drive/folders/1UsebMl7UI3xcoFy6CM_F7axNnFX4EG5v

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | imprensa@nascarbrasil.com.br

Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966

Crédito fotos: Luciano Santos e Clayton Medeiros/SIGCom

Categorias
Sem categoria

Etapa com 100 milhas de duração será noturna no circuito de Cascavel

Evento acontece no dia 12 de julho, válido para a quinta etapa da temporada

Daqui um mês, a NASCAR Brasil realizará a sua segunda prova de longa duração, a #100miles, nas curvas de alta velocidade do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. A grande novidade é que, desta vez, será em Corrida Noturna programada para sábado, 12 de julho.

442651 1123508 Whatsapp Image 2024 09 01 At 13.12.26 16

O campeonato adota regularmente o estilo Sprint Race, mas pelo segundo ano adota em uma das nove etapas da temporada parâmetros diferenciados para a corrida com 1h10 de duração seguida de corrida com um pit stop obrigatório.

A prova no circuito do Oeste é válida para a quinta etapa do calendário 2025. O treino classificatório, que definirá o grid da corrida, terá duas voltas independentes para cada carro. A corrida 100 milhas será dividida em dois estágios, com parada obrigatória de box para reabastecimento, além de troca de piloto para quem compete em dupla. Ao todo, na etapa, serão 50 pontos em jogo, 25 pontos para cada estágio.

_“Estamos muito animados com mais essa inovação com a corrida noturna em Cascavel e em estilo de longa duração. Será mais uma marca história do evento e para o autódromo que tem tradição no automobilismo nacional, e isto é algo que nos deixa muito orgulhosos. Temos a convicção que teremos um grande evento”,_ afirma Thiago Marques, responsável pela NASCAR Brasil.

As nove etapas que compõem o calendário da NASCAR Brasil estão divididas em duas séries: o campeonato Brasileiro, com seis etapas (duas corridas em cada), – Campo Grande (MS), Londrina (PR), Interlagos (SP), Tarumã (RS), Cascavel (PR) e Velocitta (SP) –, e as três etapas da “Special Edition” – Curvelo (MG), Velocitta (SP) e Interlagos (SP) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall, NASCAR Brasil e da categoria Challenge.

A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS

Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 – 15/06 – Tarumã – Viamão/RS (#inverserace)

Etapa 5 – 12/07 – Cascavel/PR (#100miles)

Etapa 6 – 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)

Etapa 7 – 21/09 – Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 – 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 – 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Siga-nos também nas redes sociais @NASCARBrasil:

Youtube | Tik Tok | Facebook | X | Threads

Site: nascarbrasil.com.br

Link de fotos liberadas para divulgação:

https://drive.google.com/drive/folders/1UsebMl7UI3xcoFy6CM_F7axNnFX4EG5v

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | imprensa@nascarbrasil.com.br

Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966

Crédito fotos: Luciano Santos / SiGCom

Categorias
Sem categoria

“Londrina 600 Speed Fest” é a novidade de 2025 no calendário nacional de automobilismo

Confirmada para 29 de novembro, primeira edição da prova reúne carros de todas as categorias de protótipos, turismo e GT do país

O Autódromo Internacional Ayrton Senna foi o palco escolhido para um novo desafio do automobilismo brasileiro: a “Londrina 600 Speed Fest”. A edição de lançamento da corrida de longa duração está confirmada para 29 de novembro, um sábado. Com grid estimado em 45 carros, a prova contempla em regulamento protótipos das mais variadas gerações, carros de turismo e também de gran-turismo, com subdivisão em classes de acordo com características técnicas.

A realização do evento está a cargo da THINKERS, agência que tem como CEO o empresário Rodrigo Guedes Fontes. “Nossa proposta não é apenas a de oferecer mais uma corrida de carros aos participantes e ao público, mas a de fazer a Londrina 600 Speed Fest entrar na história do automobilismo por emoldurar um evento grandioso”, estipula. “Teremos muito mais que uma corrida de carros. Queremos oferecer desde esta primeira edição algo que vai se perpetuar”.

Em pista, o gerenciamento desportivo estará a cargo do jornalista e narrador Luc Monteiro, há anos responsável pela organização dos campeonatos das categorias Gold Classic e Gold Turismo. “A proposta da Londrina 600 Speed Fest é bastante diferente das corridas do selo Gold Racing, onde os regulamentos são limitados a carros mais antigos. Desta vez, além da duração que deve chegar a quatro horas e meia, a competição vai abranger todos os tipos de carros de corrida”, explica.

As categorias da prova serão estipuladas a partir de características básicas dos carros. “Via de regra, teremos em disputa as classes do Endurance das últimas décadas”, resume Monteiro. “Uma particularidade é que qualquer categoria de automobilismo do Brasil, nacional ou regional, pode ter sua própria classe na prova, desde que com a ocorrência de pelo menos cinco carros no grid. Isso vale desde a Speed Fusca até a Stock Car ou a Porsche Cup”, exemplifica.

A participação na Londrina 600 Speed Fest poderá ocorrer em duplas ou trios de pilotos. Cada classe vai premiar no pódio os cinco primeiros colocados. “Outro ponto em que vamos deixar nossa corrida marcada na memória dos pilotos é algo até simples, mas que nem sempre vemos acontecer: o troféu”, antecipa Fontes. “Os troféus dos vencedores na classificação geral vão trazer um conceito bastante inovador, e isso vai ser mantido na tradição que a prova vai alcançar”, aposta.

As inscrições para a primeira edição da Londrina 600 Speed Fest já estão abertas, a uma taxa de R$ 4 mil no primeiro lote, que será mantido até dia 31 de julho. A publicação dos regulamentos desportivo e técnico pela Federação Paranaense de Automobilismo está prevista para o dia 20 de junho.

Mais informações a respeito da primeira edição do evento podem ser solicitadas via Direct pelo perfil de Instagram @londrina600speedfest ou pelo e-mail lucmonteiro10@gmail.com.

Legenda 1: O protótipo Mamba Negra 2S da dupla Marcelo Servidone/Marcelo Henriques foi o primeiro carro inscrito na prova

Crédito: Cláudio Kolodziej

Legenda 2: A Bonora Racing terá no grid o protótipo “Fuspyder”, que simula a carenagem do Fusca num chassi do Aldee Spyder

Crédito: Daniel Gomes

Legenda 3: O Chevrolet Vectra com motor V8, um dos carros que a Big Power Competições planeja levar ao grid em Londrina

Crédito: Rafa Catelan

Legenda 4: A Race Cup Series, categoria do Campeonato Paulista, é uma das que terão classe própria na Londrina 600 Speed Fest

Crédito: Marcos Tadeu Batista

Legenda 5: A LT Racing Team, de Londrina, estará na pista com o protótipo MRX, com o qual já venceu as 1000 Milhas em Interlagos

Crédito: Divulgação

Legenda 6: O Aldee-Volkswagen da equipe Semage, carro da família Pardo, também estará no grid da primeira edição

Crédito: Rafa Catelan

Legenda 7: José Cordova e Marcos Silva Ramos vão compor o grid em Londrina com o protótipo Enricone 001

Legenda:Tiago Soares

Categorias
Sem categoria

PP Motorsport acelera em Tarumã pela 4ª etapa da Copa Truck

Com Léo Rufino entre os líderes da Elite, equipe quer crescimento também na PRO com PP Fernandes e Evandro Camargo

A equipe PP Motorsports já está em Viamão (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, para a quarta etapa da Copa Truck Petrobras. Sob comando de Pedro Paulo Fernandes, o PP, a equipe encara o circuito gaúcho com foco em subir no pódio.

Os treinos livres começam nesta sexta-feira (13) e seguem até o sábado (14) quando acontece e também o treino classificatório para definir a ordem de largada. As duas corridas estão marcadas para domingo (15), às 12h10.

Léo Rufino, piloto do Mercedes-Benz Actros #11, ocupa a terceira posição na categoria Elite. Vem de bons resultados nas etapas anteriores, com destaque para o segundo lugar na corrida 1 e o quarto na corrida 2 em Interlagos, mês passado. “A expectativa é boa. Fizemos mudanças no caminhão e quero brigar pelo topo. Tarumã exige precisão. Qualquer erro custa caro”, disse o piloto de 20 anos.

PP Fernandes, ao volante do caminhão Mercedes-Benz Actros #29, disputa este ano a PRO após o vice-campeonato na Super Elite. Está na 12ª posição na classificação geral. “A adaptação à nova categoria e ao equipamento tomou algum tempo, mas os resultados estão vindo. Ainda dá para buscar uma boa colocação no campeonato”, afirmou.

Evandro Camargo, com o Mercedes-Benz Actros #69, ocupa o 14º lugar na PRO e também projeta avanço. “A meta é o pódio. Gosto muito de Tarumã. Já fiz duas poles aqui, mesmo tendo capotado em 2021. A pista é rápida e desafiadora”, declarou o piloto.

A etapa marca também a estreia de um traçado alternativo na Curva 9, projetado para aumentar a segurança no trecho sem alterar o circuito principal. Os caminhões deixarão de passar pelas tradicionais curvas em S. “Vamos ver como isso afeta o tempo de volta”, comentou PP.

As corridas terão transmissão ao vivo pela Band, SporTV, Copa Truck, Esporte na Band, Portal Highspeed e Parc Fermé no YouTube, às 12h10 deste domingo.

A equipe PP Motorsport conta com os patrocínios de Embreagex, Real Radiadores, Cotrimac, Priw Design, Vegini, CPN, Spall Juntas e Dinamic Retentores. Já Léo Rufino têm os patrocínios da Mogitruck, Jrdiesel, Trackibrasil, Iiman, Staff pro e Jrbaus. PP Fernandes leva consigo os patrocínios da Palhettos Sorvetes. Evandro Camargo leva as cores do Riosulense, Intercâmbio soluções e Hexlub Lubrificantes.

Confira abaixo a programação completa:

Quinta-feira, 12 de junho

14:30 – Treino para novatos – Copa Truck

15:55 – Shakedown – Copa Hyundai HB20

16:10 – Treino de reconhecimento – Copa Truck

17:15 – TrackWalk – Todas as categorias

Sexta-feira, 13 de junho

09h50 – Shakedown – NASCAR Brasil

10h20 – Treino Livre – Copa Hyundai HB20

10h55 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite

11h40 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro

12h25 – Treino Extra – NASCAR Brasil – classe Challenge

13h20 – Treino Livre – Copa Hyundai HB20

14h00 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite

14h45 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro

15h30 – Treino Oficial – NASCAR Brasil

17h05 – Treino Livre – Copa Hyundai HB20 – cpenas duplas

Sábado, 14 de junho

08h30 – Treino Livre – Copa Hyundai HB20

09h10 – Treino Oficial – NASCAR Brasil

10h05 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Elite

10h50 – Treino Livre – Copa Truck – classe Super Truck Pro

11h40 – Classificação – NASCAR Brasil

12h50 – Classificação – Copa Hyundai HB20

13h45 – Classificação – Copa Truck – classe Super Truck Elite

14h07 – Top Qualifying – Copa Truck – classe Super Truck Elite

14h27 – Classificação – Copa Truck – classe Super Truck Pro

14h50 – Top Qualifying – Copa Truck – classe Super Truck Pro

15h18 – Corrida 1 – NASCAR Brasil

16h30 – Corrida 1 – Copa Hyundai HB20

17h00 – Ação Promocional

Domingo, 15 de junho

08h00 – Warm Up – Copa Truck – classe Super Truck Pro

08h15 – Warm Up – Copa Truck – classe Super Truck Elite

08h30 – Warm Up – NASCAR Brasil

09h00 – Visitação aos Boxes

09h15 – Desfile de caminhões, motos e Opalas

10h33 – Corrida 2 – Copa Hyundai HB20

11h10 – Desfile de pilotos

12h10 – Corrida 1 – Copa Truck

12h42 – Corrida 2 – Copa Truck

13h30 – Grid Walk NASCAR Brasil

14h18 – Corrida 2 – NASCAR Brasil

15h15 – Ação Promocional

Mais informações:

Equipe @ppmotorsport.mb

Piloto Pedro Paulo @ppfernandes29

Piloto Léo Rufino @_leorufino

Piloto Evandro Camargo @e.camargooficial

Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin| +55 (11) 999.726.966

Categorias
Sem categoria

NASCAR Brasil: Confiante, Jorge Martelli retorna ao circuito de Tarumã

Atual campeão vai encarar classificatório único e etapa Inverse Race, valendo 75 pontos, podem mudar o destino do campeonato

A temporada 2025 da NASCAR Brasil chega à quarta etapa no próximo final de semana, de 13 a 15 de junho, no Autódromo de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para acirrar ainda mais a disputa, a etapa gaúcha será no estilo Inverse Race. Ou seja, valerá 75 pontos, o que pode embaralhar o cenário da tabela de classificação.

O piloto natural de Chapecó (SC) e morando em Tapurah (MT), da equipe Team RC, Jorge Martelli, da categoria Challenge, volta ao palco da conquista do título do Campeonato Brasileiro NASCAR Brasil 2024.

“A expectativa sempre é a melhor possível, ainda mais se tratando de Tarumã, uma pista bastante desafiadora e que eu gosto muito, obtive bons resultados nos anos anteriores. Inclusive, ano passado nela conquistei o Campeonato Brasileiro!”, disse Jorge que está a apenas oito pontos da liderança na tabela de classificação.

Mas, quem acompanha a NASCAR Brasil sabe que nunca o cenário é de tranquilidade e nada é garantido. A cada etapa da temporada adiciona um ingrediente para tornar a competição mais acirrada na classificação, ficando a disputa ainda mais emocionante.

Haja sangue frio e planejamento para correr atrás da vitória! Martelli já adiantou qual será a estratégia adotada: “é um traçado com muitas curvas de alta, perfil de pista que me identifico. A estratégia é fazer bem o nosso trabalho, tentar extrair o máximo do nosso desempenho para ter um resultado satisfatório. Vamos buscar um equilíbrio e aproveitar qualquer oportunidade de subir na tabela do campeonato”, explicou o piloto do Chevrolet #87.

O traçado que a NASCAR Brasil utilizará tem 3.016 metros de extensão e é muito rápido, com asfalto bastante abrasivo. Conta com nove curvas, sendo cinco para a esquerda e quatro para a direita. A maior parte dessas curvas é de média e alta velocidade. A mais famosa delas é a “Curva da Tala-larga”.

Para quem quiser acompanhar Martelli nas corridas da NASCAR Brasil, etapa terá transmissão ao vivo feita pela RedeTV (TV aberta), ESPN e Disney + (TV fechada), além do canal oficial da categoria no YouTube (@nascarbrasil).

Jorge Martelli tem o patrocínio da Ferticel Fertilizantes, Ellix Safras, TGA Sistemas, KSB, Presotto Representações, Serrana Aviação, Optidata, Fazenda Martelli I e Moinho Martelli.

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS

Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 – 15/06 – Tarumã – Viamã/RS (#inverserace)

Etapa 5 – 13/07 – Cascavel/PR (#100miles)

Etapa 6 – 24/08 – Rio Grande do Sul (#matchpoint)

Etapa 7 – 21/09 – Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 – 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 – 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Mais informações:

Piloto: @jorgemartelli_87

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966